SobreSites > Biblioteconomia > Administração
Página Inicial do Guia
Processo Técnico
Administração
Automação
Aspectos Legais
Busca da Informação
Documentação
Portais
Bibliotecas
Coleções
Publicações
Instituições
Serviços
Listas de Discussão
Equipamentos
Entidades de Classe
Bibliotecários
Eventos
Fale com o Editor
Outros Guias
· Dependencia Quimica
· Astrologia
· Beatles
· Todos os Guias
 Biblioteconomia
Michelângelo Mazzardo Marques Viana
Editor do seu Guia de Biblioteconomia na Internet
Pesquisa personalizada
ADMINISTRAÇÃO
INEP: Instrumentos para Avaliação das Instituições de Educação Superior
Instrumento revisados em setembro de 2010, para Avaliação Institucional Externa (Recredenciamento) e Instrumento de Avaliação para credenciamento de Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Esses instrumentos incluem os critérios de avaliação das bibliotecas das IES.
Descrição da Profissão do Bibliotecário pelo Ministério do Trabalho
Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério do Trabalho, Governo Federal. Lista e descreve: características do Trabalho do Bibliotecário no Brasil, Áreas de Atividades, Competências Pessoais, Recursos de Trabalho e Tabela de Atividades. Descrições elaboradas por especialistas e instituições da área biblioteconômica no Brasil.
Portal do Grupo de Pesquisa em Marketing da Informação
O Portal do Grupo de Pesquisa em Marketing da Informação pretende facilitar o acesso à informação sobre planejamento, gestão da informação e do conhecimento sob a ótica de marketing, abordando aspectos técnicos, tecnológicos, políticos, legais e sociais da oferta de produtos e serviços de informação no ambiente tradicional e na Internet. Criado e mantido pelo Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília - UnB.
Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL
O PNLL é um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no país, empreendidos pelo Estado (em âmbito federal, estadual e municipal)e pela sociedade. A prioridade do PNLL é transformar a qualidade da capacidade leitora do Brasil e trazer a leitura para o dia-a-dia do brasileiro. O PNLL é instituído pelo governo federal, por meio do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação.
Sociedade da Informação no Brasil - Livro Verde
O Livro Verde aponta uma proposta inicial de ações concretas, composta de planejamento, orçamento, execução e acompanhamento específicos do Programa Sociedade da Informação. Estará exposto a toda a sociedade brasileira e a comunidade internacional, convidadas a participar de um processo de crítica, consulta e debates em torno de seu conteúdo. Disponível em versão completa para download (zip)e em partes para leitura On-line (pdf). Eslaborado em setembro 2000 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia - Brasil.
Procedimentos para preservação da coleção: a nova Biblioteca de Shangai
Descreve os procedimentos técnicos adotados na construção da Biblioteca de Shangai, China, seguindo as normas técnicas nacionais para construção de bibliotecas, incluindo controle de temperatura e umidade, inundação, iluminação solar e radiação ultravioleta, segurança, calor, ventilação, prevenção de desastres, entre outros aspectos. Elaborado por FENG Jieyin, SHI Zhonghua e WU Zhongxia. Em Inglês.
Library Success: A Best Practices Wiki
Espaço colaborativo para bibliotecários compartilharem casos de sucesso e inspirar outros em suas bibliotecas, divulgando melhores práticas e serviços. Criado e mantido por Meredith Farkas.
Orientações gerais para o roteiro da auto-avaliação das instituições do SINAES
O capítulo 4.7 deste documento contém indicadores para avaliação de bibliotecas de instituições de ensino superior no Brasil. Elaborado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, do Ministério da Educação. Destina-se às Comissões Próprias de Avaliação (CPAs)e à comunidade de professores, estudantes e técnico-administrativos das instituições de educação superior brasileiras.
Bases do marketing para unidades de informação
Fundamentos e orientações do marketing básico e aplicação em atividades de transferência da informação, para aumentar a qualidade e a demanda para produtos e serviços em unidades de informação. Escrito pela Bibliotecária Heloisa Maria Ottoni.
Acessibilidade em Bibliotecas Universitárias
Artigo entitulado: Aspectos que interferem na construção da acessibilidade em bibliotecas universitárias. Abordagem teórica e estudo de caso da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina, campus de Trindade, em Florianópolis, estado de Santa Catarina. Escrito por Alberto Angel Mazzoni, da Universidade Estadual de Maringá, e por outros pesquisadores.
Construção de Bibliotecas na Alemanha
Conceitos sobre arquitetura de bibliotecas e exemplos de bibliotecas da Alemanha. Palestra proferida pelo Dr. Wolfram Henning, da Hoschule der Medien Stuttgart. Tradução de Ana Teresa Vianna de Figueiredo Sannazzaro.
Library Support Staff.com
Recursos e textos comentados para pessoal de bibliotecas. Sites de aprendizado on-line, referência, publicação Web, empregos, revistas e artigos. Desenvolvido e mantido por Mary Niederlander. Em inglês.

Standards for Libraries in Higher Education
Discrimina padrões desejados para avaliação de bibliotecas universitárias: treinamento de usuários, recursos, formas de acesso, equipe, facilidades, comunicação, administração e alocação de recursos. Desenvolvido pela Association of College and Research Libraries - ACRL. Em inglês.

Marketing e Desafio Profissional em Unidades de
Informação

Define marketing para bibliotecas e destaca a adoção de técnicas mercadológicas em unidades de informação. Escrito por Sueli Angélica do Amaral.

Satisfação dos Recursos Humanos no Trabalho
Artigo subentitulado 'um estudo de caso na Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina'. Fatores que provocam satisfação e insatisfação no trabalho nos funcionários de uma Biblioteca Universitária. Revisão da aplicação da Qualidade em bibliotecas. Dissertação de Mestrado de Elizete Vieira Vitorino Estefano.

Prison Librarianship Clearinghouse
Guia de serviços e recursos para bibliotecas em presídios. Elaborado pelo Ohio Department of Rehabilitation and Correction/Ohio Central School System. Em inglês.

Ergonomia.com.br
Site que traz informações sobre a relação homem e trabalho, serviços e eventos na área, além de publicações e textos sobre ergonomia e sua aplicação em nossa vida.

Libraries For All
Texto de Laura Wendell entitulado 'Biblioteca para Todos: Como criar e dirigir uma biblioteca básica', que serve como uma manual e guia de referências rápidas para bibliotecários. Disponível para leitura on-line ou download. Em inglês, espanhol e francês.

Organização da Biblioteca
Coletânea de textos elaborados por acadêmicos de Biblioteconomia da UFRGS, relacionados à administração do espaço físico de uma biblioteca. Os textos são sobre: acústica, cores para bibliotecas, mobiliário e equipamentos, padrões de espaço, segurança, entre vários outros temas.
Preservação de Acervo
Artigo sobre conservação preventiva de acervos bibliográficos, escrito pelo bibliotecário José Tavares da Silva Filho, da Biblioteca Pedro Calmon, da UFRJ. Aspectos gerais sobre preservação, agentes causadores de deterioração e métodos de prevenção e combate. Inclui medidas para preservação após desastres e acidentes em bibliotecas.
Insectos en Bibliotecas y Archivos
Artigo sobre deterioração de materiais bibliográficos por insetos em bibliotecas e arquivos. Escrito por Mireya Manfrini de Brewer e Cláudio A. Sosa, ambos da Universidad Nacional de Córdoba. Em Espanhol.
Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos
Rede cooperativa de informação para a preservação do patrimônio documental brasileiro. Reúne e dissemina o conhecimento atualizado sobre a preservação dos registros em diferentes meios, como papel, som, filme, fotografia e em meio digital. Contém uma coleção de 53 textos na íntegra para download.
Planejamento para Preservação
Livro virtual em formato pdf, escrito por Michael Trinkley, sobreconstrução de prédios para bibliotecas, visando a preservação. Parte da coleção de 53 textos do CPBA, Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos. A leitura pode ser feita on-line, gratuitamente.
Arquitetura de Bibliotecas: Experiência Brasileira
Contém a análise de experiências na construção de prédios de bibliotecas universitárias no Brasil a partir de pesquisa acadêmica de Valci Augustinho (1987). Artigo do bibliotecário Antonio Miranda, apresentado no X SNBU (1998).
Carta da UNESCO sobre Preservação da Herança Digital
Declaração de princípios, focada na legitimidade de políticas públicas e questões técnicas. Integram o "Guia para a Preservação da Herança Digital", cuja finalidade é dar subsídios aos países no preparo de políticas nacionais que inspirem ações responsáveis para preservação e acesso à herança digital. Editada em 2003. Em Espanhol.
Projeto SobreSites | Sala de Imprensa | Usabilidade
Política de Privacidade | Condições de Uso | Torne-se Editor