Fórum de Poesia
 Regras do Fórum  .  Busca  .  Membros  .  Grupos  .  Cadastre-se   .  Perfil   Login
PARÊNTESES Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Autor Mensagem
Francisco Coimbra

MensagemEnviada: Dom Set 14, 2008 11:09 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

TODA A LEITURA É UMA RECRIAÇÃO
Tenho pena que a parte reservada ao Debate seja tão pouco concorrida, verifico que não está no foro dos interesses dos utentes do Fórum. Vou tentá-los a lerem um livro que escrevi há muitos anos, fazendo, caso o desejem, a experiência que nesse livro fiz.
É uma experiência simples: pegar num poema, lê-lo com atenção, realçar os aspectos técnicos que nele encontra (ou não realçar) e escrever um poema. Toda a Poesia vive dos “duetos” escritor/leitor que se dão a todo o momento em que há uma leitura verdadeira dum poema.
A verdade da leitura duma obra de arte é que toda a leitura é uma recriação.
Começarei amanhã, segunda-feira, a publicar PARÊNTESES. PARÊNTESES ou PARÊNTESIS, o editor terá a liberdade de ter “uma palavra a dizer” na escolha do título.
Há pelo menos um site onde nos desafiam a publicar livros para os mesmos serem lidos pelos editores, não gosto de estar numa montra à espera que me acenem. Já esta “cena” de alertar os “editores” de que está aqui um livro e que, querendo, podem propor a publicação: não só me agrada como sou o primeiro a pro_por… pró pôr a conhecer o formato de livro, onde por enquanto só existe o texto.
Texto que usarei com um outro pretexto, vou tentar encená-lo, transformá-lo em peça de Teatro. É mais um desafio, este para encenadores e actores: representar Poesia.
O que for escrevendo – sobre o tema – deixarei em Escrita(s).

Se alguém se deixar tentar pelo desafio, porque não escrever “PARÊNTESES DO/A POETA OU POETISA X”?
A Poesia não tem de ser a Maravilha, o Assombro, Isto ou ser a Kilo... Nu entanto: a Poesia é o que cada um faz das palavras “tocado” por elas.
Muita Poesia, com poesia para todos!
O primeiro exercício
começa amanhã (se não errar o se, ficando por este SE), será sobre o poema de Manuel da Fonseca – “CORO DOS EMPREGADOS DA CÂMARA”.
Agora, mais que desafio, deixo como pedido: vejam se encontram endereços onde possamos ler este poema e outros do autor ou matéria sobre o autor, tudo o que encontrarem. Tragam, a comunicação tudo traga, tudo processa; isso não tem de ser kafkiano.
Queiramos ou não, todos os poetas são parentes!

MensagemEnviada: Qui Out 09, 2008 12:10 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

(1)
registo do dia

Um diário vive do que registamos dos dias!

{Gosto das frases na sua pureza de enunciados simples.
Acho que escrevi para o Assim mandar um beijo para a Mim, dando a hipótese de leres que sou eu a pensar em ti Smile
Hoje mais uma vez fico a dever... dever não satisfeito, o contrário de ver o dever cumprido, encurtei-o "espalho-me ao comprido", tropeço, caio, sou humano... não erro ao dizê-lo Smile }
http://recantodasletras.uol.com.br/visualizar.php?idt=620741
Seguindo o endereço, podem encontrar o(s) comentário(s) e depois descobrir que comentário(s) irei fazer, está estabelecida a regra!

Responder Mensagem

Ir para:   

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.