Mais Guias

Guia de Artes Marciais

Gabriel Ramos

Editor do Seu Guia de Artes Marciais na Internet
Pesquisa personalizada

P√°gina Inicial do Guia

MMA
Muitos j√° ouviram falar, mas ser√° que sabem exatamente do que se trata? O esporte ficou conhecido na d√©cada de 90 quando Royce Gracie com seus 80 e poucos quilos venceu caras enormes nas primeiras edi√ß√Ķes do Ultimate Fight Championship (UFC). Atualmente, presenciamos um profissionalismo cada vez maior, impulsionado pelo sucesso das Artes Marciais e lutadores nos maiores torneios do mundo, movimentando mais dinheiro e atraindo mais anunciantes, antes, muito receosos de associar sua marca ao esporte. Em alguns lugares do mundo √© conhecido como Mixed Martial Arts. Em sua ess√™ncia, procura confrontar atletas de diferentes estilos ou - mais de acordo com a realidade nos eventos de hoje - atletas que praticam v√°rios estilos.

Jiu Jitsu
Com ra√≠zes na √ćndia e China √© caracterizado pelo uso de alavancas, agilidade e flexibilidade na aplica√ß√£o de t√©cnicas para agarrar, projetar, imobilizar, torcer, luxar, quebrar e estrangular. Procura aproveitar a for√ßa e o erro advers√°rio para favorecer a pr√≥pria estrat√©gia e vencer o combate.

Capoeira
Desenvolvida pelos escravos entre os séculos XVI e XVII no Brasil. Mistura ginga, movimentação constante de braços e pernas, deslocamentos, esquivas, fintas, bandas, rasteiras e muito mais, para ludibriar o adversário e aplicar os golpes.

Esgrima
Muito cara, perigosa e não trabalha muito o físico. Verdade? Se comparada ao futebol, ela é cara sim. Porém, levando-se em conta que ao comprar o material individual para treinar, você vai gastar o mesmo que gastaria se fosse jogar tênis, surfar ou até mesmo correr (dependendo do tênis que usar), não é tão cara assim. Perigosa? A roupa utilizada é feita de Kevlar, o mesmo tecido de coletes a prova de bala, e tem uma máscara de aço trançado que suporta um impacto de até 160 kg. Ela é um dos esportes que mais se preocupa com a proteção de seus praticantes. Não trabalha o físico? Uma competição pode durar vários dias. Mesmo em treinos, exige um nível de condicionamento, tanto aeróbico como anaeróbico, dos mais refinados. Infelizmente, ainda busca espaço em nosso país.

Boxe
No come√ßo as regras tinham caracter√≠sticas diferentes das regras atuais: os lutadores enfrentavam seus advers√°rios sem o uso de luvas; aplicavam golpes livres; o tempo era indeterminado; a luta s√≥ acabava com desist√™ncia ou queda. Sua moderniza√ß√£o aconteceu na Inglaterra na segunda metade do s√©culo XVII. Atualmente, regras bem r√≠gidas regem as competi√ß√Ķes. Basicamente consiste na aplica√ß√£o de socos (com o uso de luvas) acima da linha de cintura.

Muay Thai
Original da Tail√Ęndia onde √© considerado um espet√°culo a parte e serve ao treinamento do ex√©rcito, se baseia no uso livre e variado de bra√ßos e pernas para aplica√ß√£o de socos, cotoveladas, joelhadas e chutes.

Jud√ī
Criado no Jap√£o no final do s√©culo XIX por Jigoro Kano com base em suas observa√ß√Ķes e conhecimentos de outras artes marciais japonesas. Se desenvolveu aperfei√ßoando, principalmente, as t√©cnicas de proje√ß√Ķes e imobiliza√ß√Ķes.

Krav Mag√°
Criado em Israel após a Segunda Guerra Mundial por Imi Lichtenfeld. Seu objetivo é neutralizar o agressor derrubando-o ou imobilizando-o, com o emprego de golpes curtos e explosivos, preferencialmente, em pontos sensíveis e traumáticos.

Outras Lutas
Sites de todas as outras Lutas que ainda não possuem um tópico exclusivo, mas contam com páginas interessantes.

Equipes
Uma equipe √© constitu√≠da de pessoas que tem objetivos em comum. Apesar de possu√≠rem vis√Ķes diferentes, cooperam entre si pelos mesmos prop√≥sitos. Planejam suas atividades e empenham-se para obter os melhores resultados. Seu sucesso √© acima de tudo resultante da sinergia que existe entre seus membros. A sensa√ß√£o de pertencer a uma equipe √© por si s√≥ motivadora. Navegue por este t√≥pico e conhe√ßa as melhores equipes de Artes Marciais.

Lutadores
S√£o eles que mobilizam uma enorme quantidade de f√£s e simpatizantes em torno das discuss√Ķes sobre Artes Marciais. Muitas vezes s√£o uma refer√™ncia para os iniciantes quando come√ßam a praticar algum tipo de Arte Marcial.

Livros e Textos
Navegando pela web, pesquisando e analisando livros e textos que falam sobre Artes Marciais, algumas vezes, encontramos alguns que valem a pena promover. Neste t√≥pico linkamos descri√ß√Ķes de livros e textos que valem a pena ser lidos.

Revistas
Elas aglutinam o maior n√ļmero de informa√ß√Ķes sobre tudo que envolve o universo das Artes Marciais. Especializadas, produzidas com qualidade, bem distribu√≠das, com um alcance cada vez maior e amparadas pelo trabalho de equipes profissionais, s√£o extremamente importantes para a divulga√ß√£o das nossas diferentes modalidades.

Lojas
Neste t√≥pico, selecionamos sites de lojas que vendem todo tipo de produto para lutadores: roupas, cal√ßados, acess√≥rios e equipamentos. √Č interessante notar como a Moda se faz presente entre os lutadores hoje em dia, influenciando e sendo influenciada. Moda √© cultura, comunica√ß√£o, estilo, escolha pessoal, fonte de inspira√ß√£o, comportamento, atitude, canal de express√£o, o neg√≥cio da fabrica√ß√£o, comercializa√ß√£o e marketing da est√©tica, uma cadeia imensa de empresas e profissionais que vai al√©m dos seus produtos e penetra em diferentes segmentos. Todos querem estar associados a ela, est√° por toda parte, inclusive nas Artes Marciais, tomando forma, criando uma identidade, conquistando espa√ßos e credibilidade, retratando nossa ess√™ncia e atraindo o interesse de mais e mais pessoas para o nosso universo.

Outros Sites
Escolhemos para este t√≥pico, sites com assuntos interessantes que complementam o conte√ļdo dos outros t√≥picos.