SobreSites > Histórias em Quadrinhos > Personagens > Mortadelo e Salaminho
Página Inicial do Guia
Portais de HQ
Quadrinhos Online
Blogs
Personagens
Guia de Compras
Tiras
Editoras
Livros
Revistas
Fóruns
Lojas
Festivais
Cursos e Estudios
Artigos e Resenhas
Bastidores
Envie Guia por E-mail
Fale com o Editor
  Histórias em Quadrinhos
Bruno Cruz
Editor do seu Guia de Histórias em Quadrinhos
Pesquisa personalizada
PERSONAGENS

Mortadelo e Salaminho

Mortadelo fantasiado de arabeFrancisco Ibáñez criou os dois agentes da TIA (uma paródia espanhola da americana agência de espionagem CIA) que enfrentaram diversos perigos da espionagem e contra-espionagem nacional (no caso, a Espanha) e internacional durante seus atuais 47 anos de vida. Professor BactérioComo se não bastassem os inimigos a quem eram incumbidos de prender - e a total inépcia de ambos - eles ainda tinham de lutar contra os terríveis inventos do professor Bactério, um cientista da agência, cujos inventos sempre deram um resultado bem pior do que o próprio problema enfrentado.

Agente 86, de Mel Brooks e Buck HenryA dupla foi publicada pela primeira vez em 1958, auge da guerra fria e da boa fama da CIA nos filmes e literatura de espionagem. Interessante notar que os dois personagens são anteriores a série de TV americana “Agente 86″, que utilizou um mote bem parecido na televisão. O personagem do seriado criado por Mel Brooks e Buck Henry também distiguia-se por suas trapalhadas na agência Controle.

Mortadelo e SalaminhoMortadelo e Salaminho tiveram uma vida longa (ainda são publicados na Espanha, onde possuem fama tão grandiosa quanto Asterix e Tintin) mas o auge das histórias de Ibáñez durou até a década de 1970. As histórias atuais perderam força. A começar pelo fato do autor não produzir mais as histórias de 48 páginas. As publicações atuais tem apenas 8 páginas por história.

Em seu período áureo, porém, os dois agentes protagonizaram histórias geniais. Conquistaram, certamente, sua imortalidade ao lado dos grandes personagens da HQ mundial.Mortadelo, o rei dos disfarces

O Oficial
Na verdade, da Editora Ediciones B (a detentora dos direitos do personagem). Tem uma abertura em Flash sem muita graça e os títulos em catálogo do personagem. Curiosidade: o site tem uma parte especialmente para o Brasil, mas em espanhol… Vai entender…

No Universo HQ
Marcelo Naranjo faz uma resenha completa dos dois agentes da TIA e ainda lista os álbuns lançados pela saudosa Cedibra. A matéria é muito boa e relembra os melhores momentos dos dois personagens. É a mais completa que encontrei até agora.

O Filme
Gustavo Pereira faz crítica ácida, mas ainda assim aconselha assistir ao filme. Ele o coloca bem abaixo de Asterix, mas ainda o acha melhor que Garfield.

Mortadelo e Salaminho entre terroristas
Foi antes da queda do WTC. É, nossos agentes da TIA foram mais rápidos e ineficazes que seus colegas da Cia. Infelizmente o álbum se encontra esgotado.


« índice de personagens

40 comentários sobre esse artigo:

  1. Diniz escreveu:

    Gostei muito das informações sobre o Mortadelo e Salaminho, sou um fã de carteirinha, meu primo sempre comprou e sempre que ia na casa dele, ficava lendo as fantásticas histórias destes inconfundiveis agentes, gostaria de saber se Vcs tem informações de onde comprar revistinhas, pois meus filhos viram o filme e ficaram fanaticospelos dois também, qualquer informação agradeço, abraços Diniz

  2. Cleber Horner escreveu:

    Já tive uma coleção completa dos agentes e com o tempo foi extraviada.
    Gostaria de informações onde conseguir comprar coleção completa ou fracionada.
    obrigado,
    Cleber

  3. Marcelo escreveu:

    Curti muito as revistas de Mortadelo e Salaminho no início dos anos 80 infelismente elas não são mais publicadas no Brasil a única q

  4. Marcelo escreveu:

    Curti muito as revistas de Mortadelo e Salaminho no início dos anos 80 infelismente elas não são mais publicadas no Brasil a única que restou daquela época foi parcialmente destruida por um rato tenho interesse em comprar revistas daquela dupla maluca se você puder me ajudar envie resposta.
    Até mais.

  5. silvio escreveu:

    tinha varios exemplares da revista quando pequeno, hoje tenho apenas um,o sulfato atomico,um dos melhores,ja rodei em cebos atras das revistas do mortadelo e salaminho mas nao encontro nenhum,gostaria muito de obter as revistas deles,valeu.

  6. joao carlos gabriele escreveu:

    aonde encontrar revistas usadas do mortadelo e salaminho

  7. Marco César escreveu:

    Sou um fã incondicional, desde os anos 70, da dupla Mortadelo e Salaminho e dos demais loucos que com eles dividiam as páginas desta louca e engraçada revista em quadrinhos. Infelizmente minha coleção(completa) foi roubada. Só recentemente consegui algumas em espanhol. Gostaria de saber como posso comprar novamente as revistas em portugês.
    Obrigado,

    Marco

  8. Marcelo Tondin Neto escreveu:

    Curti muito as revistas de Mortadelo e Salaminho. Gostaria de saber se Vcs tem informações de onde comprar revistinhas, qualquer informação agradeço, abraços Marcelo.

  9. milanez escreveu:

    Marcelo, também um dia já tive a coleção inteira,caso vc saiba algum jugar que poderiamos ter novamente estas revistas, por favor me mande um e-mail, obrigado.

  10. aguiar escreveu:

    quero comprar coleção mortadelo e salaminho

  11. André Luiz escreveu:

    Tenho revista do mortadelo e salaminho para vender. Editora cedibra. Entre em contato

  12. Edson Pereira Coelho escreveu:

    Olá para todos vocês que compõem este site de histórias em quadrinhos.
    O Meu Nome é Edson Pereira Coelho.
    Sou Nascido no Dia 20 de Novembro de 1966 aqui na Cidade de São Paulo.
    Sou Solteiro e estou trabalhando no momento como Auxiliar Administrativo de Operação numa Empresa Terceirizada.
    Estou realmente enviando esta mensagem para dizer que quando eu era adolescente eu gostava muito de ler os gibis de Mortadelo e Salaminho, pois eu era muito fâ desta dupla e ainda até hoje sou fâ dos Gibis de Mortadelo e Salaminho e gostaria de saber onde eu posso encontrar a coleção completa dos gibis antigos de Mortadelo e Salaminho aqui na Cidade de São Paulo por preços bem baratos.
    O Meu E-Mail para Contato é:
    edsonpcoelho@uol.com.br.

    Atenciosamente,
    Edson Pereira Coelho.

  13. Nilo escreveu:

    Boa noite.
    Dificilmente conseguiremos encontrar estas revistas mortadelo e salaminho, então porque não disponibiliza-las através da internet, creio que assim o colecionador não perderia sua coleção e os apaixonados pelas estorias desses agentes ficariam eternamente agradecidos.

  14. Davi escreveu:

    Tenho uma revista e quero vender, moro no Rio interessados…
    davimarcospunx@yahoo.com.br

  15. Fernando escreveu:

    Estive recentemente na Espanha e trouxe três exemplares de Mortadelo y Filemón. Está em espanhol, é claro, mas dá para ler tranquilamente. O site deles é mortadeloyfilemon.com. Abraços

  16. Borges Madureira escreveu:

    sou um fã incondicional deles, quero saber onde eu posso conseguir essas revistas em quadrinhos?? já faz um tempão que estou a procura dessas revistas se vcs poderem me ajudar eu agradesço tá, eu gostaaria que se conseguir fosse em portugues ok opbrigado

  17. Borges Madureira escreveu:

    onde eu encotro revistas usada de mortadelo e salaminho

  18. Reinildo Silva Lima escreveu:

    Olá eu gostaria de saber onde eu encontro revisatas de mortadelo e salaminho

  19. VALDIR DE FÁTIMA TEIXEIRA escreveu:

    Srs, boa tarde!

    Sou fã dessa dupla de desajeitados, e coleciono as edições pulblicadas aqui no Brasil, estão faltando algumas, 3, em mimnha coleção, ou seja; SULFATO ATÔMICO; A QUADRILHA DO TORRESMO e SAFARI NA VENIDA. Quem tiver e quiser vender é só entrar em contato comifgo por esse email.

  20. Mario escreveu:

    Gostaria de informações de como adiquirir revistas de histórias em quadrinhos de Martadelo & Salaminho, já que não são mais publicadas no Brasil.

    Obrigado

  21. miczion escreveu:

    cara!!!!!

    foi nostálgico, tive muitas, até hoje me arrependo de te-las perdido!

  22. James escreveu:

    Gostaria de adquirir a série da revista Mortadelo e Salaminho….
    É possível…
    Obrigado.

  23. João Carlos escreveu:

    Estava fazendo uma pesquisa e encontrei. muito legal!!! deve ser engraçadíssimo!! abraços prá galera que curte HQ.##

  24. VALDIR DE FATIMA TEIXEIRA escreveu:

    TUDO QUE SE TRATA DESSA DUPLA DE AGENTES SECRETOS AOS AVESSAS, ME INTERESSA.
    POSSUOA COLEÇÃO COMPLETA, EDIÇÃO CEDIBRA(GRANDE), E VÁRIAS OUTRAS EDIÇÕES PEQUENAS E MÉDIAS, ALEM DE 02 EDIÇÕES QUE MAIS PARECEM LIVROS, EM ESPANHOL, E GOSTARIA DE COMPRAR DE ALGUÉM QUE TENHA,MINIATURAS DESSES PERSONAGENS.

  25. Walquer escreveu:

    Me trouxe boas lembranças rever estas personagens de HQ com que eu me divertia pra caramba nos anos 70 entre os meus 14 a 19 anos. Bons tempos, pena que não são mais publicadas as revistas de Mortadelo & Salaminho.

  26. adalberto escreveu:

    gostaria de mostrar para meu filho um exemplar dos gibis do mortandelo e salaminho pois com eles de boas gargalhadas sozinho.
    desde já agradeço.

  27. ivanete escreveu:

    Moro em Curitiba , e na feira do Largo da Ordem , tem revista do Mortadelo e Salaminho para vender,ok? Té mais.

  28. SOCORRO LIMA - RECIFE escreveu:

    Gostaria de saber como adquirir revistas dessa dupla fantástica, já posui porém, perdi com o tempo.

  29. Sidney Peralta escreveu:

    Gostaria de saber como consigo baixar pela internet as revistas de Mortadelo e Salaminho. Meu E-mail: sadperalta@hotmail.com .Obrigado!

  30. Peewsamignmem escreveu:
  31. roulette reaper escreveu:

    rpmjrnaeidjsbhrpqkginncpkfabnkbjg

  32. coleção MORTADELA E SALAMINHO + ASTERIX escreveu:

    Olá Amigos , estou vendendo minha coleção de mortadela e salaminho // e ASTERIX ….TODOS DA CEDIBRA DÉCADA DE 60 / 70 :

    MORTADELA E SALAMINHO:

    AS MAQUIANAS ENVENENADAS - N 20
    OS DIAMANTES DA GRA DUQUESA - N 16
    O SULFATO ATÔMICO - N 01
    O ELIXIR DA VIDA - N 18
    DEU A LOUCA NO CIRCO - N 19
    A MAQUINA DO CONTRATEMPO - N 08
    CONTRA XAPO , O PIRADO - N 07
    SAFARI NA AVENIDA - acho que N 02
    ESPIOES E TRAPALHOES - N 28
    INFERNO NO ZOO - N 27
    A T.I.A CONTRA A S.O.G.R.A - N 26
    OS MONSTROS - N 22
    O ANTIDOTO - N 21
    A HISTORIA DE MOR. E SAL. - N 12
    OPERAÇÃO BOMBA - N 15
    O CASO DO BACALHAU - N 05
    A CAIXA DAS DEZ CHAVES - N 11

    ASTERIX:

    E OS CODOS - N 15
    O DOMINIO DOS DEUSES - N 16
    ENTRE OS HELVÉTICOS - N 09
    A CIZÂNIA - N 08
    NA HISPÃNIA - N 07
    O CALDEIRÃO - N 06
    ENTRE OS BRETOES - N 04
    A SURPRESA DE CESAR -
    ASTERIX E CLEOPATRA - N 02
    O GAVLÊS - N 01
    O ESCUDO ARVERNO - N 11
    GLADIADOR -
    A GRANDE TRAVESSIA - N 22
    A FOICE DE OURO -
    OBELIX & COMPANHIA - N 23
    NA CORSEGA - N 20
    O ADIVINHO - N 19
    OS LOUROS DE CESAR - N 18
    LEGIONARIO - N 17

    TRATA SE DE COLEÇÃO , ESTA EM OTIMO ESTADO , TENHO NOÇÃO DOS VALORES E SÓ TENHO INTERESSE NA VENDA DO LOTE COMPLETO….GOSTARIA DE SABER SE EXITE INTERESSE DE COMPRA, FAVOR ENVIAR E-MAIL ….GRATO , ALEX

  33. VENDA de coleção MORTADELA E SALAMINHO + ASTERIX escreveu:

    E-MAIL PARA CONTATO CASO TENHA INTERESSE - ALEXFORMA @ HOTMAIL.COM

  34. VENDA de coleção MORTADELA E SALAMINHO + ASTERIX escreveu:

    Olá tenho coleção de mortadela e salaminho // e ASTERIX ….TODOS DA CEDIBRA DÉCADA DE 60 / 70..para venda :

    AS MAQUIANAS ENVENENADAS - N 20
    OS DIAMANTES DA GRA DUQUESA - N 16
    O SULFATO ATÔMICO - N 01
    O ELIXIR DA VIDA - N 18
    DEU A LOUCA NO CIRCO - N 19
    A MAQUINA DO CONTRATEMPO - N 08
    CONTRA XAPO , O PIRADO - N 07
    SAFARI NA AVENIDA - acho que N 02
    ESPIOES E TRAPALHOES - N 28
    INFERNO NO ZOO - N 27
    A T.I.A CONTRA A S.O.G.R.A - N 26
    OS MONSTROS - N 22
    O ANTIDOTO - N 21
    A HISTORIA DE MOR. E SAL. - N 12
    OPERAÇÃO BOMBA - N 15
    O CASO DO BACALHAU - N 05
    A CAIXA DAS DEZ CHAVES - N 11

    ASTERIX:

    E OS CODOS - N 15
    O DOMINIO DOS DEUSES - N 16
    ENTRE OS HELVÉTICOS - N 09
    A CIZÂNIA - N 08
    NA HISPÃNIA - N 07
    O CALDEIRÃO - N 06
    ENTRE OS BRETOES - N 04
    A SURPRESA DE CESAR -
    ASTERIX E CLEOPATRA - N 02
    O GAVLÊS - N 01
    O ESCUDO ARVERNO - N 11
    GLADIADOR -
    A GRANDE TRAVESSIA - N 22
    A FOICE DE OURO -
    OBELIX & COMPANHIA - N 23
    NA CORSEGA - N 20
    O ADIVINHO - N 19
    OS LOUROS DE CESAR - N 18
    LEGIONARIO - N 17

    TRATA SE DE COLEÇÃO , ESTA EM OTIMO ESTADO , TENHO NOÇÃO DOS VALORES E SÓ TENHO INTERESSE NA VENDA DO LOTE COMPLETO….GOSTARIA DE SABER SE EXITE INTERESSE DE COMPRA ….GRATO , ALEX - ALEXFORMA@HOTMAIL.COM

  35. Francisco Carlos de Mattos escreveu:

    Pensa numa revista de quadrinhos divertida. Impossível de ler sem dar boas risadas. Saudades desse tempo.

  36. alex escreveu:

    ó valdir podias arranjar scanadas:
    14. O Outro “Eu” do Professor Bactério
    19. Deu a Louca no Circo
    25. Ombro, Armas!
    em Português/Br
    Eu tenho essas que keres e tb te mandava em pdf e mais:estrelas de cinema,maquina troca-tudo
    mox6@hotmail.com
    quem tiver ou souber como se arranja estes numeros acima agradeço que diga onde sff. Depois tb faculto outras

  37. alex escreveu:

    digam algo para aqui tb. vou vendo o site. tb tenho o terroristas

  38. Edson Pereira Coelho escreveu:

    Gostaria de saber onde eu posso encontrar aqui na Cidade de São Paulo Gibis Antigos de Mortadelo e Salaminho com a coleção completa da dupla que fez muito sucesso nos anos 70 aqui em São Paulo e em todo o Brasil.
    O Meu Nome é Edson Pereira Coelho.
    Sou Nascido no dia 20 de Novembro de 1966 aqui na Cidade de São Paulo.
    Sou Solteiro e trabalho como Operador de Supermercado no Grupo e Empresa Pão de Açúcar de Abílio Diniz aqui na Cidade de São Paulo
    Gostaria de saber onde eu posso encotrar aqui na Cidade de São Paulo lojas de revistas que vendem a coleção quase completa de Mortadelo e Salaminho á preços bem baratos e acessíveis.
    O Meu E-Mail para Contato é:
    edsonpcoelho@uol.com.br.

    Atenciosamente,
    Edson Pereira Coelho

  39. alex escreveu:

    14. O Outro “Eu” do Professor Bactério
    19. Deu a Louca no Circo
    25. Ombro, Armas!
    em Português/Br
    Eu tenho essas que keres e tb te mandava em pdf e mais:estrelas de cinema,maquina troca-tudo
    mox6@hotmail.com
    quem tiver ou souber como se arranja estes numeros acima agradeço que diga onde sff. Depois tb faculto outras

  40. Gostaria de saber aonde eu posso aqui na Cidade de São Paulo encontrar uma casa ou revistaria que vendem a coleção completa dos Gibis de Mortadelo e Salaminho, pois quando eu era adolescente admirava muito ler as travessuras da dupla Mortadelo e Salaminho.
    O Meu Nome é Edson Pereira Coelho.
    Sou nascido no dia 20 de Novembro de 1966 aqui na Cidade de São Paulo.
    Sou Solteiro e moro aqui na Cidade de São Paulo com o meu pai.
    Sou Pobre e trabalho na Empresa e Supermercado Pão de Açúcar como Operador de Supermercado.
    O Meu Endereço para Contato é:
    Rua Antônio Paganini, 326, Bairro Penha, Chácara Cruzeiro do Sul, Cidade São Paulo, Estado São Paulo, Cep: 03732-140.
    Telefone de Contato:
    (11) 26410332.
    Celular para Contato:
    (11) 64016258.
    E-Mail para Contato:
    edsonpcoelho@uol.com.br.
    Gostaria que vocês me enviassem por E-Mail o endereço de livrarias ou revistaria aqui na Cidade de São Paulo que vendem a coleção completa dos gibis antigos de Mortadelo e Salaminho.

    Atenciosamente,
    Edson Pereira Coelho.

Deixe um comentário:

Projeto SobreSites | Sala de Imprensa | Usabilidade
Política de Privacidade | Condições de Uso | Torne-se Editor