SobreSites > Histórias em Quadrinhos > Personagens > Chiclete com banana
Página Inicial do Guia
Portais de HQ
Quadrinhos Online
Blogs
Personagens
Guia de Compras
Tiras
Editoras
Livros
Revistas
Fóruns
Lojas
Festivais
Cursos e Estudios
Artigos e Resenhas
Bastidores
Envie Guia por E-mail
Fale com o Editor
  Histórias em Quadrinhos
Bruno Cruz
Editor do seu Guia de Histórias em Quadrinhos
Pesquisa personalizada
PERSONAGENS

Chiclete com banana

Angeli em crise na Chiclete com BananaSe Angeli não tivesse dado certo como autor de quadrinhos, talvez tivesse sido um excelente publicitário. Chiclete com Banana é provavelmente o título mais adequado já criado por um cartunista.

Com este nome, Angeli produziu uma quantidade inesgotável de tiras, cujo Rê Bordosa na Chiclete com bananapersonagem central é nada mais nada menos que o comportamento. Chiclete com Banana é algo bizarro, visceral e tipicamente humano. Nunca comi chiclete com banana, mas entendo bem o que significa (embora não seja capaz de explicar) e só isso já demonstra o quão adequado é o nome. Angeli provavelmente deve ser invejado por seus colegas. Ele pode criar diversos personagens sob a chancela da Chiclete. Sua liberdade é praticamente infinita.

E foi grande o número de tipos que nasceram nela: Wood & Stock, dois velhos hippies que deixaram seus neurônios na década de 1960; Bob Cuspe, o anárquico punk que cuspiu nas piores criaturas de nossas gerações; Rê Bordosa, a junkie mais louca dos anos 1980; Rala Ricota, o guru comedor de discípulas; Mara Tara, a ninfomaníaca mais pervertida dos quadrinhos; os Skrotinhos, a versão underground dos Sobrinhos do Capitão; Meia Oito e Nanico, os dois revolucionários ultrapassados dos anos da Ditadura; Walter Ego; Osgarmo; Luke e Tantra; o próprio autor em suas crises criativas; e um sem-número de tiras que simplesmente descreviam tipos diversos.

Bob Cuspe, o punk da Chiclete com bananaOs personagens da Chiclete não precisam ter nenhuma ligação entre si e suas histórias podem ser totalmente independentes. Durante muitos anos, isso fez da Chiclete uma tira original e atraente. Atualmente, o autor resolveu explorar o mundo adolescente de Luke e Tantra e tem desenvolvido diversos personagens nesse universo, contrariando sua tendência anterior. Das tiras de jornal, a Chiclete com Banana virou revista nos anos 1980 e seus personagens passaram a viver aventuras em histórias maiores. Foi um grande sucesso que marcou toda uma geração.

Guia de compra
Listei aqui os principais albúns da Chiclete com banana disponíveis na Submarino. Coloquei minha opinião sobre cada um deles, naturalmente. tem material muito bom aqui. Aproveitei para indicar também algumas obras de Robert Crumb, uma das grandes influências de Angeli.
Os Skrotinhos – A cura pelo fel
Entrevista com Angeli sobre a versão underground dos sobrinhos do capitão na Chiclete com Banana: os skrotinhos. A entrevista é muito boa, apesar de rápida. Ela tem uma breve apresentação do autor seguida de uma série de perguntas bem colocadas. Uma boa revelação é a declaração de Angeli sobre a influência dos Fradins de Henfil na criação dos Skrotinhos. Aliás, Angeli conta que se inspirou muito em dois baixinhos que sempre via no Ritz (pelo ano de 1987). Parece que Angeli os via freqüentando as mesas das mulheres mais lindas, mas nunca os via pagar a conta. Henfil, por sua vez, dizia que se inspirou em dois frades que viu num supermercado em sua infância: um alto e angelical, e outro baixinho que tirou um pão de sua manga e o comeu lançando um olhar maroto para o jovem Henfil. Coincidência um tanto quanto interessante, não? (Detalhe: a matéria é, na verdade, baseada no press-release. Não fica claro, entretanto, se a entrevista já estava no release original.)

A fome com a vontade de comer no universo HQ
Gilberto M. M. Santos resenha o primeiro albúm dos Skrotinhos nas sobras completas, (coleção da Chiclete com Banana, lançada pela Devir em co-edição com a Jacarandá). Santos contextualiza as personagens e analisa o álbum e o trabalho gráfico de Angeli.

A fome com a vontade de comer no Cybercomcix
Outra resenha do primeiro álbum dos Skrotinhos nas obras completas. Infelizmente não veio assinada. Mas seja lá quem for o autor, fez uma resenha bem mais autoral e concentrou-se em apresentar suas impressões particulares sobre esses dois personagens.

Entrevista com os Skrotinhos
O editor do UOL tablóide é detonado pela nossa dupla de heróis.

Chiclete em Portugal
A Chiclete teve uma publicação em Portugal. Na BD portuguesa o título reúne os trabalhos de Laerte e Angeli, e sucede as capas com trabalhos de ambos. Vai entender esses portugueses…

E a Devir importa os álbuns
Essa é de português mesmo. A Devir lançou os álbuns da Chiclete com Banana em Portugal e depois importou. Vai entender esses brasileiros…

Resenha do álbum Wood & Stock
Feita pelo Leonardo Passos na Universo HQ. O proprietário do QGHQ Comic Shop esmiúça a vida dos dois velhos hippies da Chiclete com Banana.

Punks nos quadrinhos
A matéria fala dos personagens punks e dá um destaque especial para o punk da Chiclete com Banana: Bob Cuspe.

Rê Bordosa
A grande estrela da Chiclete com Banana ganhou um álbum exclusivo nas obras completas de Angeli. Angeli, seguindo o caminho de um de seus ídolos – Robert Crumb – matou sua mais famosa personagem quando ela estava no auge de sua fama. Adão Iturrusgari (amigo de Angeli e autor de Aline e dos cowboys gays Rocky & Hudson) declarou achar que Angeli tinha ciúme da Rê por ser mais famosa que o próprio (na entrevista concedida às meninas do Grelo Falante). De todo modo, a editora Devir não poderia se furtar a apresentar o livro e o autor em seu site. Foi o que encontramos nesse link.

A peça de Rê Bordosa
A personagem ganhou uma versão para o teatro. Há, neste link, o texto da peça. Não vou falar muito sobre a peça, não! Quem você quiser saber mais, então é melhor ler.

Wood & Stock irão para as telas de cinema?
Já é quase uma piada, mas os dois cinqüentões querem ir para as telas. A obra fictícia é do velho Otto Guerra (que fez um longa animado com os personagens de Adão: os cowboys gays Rocky & Hudson). Esse boato já está correndo há quase dez anos, mas como o filme do Grilo Feliz durou vinte anos antes de ir para as telas, tudo é possível. Principalmente porque o filme já está pronto (e já estreiou em Belo Horizonte).

Angeli fala sobre o filme
Infelizmente o acesso é exclusivo dos assinantes UOL. Se você conseguir uma senha, poderá ouvir o autor dando sua opinião sobre o filme de Otto Guerra.

Angelitos
Os portugueses passaram à nossa frente. Humberto Santana terminou uma série de 60 animações de 1 minuto feita com os personagens de Angeli. A premiada série se chama Angelitos e tem, ao todo, 60 minutos de animação (é um “média”, se consideramos o conjunto).

Entrevista de Humberto de Santana
O diretor dá uma entrevista sobre a animação que fez com os personagens da Chiclete com Banana. Ele fala um pouco sobre a fama de Angeli em Portugal, como o conheceu, revela também a dificuldade de nossos amigos lusos em desenvolver quadrinhos (lá chamado de Banda Desenhada). Enfim, a entrevista traz diversas curiosidades.

Os Skrotinhos da Chiclete com banana

« índice de personagens

55 comentários sobre esse artigo:

  1. Paulista escreveu:

    Eu só queria a tira em que a Rê Bordosa diz: “Eu não nasci pra ser a cura e sim a doneça”. Mas tá difícil encontrar, para colocar como papel de parede em meu computador.

  2. Bruno Cruz escreveu:

    Prezado paulista,
    eu realmente não me recordo dessa tira, mas é provável que ela exista. De todo modo, a Rê Bordosa fez essa declaração na entrevista ao jornalista Benevides Paixão publicada na Chiclete com Banana de novembro de 1985. Essa entrevista encontra-se disponível no número três da coletânea Sobras completas “Rê Bordosa: vida e obra da porraloca”, editada pela Devir.

  3. Paulista escreveu:

    Amigo Bruno,
    Eu sei que já vi esta frase esctita no balãozinho da Rê Bordosa, mas já faz muito tempo. Agradeço sua dica sobre a coletânea, que com certeza irei comprar. Agradeço também sua atenção.

  4. Abizii escreveu:

    Amigo Bruno,
    Sou um aficionado pela revista chiclete com banana, como facilmente se percebe e pretendia uma ajuda para conhecer quantos numeros da chiclete foram editados, até aparecer a “SÉRIE TIPINHOS INUTEIS”, a partir dai tenho acompanhado quase tudo, até as publicações encadernadas.
    Um abraço.

  5. jader escreveu:

    Prezado Bruno,
    Gostaria que me enviasse, uma foto do Bob Cuspe de frente ou perfil que seja,
    pq quero mostrar p/ um sobrinho meu (seu chará) que andou modificando seu aspecto visual e ficou bem parecido com o Bob… Como não é do tempo dele, fiquei de achar algo p/ lhe mostrar…
    Fico-lhe imensamente grato se puder fazer essa gentileza.
    Gde abraço
    Jader

  6. Márcio Augusto escreveu:

    Gostaria de saber como posso encontrar as revistas Chiclete com Banana.

  7. Jaque escreveu:

    Prezado leitores estou vendendo alguns dos exemplares de revistas chiclete com banana antigas os interessados enviar um imail…Obrigado!!!

  8. caroline escreveu:

    muito legal….
    mais ai bem q podia ter um pouco mais de fala nesses quadrinhos……
    o desenho é bem legal mais acaba rapido demais…

  9. BRUNOPUNK escreveu:

    UP THE BOB CUSPE !!!!!
    STAY PUNK !
    BRUNOPUNK

  10. vagner escreveu:

    Caros amigos aficcionados pela revista “Chiclete com Banana”, caso alguém se interesse, tenhos todos os números publicados em ótimo estado de consevação.
    Também tenho todos os números editados da revista “Circo” que circulava na mesma época, que inclusive era da mesma editora.

  11. Cristiano Oliveira Souza escreveu:

    Olá, como antigo colecionador dessa revista, gostaria de obter fotos do BOB CUSPE.
    Um gde abraço.

  12. alexandre escreveu:

    goistaria de saber como faço p ter a coleçao da revista chiclete com banana!!

  13. magayver escreveu:

    sou fã de longa data desta fantastica revista adorei a historia “a revolta dos eletrodomesticos e a dança dos empresarios”bob cuspe os escrotinhos parabens pela criatividade e sarcarsmo!

  14. Mirian escreveu:

    Ola
    Bom eu ja conheco a Devir de outros quadrinhos. Parabens…
    Onde encontro Os Scrotinhos, voces mandam para as bancs de jornais?
    Ah! uma perguntinha…. tem algum site com as tirinhas em portugues de Os sobrinhos do capitao?

    Abracos

    Mirian

  15. Caique escreveu:

    Eu gostaria de Saber Mais Sobre o Personagen Ozzy,há tiras dele na Chiclete com Banana?

  16. Vania escreveu:

    Tenho a coleção de exemplares ORIGINAIS da revista Chiclete com banana, dos n.os 1 ao 11, e 14, 17 e 18. Se alguém estiver interessado em comprar, entre em contato ! Vania.

  17. Gustavo escreveu:

    Queria que vcs me lembrassem o nome do peronagem que tinha varias seringas na cabeça

    Obrigado

  18. ROGERIO DE MELO LIMA escreveu:

    ESSA REVISTA DE VCS NÃO ERA PARA SAIR FORA DE CIRCULAÇÃO VCS SÃO MUITO ENGRAÇADOS EU TENHO UMAS RARIDADES GUARDADA TEM UNS 10 ANOS VALEU.

  19. Arlindo escreveu:

    Queria muito encontrar umas histórias do Bob Cuspe

  20. bugre escreveu:

    A pior cagada que eu fiz em minha vida foi ter vendido a minha coleção completa do Chiclete com Banana.

  21. Junior escreveu:

    Pessoal,

    Sou fã da revista chiclete com banana, e só não tenho as números 7 e 8 se alguém tiver para vender ou trocar.

    Tenho a 9 duplicada e a Especial Rê Bordoso e Los 3 amigos.

  22. Dayane schmitz escreveu:

    Gostei muito dos quadrinhos, achei um trabalho bem criativo!

  23. Attiliano Corrêa escreveu:

    Olá Junior! Tenho a Chiclete 7 (Aventuras de Mara Tara) e gostaria de negociar contigo a troca na revista Los e amigos. Estou em Sampa. Fico no aguardo de seu contato. Até mais, um abraço.

  24. nilzete escreveu:

    Pô, era muito louco aqueles dois velhinhos hipie,
    o wood e o stock.Sinto falta das publicações.Mas é isso aí coisa boa não dura muito.beijos.

  25. alexandre escreveu:

    eu sinto falta de quadrinhos divertidos e mt inteligentes e de uma graça infalivel hoje em dia.

  26. Luciana escreveu:

    gente coleciono tiras do chiclete , do wood e stock, gostaria de ler os livros, aqui na minha cidade não tem nada como onde encontro?

  27. DOUGLAS RAMONE escreveu:

    SOU FA DO BOB CUSPE GOSTARIA DE SABER SE EZISTE GIBI, E AONDE POSSO ENCONTRAR??

  28. CaboBruno escreveu:

    Olá meu Xará! Saudações fraternais…
    O negócio é o seguinte:
    Estou procurando charge “A merda não vai dar para todos!”
    Como achar?
    Tem no site?
    Consiguirei encontrar essa edição da revista pra comprar?
    se SIM, onde e como?
    Moro em Natal - RN
    Agradeço desde já sua estimada atenção!
    }:^D …Bruno Lira, yeap!!!

  29. Rosy escreveu:

    Gente quando lembro da revista chiclete com banana
    me da uma baita saudade.
    Nem me recordo o número de quantas colecionei.
    Infelizmente em meados dos anos noventa em uma briga
    idiota com uma irmã maluca, a doida ateou fogo a minha colecão.
    O trauma foi tào grande que nunca mais comprei outra.
    Minha capa predileta era uma especial com o BOB CUSPE de costas.
    SAUDADESSSSSSSSSSSSS.

  30. cristiano araujo de sousa escreveu:

    aiii mano sou seuu fa
    tenho ate um tattoo do bub cuspe
    ate++ mano

  31. Milton de Oliveira Goes Junior escreveu:

    Comecei a me interessar pelo trabalho do Angeli no final dos anos 80 atraves da revista Chiclete com Banana.
    Foi muito divertido e curioso, pois como sou muito loko, bem como os meus amigos, inimigo de regimes ditatoriais e políticas totalitárias assossiada a rebeldia que me é de natureza, vi juntar o útil ao agradável, ou seja, pude perceber a minha identidade intelectual compactuada por esse trabalho, que na minha opinião foi muito pouco valorizado nesse país. Também pudera, é evidente que esse tipo de trabalho era uma das pedras no sapato do Militarismo que atrasou essa terra por mais de 50 anos, podem ter certeza disso. E o mais triste de tudo é que esse “tesouro” serve apenas como relíquia do passado e dos novos “chargistas” poucos se aventuram por esse caminho trilhado. Irônico, uma vez que nos dias atuais através da liberdade de expressão isso seria tã fácil e divertido, ao contrário dos anos de chumbo onde isso poderia custar a vida de caros valiosos, vide o competitíssimo Wladimir Herzog.

    att:

  32. walter belinazzi junior escreveu:

    Pessaoal ,tenho uma coleçao desde o primeiro exemplar ate o numero 22 ,desta revista maravilhosa ,estam em otimo estado se alguem tiver interesse em comprar me escreva no email belinazzi@zipmail.com.br

  33. Mirian escreveu:

    Olá
    Voces sabem de algum site com as tirinhas do Os sobrinhos do capitão?

    Bjus

  34. PAULAO escreveu:

    ai pessoal,tudo numa boa,nao ha mag como chiclete com banana vivo no uk e por aki nao apanho nada,dava tudo por uma mag em k pudesse ver o bob cuspe

  35. Sara escreveu:

    Gostaria de saber onde encontrar as ed~ições de colecionador que são raras…
    Meu namorado é aficionado por essa revista…
    Porém ele só tem uma dela “Los Três Amigos” que por sinal é bizarra…
    Se alguem puder me ajudar.
    Grata desde já..

  36. Cris escreveu:

    Olá pessoal sou apaixonada pela Rê Bordosa..dou risadas pq me vejo em algumas situações em que ela vive..é uma pena aqui em Porto Alegre eu não encontro muita coisa á respeito dela..
    se alguém souber aonde posso encontrar mais sobre a Rê por favor enviem um e-mail pra mim..vai lá: cgoulartdelima@gmail.com
    bjooooooooo

  37. Leandro Gruse escreveu:

    Olá boa noite. sou muito fã dos desenhos: bob cuspe e os escrotinhos. gostaria de receber fotos dos personagens.
    Quando era pequeno me lembro bem que comprava camisetas do bob cuspe e dos escrotinhos, mas não me lembro bem do lugar. gostaria que me passasse alguma loja ou local que posso encontrar produtos dos personagens p comprar ao meu filho.

    Aguardo retorno.

    Leandro Gruse.

  38. Lucas escreveu:

    oi angeli, sou um granda fã seu ainda tenho 8 anos, mas compro suas revistas no sebo, seus personagens são o máximo.Quando crescer vou se escritor também

  39. […] http://www.sobresites.com/quadrinhos/personagens/chiclete-com-banana.htm Posted by omniwear at 22:31:53 Comments […]

  40. sakura-cha escreveu:

    muito foda cara demais amei so sipa nois vai

  41. gostaria de saber com posso fazer pra compra essas revista do bob cuspe da re bordosa

  42. ivan escreveu:

    ONDE ACHO O POSTER, “ALMOÇO” EM FAMILIA, ONDE ESTÁ TODO MUNDO AO REDOR DA MESA, OS MOLEQUES ZUANDO MUITO EM VOLTA DELA,AÍ VEM ALGUEM COM UM “TOLETÃO” ENORME NA BANDEJA E O PATRIARCA DA FAMILIA DIZ: A MERDA NÃO VAI DAR PRA TODOS! SAIU NA CHICLETE COM BANANA,M EU TINHA ESSE POSTER MAS INFELIZMENTE PERDI, SE ALGUEM CONSEGUI, POR FAVOR, ME ENVIAE POR EMAIL: dinheiroetudo@terra.com.br., pois ficarei muito grato.

  43. Adailton escreveu:

    Oi angeli!Sou caminhoneiro e um grande fã do seu modo de se expressar pelos quadrinhos, chiclete com banana foi com certeza uma grande inspiração para mim já que sempre fui rebelde e louco por rock`n´roll tenho 34 anos e faço o que gosto espero sinceramente que você também faça aquilo que te dá prazer.Não deixe que os anos passem e o sistema guie seus passos os tempos são outros mas cabeças pensantes não se rendem.
    Abraço!

  44. Tiago escreveu:

    Dae Angeli, blz? Cara, curto seus personagens desde os meu 14 anos, SKROTINHOS, BOB CUSPE e por aí a fora, sou um grande fã seu cara, um grande abraço!!!

  45. poe a turma toda como se tivesse esperando a hora da copa do mundo….faz o dunga e os jogadores…….aquela apreensão na tv… hahahhaahha….vai ficar bem legal…… ai voce deixa em suspense..sera que o brasil vai ganhar…… ?????? ou vai cair no meio do caminho…….? porque eles vao pegar os TERRIVEIS AFRICANOS…..ai aparece os caras vestidos como se fossem zumbis…..ai faz as duas versões……..hehehe……. ai deixa a curiosidade no ar……vai ficar bom…. valeu? gostava de desenhar… mas nunca tive oportunidade de fazer cartunismo…meu irmao tb…ate ganhou um concurso em campo grande-ms….pelos 500 anos do brasil….COLOCOU UM MONTE DE INDIOS SENDO METRALHADOS NO MURO………ficou otimo…….valeu!

  46. Ricardo Barasch escreveu:

    Adoro a revista.bob cuspe e o maximo.queria a colecao completa da chiclete com banana ealguns posters e material do bob cuspe como eu faco…

  47. adriano escreveu:

    ola pessoal do chiclete com babana venho aqui perguntsar por onde anda as velhas e boas revistas do bobo cusp não encontro em nenhuma banca adoro essa revista abraço

  48. Dirceu escreveu:

    grande época dos quadrinhos nacionais, a minha primeira chiclete,comprei na vila maria em são paulo, chamou atenção o bob cuspe, depois foram várias pô são tatas histórias bons tempos, bibelô, escrotinhos rê bordosa,cara acho que vou pegar umas chicletes e abrir uma serva, valeu…

  49. BCDS escreveu:

    eu amo bob

  50. Helton escreveu:

    Sou de SP mas estou morando em Manaus, onde tem um grupo de amigos que mantem um site muito bom sobre tiras (www.pulapirata.com). Mas como a galera e mais jovem (tenho 36), por isso andei dando uma pesquisada sobre a minha revista favorita da epoca, chiclete com banana!!!
    Que demais ver todos esses comentarios, alem do artigo tambem!
    Ate hoje quardo alguns exemplares de paginas de jornal amarelado…saudades…
    O poster comentado acima (almoco em familia, “a merda nao vai dar p/ todos”) tinha um quadro na parede de casa!!!

    Bom, que o espirito anarquico do lendario Bob Cuspe se mantenha em todos os inconformados daquela epoca!!!

    Abs
    Helton

  51. gerson escreveu:

    Olá. Se alguém tiver interesse, tenho as seguintes revistas, em excelente estado de conservação(R$10,00 cada):

    animal 1 - 22 completa
    circo - 1,2,4,5,6,7,8
    geraldão - 3,5,7,8,9,11,13,14,15,
    geraldão especial
    geraldão 90cm - 5,6
    chiclete com banana - 2,5,6,7,11,12,13,14,16,17,18,20,21-A,23,24,especial rê bordosa
    piratas do tietê - 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,13
    striptiras - 2,4,5,7,9,10,11,12,13,14
    níquel náusea(circo editorial) - 2,4,5,6,7,8,9,10
    níquel náusea(vhd diffusion) - 12,18,21,22
    níquel náusea(press editorial) - 4

    grato,
    gersonka@hotmail.com

  52. […] Fonte: http://www.sobresites.com/quadrinhos/personagens/chiclete-com-banana.htm Por Bruno Cruz criado por liramos07    21:48:05 — Arquivado em: Sem categoria — […]

  53. vanusa grasielle silva escreveu:

    Boa noite!!!
    fui designada para ser bibliotecaria de uma escola municipal de alunos bastantes carentes e a biblioteca se encontra dem opção de gêneros textuais, portanto conta com suas compreenção e contribuição para junto arrecardamos livros principalmente os literarios para aguçar a leitura dos alunos da escola Municipal Etelvina Antunes na cidade de Nova Porteirinha MG. Quem quiser me ajudar e so me enviar para o meu email que estarei repassando o endereço correto da escola.
    Desde ja obrigado
    vanusa

  54. Cássio escreveu:

    Pessoal, pesquisei no google e vi este site. Seguinte, tenho aqui diversas edições da reivsta Cliclete com Banana com banana e não queria vender, nada disso, mas trocar em outras edições do mesmo, especialmente para quem tem a edição 22. Se alguém estiver interessado, me contate: underdounder@gmail.com

  55. fabio escreveu:

    como posso conseguir a coleção de bob cusp?

Deixe um comentário:

Projeto SobreSites | Sala de Imprensa | Usabilidade
Política de Privacidade | Condições de Uso | Torne-se Editor