SobreSites > Cultura Pré-Colombiana 
Página Inicial do Guia
Informações Gerais
Pré-Incas
Incas
Astecas
Maias
Civiliz. Amazônicas
Arqueologia
Museus
Turismo e Aventura
Listas, Fóruns e Chats
Fale com a Editora
Outros Guias
· Psicologia
· Wicca
· Hinduismo
· Todos os Guias
 Cultura Pré-Colombiana
Tatiana Menkaiká
Editora do seu Guia de Cultura Pré-Colombiana
Pesquisa personalizada
TÓPICOS

Informações Gerais
Sites que abordam, de formal geral, a história, a cultura e a mitologia da América Pré-Colombiana.

Pré-Incas
Entre as culturas pré-incas destacam-se a mochica, a chavín, a chimu, a nazca e a huari-tiahuanaco. Os mochicas deixaram como grande legado arqueológico as tumbas do Senhor de Sipán. Os chavín de huantar estavam localizados no coração do território peruano, fundando a primeira cidade da América do Sul a cerca de 900 a.C. O legado mais famoso da cultura nazca (50 a.C.) são os impressionantes geóglifos no deserto. Os chimus foram os construtores de Chan-Chan, a maior cidade de adobe do mundo. Os huari-tiahuanaco tornaram-se a primeira cultura a ter um grande domínio dos Andes Centrais, tendo como centro religioso a cidade de Tiahuanaco, próxima ao Lago Titicaca.

Incas - ATUALIZADO
Os incas construíram um grande império que abrangeu territórios desde o Equador até o norte da Argentina, chamado de Tawantinsuyo. A origem arqueológica do império data de cerca de 1200 d.C., nas proximidades do vale de Cusco e do Lago Titicaca. Destacaram-se pelas grandes construções em pedra, o sistema de plantações em terraços e pela vida religiosa e organização social. 

Astecas
O ano de 1299 d.C. marca a chegada dos astecas no Vale do México, tendo fundado em 1325 d.C. a cidade de Tenochtitlán, que veio a decair em 1521, depois da invasão de Cortés. Para os astecas, suas divindades estavam extremamente relacionadas ao cotidiano porque tanto a agricultura, como a guerra, a medicina e as demais atividades resultavam de uma força sobrenatural.

Maias
A civilização maia surgiu a partir do ano 1000, na Península de Yucatán, na América Central, quando os habitantes locais uniram-se sob o comando de um rei. Entre seus legados arqueológicos estão as cidades sagradas de Tikal, Copán, Chichen-Itzá, Uxmal, Palenque, Caracol e Dos Pilas. Possuíam um complexo calendário capaz de calcular datas tanto do passado e presente, como também do futuro. 

Civilizações Amazônicas do Brasil
As civilizações que fizeram a pré-história brasileira: cultura tapajônica, marajoara e maracá. A cultura marajoara (700-1400 d.C.) destacou-se pela construção de aterros e pela cerâmica. A cultura tapajônica se desenvolveu em Santarém, no período de 1000 a 1500 d.C., com cerâmicas bem elaboradas, e mantiveram contato com outras civilizações, como com os incas. Os maracá habitaram a atual região do Amapá no período de 1300 a 1550 d.C, aonde foram encontrados diversos sepultamentos em urnas funerárias de formato antropomórfico.

Arqueologia e Antropologia - ATUALIZADO
Acredita-se que a América começou a ser povoada há 11 mil anos, mas há pesquisadores que buscam comprovar que esse fato é mais antigo do que se possa imaginar. Aqui apresentamos alguns sites sobre arqueologia pré-colombiana, arte, lugares sagrados, base de dados, descobertas e teorias sobre o povoamento da América.

Museus - ATUALIZADO
Sites oficiais de museus que exibem coleções da cultura pré-colombiana, bem como trabalhos arqueológicos, restauração e conservação.

Turismo e Aventura
Apresenta sites que trazem dicas interessantes para quem quer planejar uma viagem pelos paraísos da América Latina.

Listas, Fóruns e Chats
Encontre e troque informações com pessoas interessadas pelo estudo dos povos pré-colombianos.

Projeto SobreSites | Sala de Imprensa | Usabilidade
Política de Privacidade | Condições de Uso | Torne-se Editor