SobreSites > Filosofia > Filósofos
Página Inicial do Guia
Sites Básicos
Filósofos
História da Filosofia
Filosofia Clássica
Filosofia Medieval
Filosofia Moderna
Filos. Contemporânea
Lógica
Ética
Estética
Epistemologia
Filosofia Política
Filosofia da Religião
Filosofia da História
Revistas e Jornais
Referências
Diretórios
Envie Guia por E-mail
Fale com o Editor
Outros Guias
· Turismo
· Psicologia
· Dependência Química
· Todos os Guias
 Filosofia
Luiz Fontenelle
Editor do seu Guia de Filosofia na Internet
Pesquisa personalizada
FILÓSOFOS

Aristóteles
Aristóteles superou seu mestre Platão em praticamente todos os âmbitos da filosofia. Como todo bom filósofo é um parricida. Seu pensamento se opõe ao do mestre em vários pontos, mas nem por isso Aristóteles deixou de ser um dos mais fiéis representantes do pensamento socrático. Conheça um pouco do legado enciclopédico de "O Filósofo" através de páginas muito bem elaboradas.

Bertrand Russel
A união de genialidade matemática e filosófica jamais se deu com igual graça, em uma só pessoa, como em Bertrand Russell. Seus escritos apresentam um homem que tem a coragem de fazer uso da própria razão. Fundador da filosofia analítica e da filosofia da linguagem sua obra é ampla e extremamente positiva. Os sites são ricos em material russelliano e convidam a leitura.

Descartes
Considerado pai da filosofia moderna, Descartes é um pensador dividido entre dois momentos intrinsecamente diferentes. O estudo de Descartes e de suas inquietações filosóficas abre uma passagem entre os mundos moderno e medieval. O famoso "penso, logo existo", já um tanto em descrédito, é emblemático para descrever este fundamental personagem da epopéia espiritual do ocidente. Apesar da simplicidade dos sites, confira.

John Locke
O sensualismo de Locke provou ter profunda influência nos destinos da filosofia ocidental. Seus escritos políticos são igualmente indispensáveis na construção da moderna sociedade liberal. Pouco conhecido no Brasil, este pensador é extremamente atual. Confira os sites e se surpreenda.

Kant
Kant produziu uma revolução copernicana na história da filosofia. Sua importância é tal que não se pode mais honestamente pensar a filosofia sem que sua obra seja considerada. Sua filosofia crítica descortina uma nova visão de mundo dando verdadeiro estatuto para a consciência humana. Sua obra é tão revolucionária que uma série de novos termos e sentidos são apresentados a cultura ocidental e constituem hoje parte de nosso vocabulário corrente. Para uma boa aproximação da obra de Kant a humildade é seu melhor amigo.

Nietzche
Aquele que de forma mais incisiva alerta o ocidente para seu sono dogmático. A inconsistência de nossa moral, de nossa religião e até mesmo de nossa ciência é grotescamente exposta em suas páginas. Os valores de uma sociedade aristocrática voltam a ter um lugar na filosofia moral e política. A leitura de Nietzsche sempre é um desafiador olhar para dentro do homem. Confira os sites.

Platão
Os diálogos deste grande mestre apresentam sob vários ângulos todos os principais problemas do pensamento ocidental. Ética, estética, política, metafísica e até mesmo uma filosofia da linguagem são vistos em sua intimidade através de ricos diálogos. Pelos sites listados conheça melhor a divisão, feita pelos acadêmicos destes diálogos e faça uma leitura guiada.

Sartre
A liberdade como autodeterminação existencial e o engajamento político comunista de Sartre podem ser encontrados nestes poucos sites disponíveis na Web. Um pensador em plena sintonia com uma das eras mais conturbadas da história ocidental.

São Tomás de Aquino
Ninguém, como São Tomás, chegou tão perto de igualar Aristóteles no volume e na densidade da produção filosófica. Em um amalgama de teologia e filosofia o pensamento tomísta mergulha fundo em questões da maior importância. Muitas destas questões estão longe de ter encontrado solução e continuam a inquietar dedicados especialistas. A importância do pensamento tomísta aparece viva nestes sites primorosamente elaborados. Confira.

Voltaire
Voltaire é muito conhecido por sua ousadia crítica e literária. Mas nenhum pensador esteve em tamanha sintonia com as graves mudanças que assolaram a Europa setecentista. Profunda e permanente foi sua contribuição para a filosofia da história. A obra de Voltaire é um universo de pequenas jóias a serem descobertas. Os sites disponíveis fazem pouco jus a seu gênio, mas não deixam de conter informações interessantes. Confira.

Projeto SobreSites | Sala de Imprensa | Usabilidade
Política de Privacidade | Condições de Uso | Torne-se Editor