SobreSites > Ciência e Tecnologia > Como Funciona a Comunidade Científica
Página Inicial do Guia
Como Usar o Guia
Astronomia e Espaço
Botânica
Clima e Ecologia
Geociências
Evolução e Vida
Fontes de Energia
Plásticos e Materiais
Saúde
DNA e Genética
História da Ciência
Filosofia e Ética
Física
Química
Matemática
Cientistas
Revistas
Meus Artigos
Envie Guia por E-mail
Fale com o Editor
Outros Guias
· Psicologia
· Artes Plásticas
· Cinema
· Todos os Guias
 Ciência e Tecnologia
João Antonio Sarno Bomfim
Editor do seu Guia de Ciência e Tecnologia na Internet
Pesquisa personalizada
COMO FUNCIONA A COMUNIDADE CIENTÍFICA

Seja através das aulas de ciência dos colégios ou extraindo informações dos meios de comunicação, há a formação de uma imagem da ciência. Temos que a ciência é desenvolvida através do método científico, usando-se a observação e a formulação de hipóteses. Porém como as informações obtidas por um cientista se propagam? E onde trabalham os cientistas hoje em dia?

Neste texto, organizado na forma de tópicos (como se fosse um FAQ) o objetivo é responder a essas e outras questões e montar um panorama da ciência contemporânea.

Onde se produz ciência hoje?

De um modo geral, há a produção de ciência em universidades, institutos de pesquisa e indústrias. No Brasil, podemos citar como exemplos as universidades federais (onde os professores são, em sua maioria, professores-pesquisadores), os institutos de pesquisa estatais como a Embrapa e a Fiocruz, e empresas como a Petrobras. Em países mais industrializados a produção científica nas indústrias privadas é bem mais significativa do que no Brasil.

Qual a diferença entre ciência e tecnologia?

Diferenciar ciência de tecnologia é talvez tão difícil quanto diferenciar cultura de civlização. É possível, no entanto, considerar ciência como um conjunto de conhecimentos obtidos através do método científico. Tecnologia seria a forma de aplicar estes conhecimentos, por exemplo na construção de máquinas, na preparação de remédios e outros materiais.

Freqüentemente, quando falamos de ciência e tecnologia (abreviadas como C&T) também ouvimos a expressão "pesquisa e desenvolvimento" (que às vezes aparece abreviada como P&D); de certa forma, podemos combinar as duas expressões para falar de "pesquisa científica" e "desenvolvimento tecnológico". Assim, talvez se passe melhor a imegem de que, quando falamos de ciência, falamos de novos conhecimentos, da descoberta de coisas que não são conhecidas. Por sua vez, o desenvolvimento tecnológico começa em algo que já é conhecido e trata de fazer com que esse conhecimento específico seja trabalhado.

É claro que há inovação na tecnologia e um desenvolvimento localizado nas ciências. A fronteira entre esses dois campos é muito tênue e, por isso, o melhor é tratar as duas, ciência e tecnologia, em conjunto, como neste guia.

O que é a "comunidade científica"?

Comunidade científica é o nome que se dá ao conjunto de cientistas, desde que organizados. A organização dos cientistas se dá, por exemplo, na formação de sociedades científicas. No Brasil há, por exemplo, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC; http://www.sbpcnet.org.br), a Sociedade Brasileira de Química (SBQ; http://www.sbq.org.br), a Sociedade Brasileira de Física (SBF; http://www.sbf.org.br), entre muitas outras.

As sociedades científicas são responsáveis, entre outras coisas, pela realização de congressos, onde há a apresentação de trabalhos, a realização de cursos e o contato para a firmação de parcerias e convênios. Estas sociedades freqüentemente também editam revistas e jornais, onde são publicados resultados de pesquisas científicas. Através destes jornais (que também têm versões eletrônicas na internet), e de congressos internacionais, é possível que pesquisadores de todo o mundo saibam o que está sendo feito por outros cientistas e possam colaborar, comentar ou criticar.

 

Estou à disposição para comentários e dúvidas, um grande abraço,

João Antonio S. Bomfim

Projeto SobreSites | Sala de Imprensa | Usabilidade
Política de Privacidade | Condições de Uso | Torne-se Editor