SobreSites > Histórias em Quadrinhos > Personagens > Batman
Página Inicial do Guia
Portais de HQ
Quadrinhos Online
Blogs
Personagens
Guia de Compras
Tiras
Editoras
Livros
Revistas
Fóruns
Lojas
Festivais
Cursos e Estudios
Artigos e Resenhas
Bastidores
Envie Guia por E-mail
Fale com o Editor
  Histórias em Quadrinhos
Bruno Cruz
Editor do seu Guia de Histórias em Quadrinhos
Pesquisa personalizada
PERSONAGENS

Batman

Batman de Neal AdamsQuando o homem-morcego foi criado em 1939, os quadrinhos de heróis estavam entrando na sua fase de ouro. O surgimento do super-homem, em 1938, fundara uma nova época. A partir de então todos os heróis tinham que ser superpoderosos. Uma pena, pois o sombrio personagem de Bob Kane teve de sofrer uma longa metamorfose na qual foi se tornando o detetive mais inteligente da Terra. Tão genial que criou um megacomputador capaz de processar qualquer informação, um cinto de utilidades do qual tirava quase tantas engenhocas quanto o personagem Esqualidus (da Disney) conseguia tirar de seu minúsculo bolso. Ganhou também um carro beirando ao fantástico que, como todos os seus itens, ganhou o prenome “bat” (batmóvel).

Jerry Robinson, criador de Robin, Coringa e desenhista de BatmanPara criar uma identidade com o público adolescente surgiu um garoto como parceiro: Robin, o menino prodígio. Na década de 1960, com o terrível código de ética dos quadrinhos, o Batman perdeu também seu humor intempestivo e se tornou uma figura leve. Mas nos anos 1970, ele foi voltando ao seu formato original. Abandonou Dick Grayson (o Robin), voltou a trabalhar sozinho na noite sombria de Gotham City e – apesar de continuar sendo um detetive de grande capacidade dedutiva – aderiu ao uso da violência para resolver seus casos. Enfim, tornou-se novamente um psicótico alucinado pelo fantasma do assassinato de seus pais. O cinto de utilidades e o supercomputador permaneceram, mas passaram a ter uma participação mais tímida em suas histórias.

Cavaleiro das Trevas, Batman por Frank MillerEm 1987, Frank Miller pegou o personagem e criou a mais consagrada graphic novel de super-herói de todos os tempos: Cavaleiro das Trevas. Nela, Miller conta uma história no futuro, quando o milionário Bruce Wayne completa 60 anos e volta às ruas de Gotham City com a velha roupa do homem-morcego. No cenário de Miller, Gotham City está mais sombria do que nunca e o Batman, mesmo após uma aposentadoria de dez anos, permanece violento. Tão violento que deu a maior surra no homem de aço já descrita em qualquer história. A obra é maravilhosa e consagrou o apogeu da nova fase do homem-morcego.

Na seqüência, Miller reescreveu a origem do herói numa outra saga consagrada: Batman ano um. O personagem teve uma grande leva de boas histórias depois disto - como A Morte do Robin, Asilo Arkhan e Piada Mortal - e foi parar na tela do cinema cinco vezes. Ele também se tornou duas maravilhosas séries de animação para TV.Batman e Superman

Mas com o passar do tempo se esgotou, principalmente durante os anos 1990, quando a editora americana Image imprimiu no mercado de quadrinhos uma prática de supervalorização do desenho em detrimento dos argumentos. Nesta fase, Bruce Wayne ficou tetraplégico e um novo Batman ainda mais violento surgiu em seu lugar. Depois, voltou a andar, fez amalgamas terríveis com Wolwerine; e ainda passou pela vexatória experiência de Cavaleiro das Trevas 2, em que Frank Miller errou completamente a mão e consagrou a fase ruim do herói.

Bob Kane e Neal Adams, os dois mais importantes desenhistas de BatmanAparentemente, o herói esta entrando num período semelhante ao da década de 1970. Resta saber se teremos outra obra maravilhosa daqui dez anos.

Guia de compras
Selecionei alguns ítens do Homem Morcego na Submarino.

Batbase
O Batbase é um grande fã-clube do personagem. O site traz diversas matérias e artigos, além de também disponibilizar produtos em sua loja virtual. O conteúdo é bom, mas o visual é um pouco tosco. O fundo é escuro com letras brancas (o que é péssimo) e tudo tem aquele ar meio improvisado. Mas para os que conseguem abstrair essa limitação, o resultado é muito bom. Certamente há excelente material por aqui.

A matéria da Opera Graphica
Ótima matéria. Bastante completa e abrangente. Roberto Guedes vai desde a criação do personagem até o ano de 2004. Enfim, esta é uma matéria excelente, que desvenda bem a história do homem-morcego (ao menos no que se refere aos quadrinhos).

A matéria dos Morsas
Resenha bem crítica dos bons morsas. Matéria completa e repleta de impressões autorais sobre o personagem. Esta é mais uma matéria que causa impacto. A fonte da reportagem saiu publicada no Monstro do Pântano Especial, no 1.

Apresentação de Batman – Bob Kane
Transcreveram a apresentação do livro da LP&M para a rede. Não sei o que os direitos autorais falam a respeito, mas a apresentação do livro é muito boa e dá um apanhado geral do personagem e de seus criadores (Bob Kane, Bill Finger, Jerry Robinson). Chamo atenção para as críticas do trabalho de nove dos principais desenhistas do personagem: Brian Boland, Bob Kane, Dave McKean, Frank Miller, Jerry Bingham, Jim Aparo, Neal Adams, Scott Hampton, Simon Bisley. Apesar de sucintas, elas são uma análise gráfica bem interessante.

A matéria da Anima Game
Esta é superdramática. Traz a história do homem-morcego num tom épico. Mas vale, não só pelas informações, como também pela tabela das melhores histórias do morcegão listadas pelo autor da matéria, o vulgo: QUEM?!? A matéria é anônima. Odeio isso…

Sobre o criador do Coringa
Mario Latino fala sobre Jerry Robinson, parceiro de Bob Kane e criador de importantes personagens como o Coringa e Robin. A matéria é boa, apesar de sucinta e do visual inadequado da página. Tudo bem, o que importa é o conteúdo. E pelo menos a legibilidade é boa.

Asilo Arkhan
Resenha da Devir no portal português da editora. Fala sobre uma das maiores obras escritas pelo genial escocês Grant Morrison.


« índice de personagens

22 comentários sobre esse artigo:

  1. Em primeiro lugar, parabéns pelo guia. É bem útil e completo.
    Aproveito para divulgar o site que mantenho: www.mansaowayne.com
    Abraços,
    EJT

  2. BrunoCruz escreveu:

    Ótimo site, Carlos.
    Com resenha das últimas revista americanas Birds of prey. Tem também uma seção com as capas do que anda nas bancas da DC, mas está desatualizada (foi até março). A parte de dossiê promete (com material sobre os personagens e lugares do universo batman). O visual é bem trabalhado, apesar do fundo escuro e das letras brancas prejudicarem a legibilidade. As chamadas para as seções são bons gifs. Mas há uma irregularidade na tipologia. Com boa freqüência utiliza-se a verdana (bem adequada, principalmente pela opção de fundo escuro) mas as vezes aparece a times (que prejudica ainda mais a legibilidade). O site é associado ao HQManiacs e tem inclusive fotos do grupo (ver a seção fórum deste guia).
    Vou deixar seu scrap e o meu até a próxima atualização do site, quando irei inserir a Mansão Wayne entre os sites indicados neste tópico.

  3. Sílvio Ribas escreveu:

    Muito boa a iniciativa de compilar referências gerais em quadrinhos na Internet. Gostaria de aproveitar esse canal para indicar meu livro, o Dicionário do Morcego, como um guia mais específico sobre Batman, o maior em língua portuguesa, além de convidar todos os internautas, leitores e amantes dos quadrinhos a lê-lo e criticá-lo, além de me encaminhar sugestões. Abraço. Aliás, bat-abraço. S.

  4. gustavo sete escreveu:

    mui bueno

  5. Wilson escreveu:

    Muito se comenta do confronto entre Batman e Superman, já ouvi falar que o Batman ganhou o duelo e vice-versa, ou seja, que o Superman ganhou a luta, afinal, existiu mesmo este confronto nos quadrinhos ????, e se existiu quem ganhou ????, e se houve alguma revanche após………

  6. Thainá escreveu:

    eu odiei esse site…………..
    fação coisas melhores

  7. oi, meu nome e rafael e moro em fortaleza-ce,..queria um favor dessa equipe…se vc´s tivesem um um capa de revista….a capa eu vi a muito tempo…+ ou assim…o simbolo do batman como se tivesse em um vidro ,sendo que o vidro estar todo rachado..mais no formato do morcego…soube um dia o nº da revista mais perdi…se ppoderem me enviar uma foto scanneada dessa capa…ficarei muito grato..obrigado

    rafael melo j.
    morcego M.D.R

  8. elielton escreveu:

    muito bom o seu site para fãs de quadrinhos. Parabéns.

  9. Ítalo escreveu:

    Site nota 10.

  10. Bom dia,
    Gostaria muito de obter algumas orientações de como construir uma história em quadrinhos, pois sou Coordenadora de Projetos e Programas do Governo Federal, como PETI e PAJ, e gostaria de trabalhar com as crianças e adolescentes a “história em quadrinhos”, mas para isso precisaria dar algumas orientações de como se faz. Como utilizar os balões, a linguagem, os símbolos, etc, e não tenho encontrado em alguns sites q vistei. Será q poderia obter essas dicas?
    Desde já agradeço a atenção dispensada.
    Rita Santiago

  11. nuss..seu blog ta nota 10.
    parabens….BjO,…fik com Deus;…

  12. itacy escreveu:

    os melhores jogos do batman

  13. genilson escreveu:

    é uma maravilha saber de tudo isso

  14. gessica escreveu:

    eu gostaria de saber ,as historiass em quadrinho do batmam :)

  15. bateman e o meu heroi preferido por que ele é misterioso
    e eu gostaria que vc mandacem uma historia em quadinho para meu orkut ho brigo pala compriemção
    ass.elzo julian.

  16. Jasom Enos escreveu:

    O batman é o melhor de todos…

  17. wilson roberto escreveu:

    Já tive varias revista do batman na adolecencia hoje tenho 46 e as unica revista que guardei foi a do cavaleiro das trevas de 1987 se alguem se intereçar é so entrar em contato.

  18. gabriela rossetti avezedo escreveu:

    como combrar essas revista de batman ?
    por que hoje em dia minguen fala sobre elas?
    o que acomteceu com o batmen?
    - gabriela gostaria que me respondece essasrespota .

  19. joao vitor escreveu:

    legao de mais

  20. gabriel dantas escreveu:

    adoro o batman. so que eu estou em duvida de qual hq da dc comics eu compro. a noite + densa e legal?

  21. eu tenho 14 anos e não gostava do batman antes,quando eu tinha 12 anos eu gostava muito de ler e vê revistinhas em quadrinhos sobre os outros hrròis mais nunca gostei de nada que se relacionava ao batman.
    sabe por que eu achava a sua fantasia horivel aida acho,um dia eu estava lendo uma sqh e do nada comrçou a fala;
    do batman foi ai que eu começei a gosta batman continui sempre assim um herói incrivel. assinado; eu sua fâ camila

  22. você que faz o papel do batmn gostaria de ter vc no meu orgt

Deixe um comentário:

Projeto SobreSites | Sala de Imprensa | Usabilidade
Política de Privacidade | Condições de Uso | Torne-se Editor