SobreSites > Poesia > Poetas Consagrados
Página Inicial do Guia
Editorial
Portais Poéticos
Poetas Consagrados
Contemporâneos
Poeta do Mês
Entrevistas
Resenhas
Artigos
Sites Temáticos
Concretismo & Afins
Haikai
Blogs Poéticos
Revistas Eletrônicas
Associações
Publique
Eventos & Concursos
Fórum
Fale com o Editor
Outros Guias
· MPB
· Biblioteconomia
· Empregos
· Socialismo
  Poesia
Luiz Alberto Machado
Editor do seu Guia de Poesia na Internet
Pesquisa personalizada
POETAS CONSAGRADOS

Saiba das atualizações por e-mail

Mário Quintana
Site do poeta gaúcho mantido pela Casa de Cultura Mário Quintana, expondo o acervo, biografia e cronologia de Mário Quintana.
Ledo Ivo 
Site do poeta, ensaísta, jornalista, tradutor e romancista alagoano, Lêdo Ivo, membro da Academia Brasileira de Letras, onde se tem uma idéia do seu trabalho. 
Ascenso Ferreira 
Site do poeta pernambucano Ascenso Ferreira (1895-1965) mantido pela Fundação Joaquim Nabuco. Na página poderá ser visto poesias, iconografia, biografia e cronologia do autor dos livros Catimbó, Cana-Caiana e Xenhenhém.

Manuel Bandeira 
Site do professor, poeta, cronista, crítico e historiador literário pernambucano Manuel Bandeira (1886-1968), mantido pela Academia Brasileira de Letras. Na página será encontrado textos escolhidos e a biografia deste imortal poeta pernambucano. 

João Cabral de Melo Neto
Seção do site da TV Cultura, trazendo um excelente dossiê sobre a vida e obra do poeta pernambucano. A poesia de Cabral é fundamental para a modernidade e pós-modernidade literária brasileira, especialmente por sua escrita enxuta e ao mesmo tempo rica em imagens. As páginas contêm arquivos de áudio com depoimentos do poeta, fotos e poemas. 

Augusto dos Anjos 
Este site reúne uma boa quantidade de poemas deste aclamado poeta pré-modernista, destacado por sua veia baudelaireana. O site é simples e vale pela compilação de vários versos num único lugar.
Paulo Leminski
Declaro, para os devidos fins, que Paulo Leminski está devidamente internetizado em Kamiquase. Além de prolífico poeta, era ensaísta, tradutor, biógrafo, ficcionista, roteirista e músico, merecendo um site dedicado à ampla exposição do gênio de Leminski, não apenas através dos poemas selecionados de seus livros, mas também através dos textos inéditos e nas animações feitas para suas poesias, aqui disponíveis. O site oferece ainda textos de peso sobre o artista e sua obra, fórum e agenda de eventos relacionados.  
Fernado Pessoa
Outro interessante site sobre o poeta português Pessoa, com biografia, cronologia, prosas e vários poemas classificados por heterônimos, texto integral do livro 'Mensagem', curiosidades sobre o poeta, como suas cartas, sua amizade com o místico Aleister Crowley, traduções de dois de seus poemas para o dialeto chinês falado em Macau, além de artigos especializados sobre sua obra.

Quevedo 
Site dedicado ao grande poeta do Século de Ouro espanhol, ao lado de nomes com Cervantes e Sor Juana Inés de la Cruz. Aqui você encontra sua biografia, bibliografia, alguns sonetos, informações sobre lançamentos bibliográficos relacionados ao poeta e bons links para aprofundar o estudo do que foi o Século de Ouro nas artes da Espanha. Em espanhol. 

Cecília Meireles 
Pequeno dossiê sobre a escritora conhecida por sua poesia de efêmero. O documento traça um perfil de sua obra através de seus poemas e atividades como educadora e literata.

Murilo Mendes 
Este é o site do Centro de Estudos Murilo Mendes, onde se reúnem informações sobre o poeta mineiro, ocupante de um lugar ímpar no modernismo brasileiro, especialmente pela obra permeada de diálogos com as artes visuais. O site é modesto em quantidade de poemas, mas é um ótimo referencial para conhecer um pouco mais sobre seu gênio poético. 

Pessoa Revisitado
Fazendo um trocadilho com Lisbon Revisited, poema de Fernando Pessoa - Álvaro de Campos, este site faz um levantamento da vida e obra do poeta modernista português, com um bom material iconográfico, poemas diversos, incluindo os de seus heterônimos e os desconhecidos English Poems e Antinous, suas traduções, prosas, cartas, além de ensaios e artigos, como os dos críticos Wilson Martins e Leyla Perrone-Moisés. Destaca-se a abertura do site, feita em flash.

César Vallejo
Site dedicado ao poeta peruano César Vallejo, traduzido no Brasil por Bandeira e Thiago de Mello. Portador de uma poética de fôlego profundamente crítico, Vallejo aborda a condição social e política do homem andino em meio à vida, ao amor, ao decurso do mundo. Aqui estão alguns de seus poemas, em espanhol, e um interessante resumo biográfico enfocando os principais pontos de sua vida e obra. O site possui também uma versão em Quechua, língua inca ainda falada em algumas regiões do Peru.

Luiz de Camões
Excelente site bilíngue (português/inglês) em homenagem ao grande bardo quinhentista português Luiz Vaz de Camões, contendo sua biografia, vários sonetos, elegias, éclogas, redondilhas, odes, além de três autos e 'Os Lusíadas' completos. O design é versátil, permitindo uma navegação rápida, principalmente para quem está buscando apenas os textos essenciais de Camões e não quer perder tempo com curiosidades paralelas.

Cruz e Sousa
Este não é bem um site: é um anexo especial que o jornal 'A Notícia' elaborou para homenagear o poeta simbolista Cruz e Sousa. Aqui tem um bom levantamento de sua biografia, uma cronologia comentada, alguns sonetos, análises do seu panorama político e estético, além de considerações sobre o pioneirismo do autor de 'Broquéis'. Como este site é apenas um anexo, pode expirar a qualquer momento. Por isso, visite o quanto antes, já que o bom material virtual sobre Cruz e Sousa é bastante escasso.

Castro Alves
Site dedicado ao poeta romântico Castro Alves, contendo dois textos biográficos escritos por Afrânio Peixoto e Manuel Bandeira, um ensaio de Euclides da Cunha, transcrições de várias de suas correspondências, trechos de depoimentos de personalidades literárias sobre o poeta, além de fotos e poemas de seu livro 'Espumas Flutuantes'. O site é interessante, mas poderia ser melhor se disponibilizasse mais poemas ao internauta, permitindo uma visão mais ampla da obra e trajetória literária de Castro Alves.

Carlos Drummond de Andrade
Aqui existem, em vários idiomas, informações, depoimentos, dados biográficos, cronológicos e bibliográficos do poeta mineiro Drummond. Dispõe de alguns poemas do seu último livro 'Farewell', do 'Lição de Coisas' e do livro póstumo de poesias eróticas 'O Amor Natural' (acompanhado de fotografias de Marco Rodrigues). O site, que é oficial, também dispõe dos famosos aforismos do livro 'O Avesso das Coisas', que demoram para carregar mas vale a pena conferir. No geral o site é rico de dados, fotos e informações, mas a navegação às vezes pode parecer confusa. É preciso a calma de um poeta para desfrutar deste interessante encontro.

William Shakespeare
A obra completa de um dos mais importantes escritores de língua inglesa, toda em inglês, claro. O navegante encontrará aqui a íntegra das comédias e tragédias que fizeram de Shakespeare um imortal. O site só peca porque as poesias do bardo precisam ser baixadas do link 'Complete Moby(tm) Shakespeare' que está no início da página. Mas como tudo que ele escreveu tinha um profundo tratamento poético, quem não tiver paciência de ir no link pode se divertir com as peças, que são, por si só, um bom motivo para a visita.
Mr. William Shakespeare and the Internet
Uma impressionante base de dados e links relacionados ao poeta inglês, contendo variados artigos, análises, notas, ensaios relacionados à obra de Shakespeare, comentários especializados sobre os personagens dos dramas, versões dos textos facilitadas para crianças, iconografias, cronologias e bio-bibliografias diversas, além das próprias peças e poemas completos on-line. Uma visita que deve ser feita sem pressa, pois existe muito material e informação que fascinará o leitor interessado. Não deixe de conferir os arquivos de streaming de Richard Burton (e outros) interpretando Hamlet.
Alejandra Pisarnik
Aqui está uma boa chance de conhecer um pouco mais sobre a vida e o trabalho literário da poeta argentina Alejandra Pisarnik. O site está em espanhol e revela uma poesia que mantinha, em plenos anos 60, pontos de contato com a estética surrealista de Breton e Artaud, além de mesclas com o simbolismo e o romantismo gótico. Pisarnik também aproxima-se da poética de Celan no que o alemão escreveu de mais incógnito e etéreo. Cultuada mais do que lida, esta é uma ótima chance para um contato com seus poemas, prosas e trechos dos pouco conhecidos Diários de Paris.
Projeto SobreSites | Sala de Imprensa | Usabilidade
Política de Privacidade | Condições de Uso | Torne-se Editor