Fórum de Harry Potter
 Regras do Fórum  .  Busca  .  Membros  .  Grupos  .  Cadastre-se   .  Perfil   Login
"Amizade" de Dumbledore e Snape Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Autor Mensagem
Mari H. Granger
Avançado
Avançado

MensagemEnviada: Dom Ago 05, 2007 8:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

songohan escreveu:
É isso mesmo mari granger.

O snape e o dumbledore eram colegas pela mesma causa. Era isso que os unia. Em todo o caso o dumbledore tambem não podia alargar muito a confiança no snape pelas mesmas razões que sabia que ele era capaz de esconder o que queria.
Se o voldermort era melhor legilimens que o dumbledore e o snape conseguia usar oclumência contra ele, o dumbledore só podia confiar no snape pelo amor que ele tinha pela lily. Era esse amor que era a segurança para o dumbledore.

eeer, quando beu falei em "colegas de causa" não era bem isso que eu queria dizer. o.o' Eu só não sabia mt bem como explicar ><' Porque EU continuo a achar que Dumbledore e Snape eram amigos. Maz aí o conceito de "amizade" muda de pessoa para pessoa... Harry e Dumbledore eram amigos? Mas eram com certeza mais que aluno-professor. Simplesmente não dá para dividir as pessoas em: inimigos - desconhecidos - colegas -companheiros - amigos - etc etc.

http://www.sobresites.com/harrypotter/forum/viewtopic.php?p=148431#148431

Participe ! : D ^^
Ver o perfil de UsuáriosVisitar a homepage do UsuárioMSN Messenger
Marta
1ª Ordem
1ª Ordem

MensagemEnviada: Seg Ago 06, 2007 4:51 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Não vou quotar o post inteiro do Songohan, quem tiver curiosidade de entender melhor esse post, leia o último texto da página 3 deste tópico.

É um bom argumento colocar que uma vinculação de caráter exclusivamente social; relações e Entendimento, concordância, fraternidade podem ser encontrados em times de futebol e agrupamentos tal como os death-eaters. Realmente essas definições os colocariam como amigos, quando na verdade são pessoas que apenas dividem um ou outro interesse em comum.

No entanto, colocar que:
songohan escreveu:
Desde a morte da irmã, o dumbledore passou a evitar ligações próximas com qualquer um... incluíndo amizades. A minerva foi a pessoa que ele foi escolhendo para ser a próxima directora de hogwarts, daí uma ligação mais estreita entre eles.

É ver menos do que realmente era. De fato, o Dumbledore se fechou e não dividia seus percalços com ninguém. E sim, ele era isolado. No entanto, mais uma vez, depende do que é amizade no seu ponto de vista.

Citação:
Amizade. S.f. 1. Sentimento de fiel afeição, simpatia, estima ou ternura por pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual

Dumbledore sentia isso tudo pelo Harry, e é ele quem o diz e sim, era retribuído de igual forma pelo Harry. E ouso dizer que esse sentimento se estendia aos outros membros da Ordem. Sim, eram AMIGOS do Dumbledore e não meros "colegas" não fosse pelo círculo de amizade real, muitos dos membros da Ordem não estariam ali, imagino até mesmo que essa era uma razão pelo qual o recrutamento de membros não era tão fácil para eles quanto era para os comensais. Amizade em alguns momentos era exigida ali, um sentimento maior e mais forte que um coleguismo imposto pela conquista de um objetivo em comum, como ocorria com os death-eaters.

songohan escreveu:
Até ía mais longe: o último amigo real do dumbledore foi mesmo o grindwald. Sendo que isso é a razão para ele tantas vezes frisar que ele tem bons miolos mas pode enganar-se muitas vezes.

Mais uma vez discordo completamente. Eles eram amigos e foram amigos. Antes do fim Grindewald conseguiu de uma certa forma se redimir com Dumbledore, quando, procurado por aquele que estava realizando os sonhos de domínio da raça bruxa que ele teve, Grindewald não entregou o que ele queria, não disse onde a varinha estava. Realmente, foi um gesto de amizade que talvez não se esperasse de Grindewald.

Rowling nos diz que o bicho papão do Dumbledore é o cadáver de Aryana. Dumbledore se responsabiliza pela morte dela. E ele se sente um monstro por isso. E essa é a razão pela qual ele não deixava as pessoas se aproximarem dele. Mas isso não o proíbe de ouví-las, como ele faz com Harry, com Hagrid.. com SNAPE. E de ajudá-las e sentir afeição e carinho por elas, e sofrer por elas e se decepcionar com erros delas e ficar feliz por conquistas delas. Isso pode ser um simples coleguismo para você. Para mim, essa capacidade do Dumbledore é amizade, é do jeito dele, mas é amizade, em que ele dá e recebe o que pode.

songohan escreveu:
Para o snape o dumbledore era como um farol que o segurou vivo na terra. Se o dumbledore não tivesse dado uma ponta de dúvida quando o snape foi falar com ele para lhe pedir ajuda, o snape teria morrido rapidamente. Ele não tinha mais nada. Ao ter o dumbledore, ele passou a ter um objectivo na vida: tentar corrigir (ou reduzir) o erro que tinha cometido. Isso é que era a ligação ao dumbledore.

E uma pessoa ser a razão da sua vida não é o suficiente? Snape se entregou de corpo e alma ao que Dumbledore achava que seria melhor para o filho daquela que ele amou. Realmente no começo aquilo foi o gesto de alguém exausto da luta e desesperado para que a dor passasse. Mas se passaram 11,12,13,14,15 anos desde aquele tempo. O impulso passou, o que restou foi a fé em Dumbledore e no que ele faria a seguir. "Não me chame de covarde!" Snape bradava para o Harry. Era por causa do James? Não. Snape tinha acabado de matar um AMIGO dele, aquilo doeu em Snape também a ponto de as feições dele se tornarem inumanas, demente pela dor, tal como o canino, preso na cabana em chamas.

HBP, p.564 escreveu:
"DON'T - " screamed Snape, and his face was suddenly demented, inhuman, as though he was in much pain as the yelping, howling dog stuck in the burning house behind them, "- CALL ME COWARD!"

Isso é dor, a coragem que o Snape exigia ser creditada a ele não era por ter matado um homem moribundo, foi por ter assassinado uma pessoa a quem ele aprendeu a gostar e ter carinho e por alguém que ele sentiria falta, mais uma vez, ele foi o causador de uma perda que ele próprio não conseguia suportar no momento.

Talvez, no seu conceito de amizade, a relação entre Dumbledore e Snape não se encaixe. Mas no meu sim.
Ver o perfil de Usuários
Aki Snape
1ª Ordem
1ª Ordem

MensagemEnviada: Qui Ago 09, 2007 12:54 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

A amizade é um vínculo afetivo, de respeito e de confiança mútua muito forte entre duas pessoas que não dividem o mesmo sangue, mas que pode vir a se tornar incondicional.

Se Dumbie considerava a amizade de Snape? É lógico que sim.

Um amigo é capaz de fazer qualquer coisa pelo outro e Snape literalmente fez isso ao atender o pedido de Dumbledore,
como disse muito bem a Marta, o "Não me chame de covarde!" refletiu o estado emocional dele naquele momento, um momento dolorido que ele não conseguiu mascarar mesmo sendo expert.

A maioria das vezes é mais fácil aceitar as falhas e defeitos de um amigo do que um parente mais próximo: filho, irmão e etc.
Ver o perfil de UsuáriosEnviar Email
Minerva Mc Gonnagal
Junior
Junior

MensagemEnviada: Sex Ago 10, 2007 3:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ghenris escreveu:
Acho que depois deste livro, sou o único que ficou com a opinião de que o Dumbledore era um imbecil. O Snape, tal como o Harry, era um peão para o tal Bem Maior. Eu acredito nisso, e notou-se claramente quando o Dumbledore diz ao Snape que o Harry tem de morrer.

Não é preciso uma pessoa ser muito amiga para fazer missões importantes. O que é preciso, e que existia completamente, era total confiança entre os dois.

Ah,vc n foi o único a achar o Dumbledore um imbecil...esse tal Bem Maior...como foi q agnt n percebeu q era a cara do Dumb??E,sim,existia mta confiança entre eles...mas acho q Dumbledore n merecia essa cofiança sabe...sei la eu meio q me decepcionei com ele...

Avançado
Avançado

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 1:20 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Minerva MC Gonnagal escreveu:
Ghenris escreveu:
Acho que depois deste livro, sou o único que ficou com a opinião de que o Dumbledore era um imbecil. O Snape, tal como o Harry, era um peão para o tal Bem Maior. Eu acredito nisso, e notou-se claramente quando o Dumbledore diz ao Snape que o Harry tem de morrer.

Não é preciso uma pessoa ser muito amiga para fazer missões importantes. O que é preciso, e que existia completamente, era total confiança entre os dois.

Ah,vc n foi o único a achar o Dumbledore um imbecil...esse tal Bem Maior...como foi q agnt n percebeu q era a cara do Dumb??E,sim,existia mta confiança entre eles...mas acho q Dumbledore n merecia essa cofiança sabe...sei la eu meio q me decepcionei com ele...

Nããããaãooo!! 1º seguidor de Ghenris!!! Cool

Minerva, dá a impressão q vc parou de ler bem no meio do livro.. ou melhor, parece q vc fechou o livro no cap 18.

Citação:
Confiar numa pessoa não é chamar-lhe amigo.
Para além disso tu ao estares num congresso e vês que não tens um lápis para tomares notas. Pedes a alguem que está ao teu lado que não conheces de lado nenhum um emprestado. A pessoa acaba por sair dali e mudar de sítio. Não te pediu o lápis de volta é porque confiou que tu lhe vais devolver o lápis á saída quando já não precisares dele.

Já ganhei muita caneta assim.. Cool

Citação:
Nunca estiveste num grupo de amigos que alguem diz para irem para um sítio que tu não gostas nada... mas todos os outros disseram "bora". Tu vais virar as costas e deixar ir o grupo com quem te identificas? É um erro muito comum na juventude que só é reconhecido muitas décadas depois.

Err.. eu não costumo ser maria-vai-com-as-outras.. eu procuro fazer o que tenho vontade.

Citação:
Daí que o dumbledore confiava no snape não pelo remorso que ele tinha por ter provocado a morte da lily mas sim pelo sentimento que o snape tinha pela lily.

Bom, não. Dumbie nem acreditava mais que Snape sentia algo por Lily..

Citação:
Ele escolheu pedir ajuda ao dumbledore porque era a única forma de ele poder provar que tinha errado.

pq alguem se esforçaria em fazer isso?

Citação:
eu acho que podemos ter um colega em quem confiamos, contudo a nível profissional.

Eu falo de confiança verdadeira.. não superficial.

Citação:
Amigos? Eu acho que sim. Ou pelo menos eram unidos, mas mais que colegas. Quando muito, colegas de causa.

Incrivel!! vc disse e se disdisse 4 vezes em pouco mais de uma linha.. hahahahahaha..

Ele não pôde se entregar
E agora vai ter de pagar com o coração"

Marcelo Camelo
Ver o perfil de UsuáriosEnviar EmailMSN Messenger
Mari H. Granger
Avançado
Avançado

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 4:27 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Minerva Mc Gonnagal escreveu:
esse tal Bem Maior...como foi q agnt n percebeu q era a cara do Dumb??

Não, não era a cara de Dumbledore. Se tal fosse, ele não ter-se-ia mantido afastado do cargo de Ministro. Ele mostrou-se humilde e arrependido. Ñunca mais lutou pelos Hallows.

Mrs. Snape escreveu:

Citação:
eu acho que podemos ter um colega em quem confiamos, contudo a nível profissional.

Eu falo de confiança verdadeira.. não superficial.

Óptimo, eu ambém! Por isso mesmo, eu continuo a achar que Snape e Dumbledore não eram apenas colegas. Mas um colega não precisa obrigatoriamente de ser "reles". Simples.

Citação:
Citação:
Amigos? Eu acho que sim. Ou pelo menos eram unidos, mas mais que colegas. Quando muito, colegas de causa.

Incrivel!! vc disse e se disdisse 4 vezes em pouco mais de uma linha.. hahahahahaha..

?

Amigos? Eu acho que sim. Se há quem se contente com "colegas de causa", tudo bem. Mas acho que todos concordam que eram mais que professores de Hogwarts com uma relação limitada aos assuntos da escola.

http://www.sobresites.com/harrypotter/forum/viewtopic.php?p=148431#148431

Participe ! : D ^^
Ver o perfil de UsuáriosVisitar a homepage do UsuárioMSN Messenger
tatypotterlover
Novato

MensagemEnviada: Seg Out 01, 2007 1:33 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

bom, concordo q nem snape nem harry foram usados or dumb, axo q todos eles estavam trabalhando com um mesmo objetivo e q todos (ateh dumb) tiveram q fazer alguns sacrifícios, De qualquer forma axo que eles era sim amigos, depois de tantos anos de confiança e convivência axo sim q a relação deles era d carinho e confiança. e para mim snape via em dumb (um sentimento tímido de não muito demonstrado por ele) uma espécie de pai, especialmente pq o dele não demonstrava gostar dele...
enfim td isso só supus depois de ler prince's tale, pra mim um dos melhores capítulos da série!

1ª Ordem
1ª Ordem

Localização: Oooww! O que está olhando aqui? Não vê que o post é ali, bem ali, oH: --->

MensagemEnviada: Ter Nov 20, 2007 6:41 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Citação:
During their search Ron, Hermione and Harry talk about Dumbledore as if hears God. They thought that behind his words and actions there was a grand scheme; they are disillusioned when this doesn't turn out to be the case.
He's a complex character. I don't see him as God. I did want that the reader would question Dumbledore's part in the whole story. We all believed that he was a kind-hearted father figure. And to a certain extent he is. But at the same time he is someone who treats people as puppets; who caries a dark secret from his past and who never told Harry the full truth. I hope that the reader will love him again in the end. But that they love him like he is, including his faults. Is Dumbledore divine? No. He has certain divine qualities though. He is merciful, and in the end he is just.

--Jk. Rowling.

Cedrico Diggory
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Dom Dez 23, 2007 4:19 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

tatypotterlover escreveu:
bom, concordo q nem snape nem harry foram usados or dumb...

Eu discordo na parte do Snape. Bom, até onde eu me lembro o Dumbledore teve favores de Snape durante tooodo o tempo. Por toda a educação do Harry, Snape teve de protege-lo. Então acho que Dumbledore usou sim, o Severo Snape.

Marta
1ª Ordem
1ª Ordem

MensagemEnviada: Dom Mai 11, 2008 1:40 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Voltando do mundo dos... que foram.

Ghenris escreveu:
Citação:
During their search Ron, Hermione and Harry talk about Dumbledore as if hears God. They thought that behind his words and actions there was a grand scheme; they are disillusioned when this doesn't turn out to be the case.
He's a complex character. I don't see him as God. I did want that the reader would question Dumbledore's part in the whole story. We all believed that he was a kind-hearted father figure. And to a certain extent he is. But at the same time he is someone who treats people as puppets; who caries a dark secret from his past and who never told Harry the full truth. I hope that the reader will love him again in the end. But that they love him like he is, including his faults. Is Dumbledore divine? No. He has certain divine qualities though. He is merciful, and in the end he is just.

--Jk. Rowling.

É um recurso interessante esse que o Ghenris usou, de pegar uma citação de um autor e grifar determinadas partes para corroborar o ponto de vista que ele quer apresentar. Mas veja só. Cabe para meus fins também.

Citação:
During their search Ron, Hermione and Harry talk about Dumbledore as if he is a God. They thought that behind his words and actions there was a grand scheme; they are disillusioned when this doesn't turn out to be the case.
Ver o perfil de Usuários
Ghenris
1ª Ordem
1ª Ordem

Localização: Oooww! O que está olhando aqui? Não vê que o post é ali, bem ali, oH: --->

MensagemEnviada: Dom Mai 11, 2008 7:32 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Citação:
Cabe para meus fins também.

Hm.... Não.

Citação:
We all believed that he was a kind-hearted father figure. And to a certain extent he is

To a certain extent.

Citação:
I hope that the reader will love him again in the end. But that they love him like he is, including his faults

Ela espera que o amemos - não significa que ele seja perfeito. Porque aliás, como tu própria destacaste, tem falhas.

Citação:
and in the end he is just.

Esta última parte é extremamente subjectiva. O conceito de justiça varia de acordo com a interpretação, e para mim alguém que usa as pessoas como fantoches para atingir um fim, por muito idealista que este seja, não se enquadra nessa definição.

tatypotterlover
Novato

MensagemEnviada: Ter Mai 27, 2008 1:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

[/quote]Eu discordo na parte do Snape. Bom, até onde eu me lembro o Dumbledore teve favores de Snape durante tooodo o tempo. Por toda a educação do Harry, Snape teve de protege-lo. Então acho que Dumbledore usou sim, o Severo Snape.[/quote]

Bom Snape não TEVE que ajudar a proteger Harry, ele quis ajuda-lo, so digo que nao acho que eles foram usados, pq pra mim Dumb os via como amigos e assim os tratavam. Para mim ele e o Snape deveriam ter uma boa relação, ainda q isso nao seja visto nos livros, mas é claro q dumb era exigente! Snape tbm nao era uma pessoa fácil, nenhuma amizade é só coisas boas...
ah e quanto a citação q fala q dumb tratava todos como marionetes, essa é apenas a opiniao do Aberforth, que digamos nao era muuuuuuuuuuuuuuito amigo do irmao...

Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qua Out 29, 2008 5:31 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Citação:
Bom Snape não TEVE que ajudar a proteger Harry, ele quis ajuda-lo, so digo que nao acho que eles foram usados, pq pra mim Dumb os via como amigos e assim os tratavam. Para mim ele e o Snape deveriam ter uma boa relação, ainda q isso nao seja visto nos livros, mas é claro q dumb era exigente! Snape tbm nao era uma pessoa fácil, nenhuma amizade é só coisas boas...
ah e quanto a citação q fala q dumb tratava todos como marionetes, essa é apenas a opiniao do Aberforth, que digamos nao era muuuuuuuuuuuuuuito amigo do irmao...

Foi ótimo vc ter escrito isso... Vamos lá então:
Snape NUNCA QUIS ajudar a educação do Harry. Ele DESPRESAVA o Harry, o achava indigno da fama e muito ignorante ao sentido de magia. É lógico que 90% dessa opinião sobre Harry foi dada pelo motivo do menino ser filho do James... ;D
Não acho que dumbledore tratava Harry como um amigo. Penso mais em uma relação entre paie filho ou avô e neto.
Snape fez um acordo com Dumbledore de espionar Voldemort em troca da proteção de Lilian e tudo ocorreu como vcs já estão cansados de saber. Morte, menino vive, cresce, recebe cartinha, vai pra escola, se safa de muita coisa, tenta matar alguem praticamente morto ou imortal... (ainda não consegui esclarecer isso para mim mesmo..)... até que ele consegue matar o bendito bruxo malvado com a ajuda de seus amigos e vive feliz para sempre.

tah tah... Iupii...

Agora... quanto ao tratamento de marionetes... faço de suas palavras as minhas, Taty!

Mary Loveggod
Junior
Junior

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 5:32 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Dumbledore precisava de Snape para que ele ficasse sabendo tudo que se passava com o plano de Voldemort e seus Comensais da Morte.
Dumbledore confiou no arrependimento de Snape!!!
Dumbledore o bruxo mais extraordinário dos últimos tempos.
Dumbledore tem SEMPRE uma frase(e eu CONCORDO com ele)
""TUDO PELO BEM MAIOR""!!!!!!

Responder Mensagem

Ir para:   

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.