Fórum de Poesia
 Regras do Fórum  .  Busca  .  Membros  .  Grupos  .  Cadastre-se   .  Perfil   Login
Para que serve a literatura? Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Autor Mensagem
Amina

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2006 5:14 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Boa tarde, meu caro

Concordo com cada palavra e vígulas... rsrs. Ser artista é ser livre, graças a Deus!

MensagemEnviada: Seg Jan 16, 2006 5:24 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Diego Ramires e Francisco Marques estão levando o assunto para uma definição de literatura. O tema é a finalidade da literatura, independente da sua definição.
Ver o perfil de Usuários
Ataualpa

MensagemEnviada: Sex Jan 20, 2006 9:41 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Saudações!

Julgo haver possibilidade literária quando a sociedade de uma maneira geral, já alcançou razoáveis patamares sócio-interativos, fílsóficos e até mesmo científicos. Torna-se necessidade quando a mesma passa a fazer parte da evolução intelectual do grupo, estando ela inserida culturalmente. Analisar a sociedade conteporãnea nos conduziria a erros clássicos, mas se tentarmos ver como se desenvolve esse processo num grupo mais "primitivo", havemos de tirar melhores conclusões.

A pergunta é, indios possuem necessidade literária? Uma lenda poderia ser tratada como obra literária?

Creio que as possíveis respostas completam o que já foi dito aqui.

Um abraço a todos!

Ver o perfil de UsuáriosVisitar a homepage do UsuárioMSN Messenger
Ernani Padilha

MensagemEnviada: Sex Jan 20, 2006 2:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ataualpa escreveu:
Saudações!

Julgo haver possibilidade literária quando a sociedade de uma maneira geral, já alcançou razoáveis patamares sócio-interativos, fílsóficos e até mesmo científicos. Torna-se necessidade quando a mesma passa a fazer parte da evolução intelectual do grupo, estando ela inserida culturalmente. Analisar a sociedade conteporãnea nos conduziria a erros clássicos, mas se tentarmos ver como se desenvolve esse processo num grupo mais "primitivo", havemos de tirar melhores conclusões.

A pergunta é, indios possuem necessidade literária? Uma lenda poderia ser tratada como obra literária?

Creio que as possíveis respostas completam o que já foi dito aqui.

Um abraço a todos!

Sim. No conceito atual de literatura não há distinção entre obra oral ou impressa. Tudo que usa palavras de forma artística é literatura, inclusive as lendas. E não é minha intenção debatermos este conceito aqui. É sua primeira pergunta que nos interessa no debate. A necessidade literária acredito ser o primeiro momento da literatura. O segundo, mais elaborado, seria da utilização dos seus efeitos estéticos a outros fins mais práticos.
Ver o perfil de Usuários
Gabi Fornells

MensagemEnviada: Seg Jan 23, 2006 1:38 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ernani Padilha escreveu:
A literatura é apenas mais uma forma de entretenimento ou serve para
mudar a sociedade?

Ernani, grande questão. Se você pensar um minuto, pode perceber que a literatura é a base de nossa sociedade. Antes de tudo existir, alguém teve que escrever. Homero escreveu a Grécia, Santo Agostinho escreveu a sociedade ocidental pré-capitalista, Marx escreveu o comunismo e Adam Smith e Kafca o que conhecemos como sociedade consumista, onde o proletariado toma uma dimensão diferente. Moisés escreveu a história judaica, sem mesmo ter nascido na Judéia. Enfim, a criatividade humana é capaz de observar, reinventar... sonhar a sociedade e isso muda tudo!

Um abraço a todos! Surprised

(direitos reservados ao autor)
Ver o perfil de UsuáriosEnviar EmailVisitar a homepage do UsuárioYahoo MessengerMSN Messenger
Marién

MensagemEnviada: Ter Jan 31, 2006 2:08 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Na minha opinião a literatura é uma forma de mudar a sociedade que também serve como entretenimento.

Mais: partilho a opinião da corrente filosófica pós moderna (com destaque para Richard Rorty), de que o crítico literario é o filósofo dos nossos tempos.

Marién

http://navegandoespelhos.blogspot.com/

Ver o perfil de UsuáriosEnviar EmailVisitar a homepage do Usuário
Iapeto_zbc

MensagemEnviada: Qui Fev 02, 2006 4:14 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Very Happy Bom não estou interessado em me prolongar, portanto serei o mais objetivo possivel, creio eu e posso estar errado, mas...a Literatura é um Entertenimento por si só q além de divertir e educar as massas, leva-nos a refletir sobre questões nas quais é impossivel evitar devido à nossa noção de coletividade, por EXEMPLO...uma caixa de livros no poder de um Eremita solitario, será apenas uma forma de entertenimento para ele, enquanto q para um coletivo de pessoas pode servir para buscar respostar para um bem comum..... Cool
Ver o perfil de UsuáriosEnviar EmailMSN Messenger
Ernani Padilha

MensagemEnviada: Ter Fev 21, 2006 9:59 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Iapeto_zbc escreveu:
Very Happy Bom não estou interessado em me prolongar, portanto serei o mais objetivo possivel, creio eu e posso estar errado, mas...a Literatura é um Entertenimento por si só q além de divertir e educar as massas, leva-nos a refletir sobre questões nas quais é impossivel evitar devido à nossa noção de coletividade, por EXEMPLO...uma caixa de livros no poder de um Eremita solitario, será apenas uma forma de entertenimento para ele, enquanto q para um coletivo de pessoas pode servir para buscar respostar para um bem comum..... Cool

"Questões impossíveis de evitar..." Quais? "Nossa noção de coletividade..." Qual? E se o eremita desistir da clausura por causa da leitura de um livro?
Ver o perfil de Usuários
Matheus

MensagemEnviada: Qui Fev 23, 2006 8:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

a literatura tem seu papel
bem como a arte de uma maneira geral
ela pode influenciar, sim, mas é um meio mais indireto para se alcançar isto

Ari Marinho Bueno

MensagemEnviada: Ter Abr 04, 2006 12:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ernani Padilha escreveu:
A literatura é apenas mais uma forma de entretenimento ou serve para
mudar a sociedade?

Existe uma frase que li há muito tempo que serve como mote para o que se quer discutir (não me lembro o autor):"Toda forma de arte só faz sentido como um palco onde se possa discutir, até as últimas consequências, toda a condição humana." Se, de uma maneira generalista, a literatura não consegue mudar, de forma prática, a sociedade como um todo, ao menos ela serve como estopim para idéias de transformação do indivíduo como tal. Esse insight na individualidade é, a longo prazo, de mãos dadas com a educação, o único modo de subverter a ordem bizarra de coisas que aterroriza os homens de boa vontade no mundo.
Ver o perfil de UsuáriosEnviar EmailVisitar a homepage do UsuárioMSN Messenger
Ernani Padilha

MensagemEnviada: Qua Abr 05, 2006 8:18 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ernani Padilha escreveu:
A literatura tem força tanto para provocar a mudança quanto para fazer perpetuar certos comportamentos na sociedade.

Um exemplo são as piadas racistas e todas aquelas que usam estereótipos.
Ver o perfil de Usuários
rita garzi

MensagemEnviada: Ter Nov 20, 2007 4:54 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Deus,sabia que a literatura serias chave importannte ,na nossa história,por isso inspirou o homem a escrever,quando a gente sempre muda algo,e quando a gente lê,sempre se acrescenta algo,a literatura é divinamente importante parar nossa vida.
Ver o perfil de UsuáriosEnviar Email
jcm-medeiros

MensagemEnviada: Dom Nov 25, 2007 10:11 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Uma pergunta otimamente colocada, eu passei boa parte da vida pensando na sua resposta e para ser sincero ainda não a encontrei...

MensagemEnviada: Dom Dez 02, 2007 9:47 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

:lol: :shock: :roll: LER OU NAÕ SER,EIS A QUESTÃO.
Ver o perfil de UsuáriosEnviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:      
Responder Mensagem

Ir para:   

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.