SobreSites > Agronomia
Página Inicial do Guia
Apresentação
Portais de Agronomia
Agricultura
Pecuária
Aqüicultura
Silvicultura
Agroindústria
Cursos
Associações
Publicações
Empregos
Legislação
Instituições de Apoio
Consultoria Técnica
Artigos do Editor
Envie Guia por E-mail
Fale com o Editor
Outros Guias
· Detran
· Automóveis
· Utilidade Publica
· Todos os Guias
 Agronomia
André Yves Cribb
Editor do seu Guia de Agronomia na Internet
Pesquisa personalizada
TÓPICOS
Apresentação
Em razão da rápida evolução da agronomia, evidencia-se cada vez mais a necessidade de acesso tanto a conhecimentos sobre práticas, métodos e modelos agronômicos quanto a informações sobre características e preços de insumos assim como sobre objetivos, programas e projetos de instituições envolvidas. O Guia de Agronomia é concebido para atender a essa necessidade. Ela contem vários tópicos por meio dos quais é possível adquirir conhecimentos agronômicos e se informar de novidades relacionadas à agronomia.
Portais de Agronomia
Esses portais oferecem uma diversidade de temas e assuntos referentes à agronomia. Aqui, pode-se encontrar mercados abertos para a realização de negócios agropecuários pela Internet, canais de relacionamento para profissionais da área e todo o tipo de informações e notícias a respeito da agronomia, como palestras, estágios, cursos, empregos, cotações, programas de pesquisa e desenvolvimento e questões diversas relacionadas à agricultura, pecuária, agroindústria, pesca, silvicultura e mais.
Agricultura
Em estudos macroeconômicos e especificamente em livros, artigos e relatórios de contabilidade nacional, o termo "agricultura" é geralmente usado para designar um dos grandes setores da economia. Nesse sentido, ela inclui todas as atividades que não fazem parte da indústria e dos serviços. Mas, aqui, a agricultura é considera no seu estrito sentido e se refere às atividades científicas, tecnológicos e comerciais de cultivos vegetais (fruticultura, horticultura, floricultura, entre outros). Os sites indicados apresentam princípios, métodos e modelos de aplicação da agronomia assim como objetivos e áreas de atuação de grupos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico a favor da eficiência econômica, social e ambiental da agricultura.
Pecuária
A pecuária abrange o conjunto de atividades científicas, tecnológicos e comerciais de criação animal. Aqui estão sites que tratam de áreas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico assim como de aplicações da agronomia em busca da eficiência econômica, social e ambiental da pecuária.
Aqüicultura
A aqüicultura envolve as atividades de criação e multiplicação de vegetais e animais aquáticos. Neste tópico, há possibilidade de consultar os sites que tratam de atividades de pesquisa, produção, comercialização e/ou consumo de produtos obtidos a partir da aqüicultura.
Silvicultura
A silvicultura é a parte da agronomia que trata do reflorestamento e da cultura das matas. Um termo bastante associado à silvicultura é a "arboricultura" que se refere ao plantio das árvores. Os sites apresentam áreas e temas de pesquisa, ensino e desenvolvimento tecnológico assim como atividades silvícolas.
Agroindústria
A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, aqüicultura ou silvicultura. O grau de transformação varia amplamente em função dos objetivos das empresas agroindustriais. Para cada uma dessas matérias-primas, a agroindústria é um segmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o consumidor. Em comparação a outros segmentos industriais da economia, ela apresenta uma certa originalidade decorrente de três características fundamentais das matérias-primas: sazonabilidade, perecibilidade e heterogeneidade. Veja sites que tratam da análise, consolidação e aplicação sustentáveis de princípios, métodos e modelos da agronomia na agroindústria.
Cursos
A sobrevivência de uma ciência tem grande ligação com instituições de pesquisa e ensino. A evolução da agronomia relaciona-se bastante com a atuação de tais instituições. Vale lembrar que há uma grande diversidade entre estas em termos de objetos pesquisados, de disciplinas ensinadas, de serviços fornecidos, etc.
Associações
A difusão do conhecimento, a defesa dos interesses dos atores envolvidos e a expansão das atividades ligadas à agronomia requerem a atuação de várias organizações tais como associações, cooperativas e sindicatos. É sempre bom informar-se das missões, objetivos e programas destas organizações.
Publicações
Como qualquer ciência, a agronomia precisa de literatura para facilitar sua evolução e difusão. Os sites ou homepages indicados podem fornecer material diretamente ligado à agronomia e/ou às ciências que a alimentam. Conheça as melhores editoras e livrarias, universitárias ou não, que publicam e vendem os livros essenciais para a difusão do conhecimento agronômico. Também, informe-se das melhores revistas impressas e virtuais que tratam sobre agronomia e temas correlatos como agricultura, pecuária, silvicultura, aqüicultura, agroindústria, geoinformação, integração latino-americana e setor acadêmico.
Empregos
Tanto a geração quanto o uso de conhecimentos agronômicos fornecem oportunidades e possibilidades de empregos. Os sites e homepages indicados apresentam informações sobre concursos, editais e evolução do mercado de trabalho.
Legislação
Toda área de atuação obedece a um sistema de regulação, de acompanhamento e/ou de controle. Assim, todos os atores envolvidos em tal área necessitam de informações relacionadas a esse sistema. A consulta de alguns sites ou homepages pode trazer esclarecimentos ou tirar dúvidas sobre condições e modalidades de atuação em tal área.
Instituições de Apoio
As atividades de pesquisa, extensão, produção, distribuição, comercialização e consumo exigem geralmente grandes volumes de recursos. Por conseguinte, os atores envolvidos nessas atividades estão sempre à procura de apoio jurídico, administrativo, técnico e/ou financeiro. Vale lembrar que algumas instituições oferecem bolsas e auxílios. As bolsas são benefícios concedidos para a formação e a capacitação de recursos humanos e para o incentivo à execução de projetos de pesquisa científica e tecnológica. Os auxílios são recursos geralmente disponibilizados para a aquisição de material necessário à realização de projetos de pesquisa. As instituições apresentadas são diversas em termos de requisitos e condições de concessão de bolsas e auxílios. Assim, é bom visitar freqüentemente os sites de instituições que oferecem o tipo de apoio procurado.
Consultoria Técnica
Às vezes, pode ser difícil achar a solução a um determinado problema. Em tais casos, é geralmente bom recorrer à consultoria ou assistência técnica de profissionais ou empresas especializadas.
Artigos do Editor
Os trabalhos publicados neste tópico são de minha autoria.  Inspirados principalmente de perguntas enviadas pelos usuários do Guia ao Editor, eles constituem reflexões e observações decorrentes de atividades de pesquisa sobre diversos aspectos da agronomia.







Projeto SobreSites | Sala de Imprensa | Usabilidade
Política de Privacidade | Condições de Uso | Fale Conosco