Guia de RPG
 Regras do Fórum  .  Busca  .  Membros  .  Grupos  .  Cadastre-se   .  Perfil   Login
Como criar um feiticeiro e escolher suas magias!?!? Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Autor Mensagem
Gatzz

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2005 5:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

eu queria eslarecer uma dúvida alguem pode me ajudar a criar um feiticeiro me indicando magias e taelntos pra melhorar ele?!?!?
Ver o perfil de UsuáriosEnviar EmailVisitar a homepage do UsuárioMSN Messenger
zephirum

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2005 5:56 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu sugiro que não faça um feiticeiro, eles são os mais desfavorecidos do jogo. Mas se mesmo assim quiser fazer, aqui vão algumas dicas.

Com um bom potencial para lançar magias e morrer com um só golpe, fique sempre longe da linha de frente e protegido dos ataques dos inimigos. Muitos monstros inteligentes não gostam de conjuradores, quanto menos de feiticeiros, evite-os.

Quanto às magias, faça assim, pegue magias que te protejam como armadura arcana, escudo arcano, invisibilidade, patas de aranha, vôo, invisibilidade aprimorada, portal dimensional, etc. Não pegue muitas dessas, vôo e invisibilidade aprimorada já são uma boa combinação e podem lhe salvar da maioria dos perigos em niveis próximos do 8. Pegue magias de ataque avassaladoras, de preferência com muito dano e/ou de área. Não se importe muito com magias que causam efeitos secundários nos alvos, foque em dano (bola de fogo e dança da ruina são bons exemplos). Finalmente não se esqueça nunca de pegar Desejo Restrito e Desejo, essas magias abrem um leque de possibilidades para o feiticeiro uma vez que podem simular magias de niveis mais baixos que os feiticeiros não têm. (em algumas campanhas, Dissipar Magias e a versão aprimorada dela podem ser muito úteis também)

Quanto aos talentos, pegue Potencializar Magia, Reduzir Componentes Materiais (Schew Materials, não tenho certeza da tradução), Magia Acelerada e Maximizar Magias. Com esses você já tem 4 dos 7 que um não-humano teria até o nivel 20 (desconsiderando ajustes de nível). Eu aconselho a você tentar pegar a classe de prestígio Arquimago. Pode ser um sacrifício para o feiticeiro gastar 3 talentos com ela, mas como 2 deles são Focos em Magia, um deles sendo preferencialmente em evocação e o outro podendo ser em qualquer outra escola (não aconselho as escolas de Ilusão e Divinação), não é tão ruim. A primeira habilidade que você deve pegar como Arquimago é Maestria em Elementos, que multiplica por 5 seu repertório de magias elementais. As outras habilidades podem ser muito úteis também mas a combinação delas fica a seu critério; aconselho Mestre das Formas (não lembro o nome correto em inglês).

Evite classes de prestígio que não tenha progressão de magias constante.

É só isso que me lembro até agora. Sinta-se livre para fazer um feiticeiro diferente do que eu falei acima, que é baseado em três velhas estratégias: "quem não me alcança ,ou não me vê, não me acerta", "um ataque rápido e destruidor é a melhor defesa" e "se não tiver muitos recursos ao seu dispor, faça-os surgir".

Existem outras maneiras de fazer um feiticeiro não ficar tão ruim quanto ele nasceu destinado a ser, mas boa parte delas inclui pegar níveis em outras classes, então não seria mais simplesmente um feiticeiro.

Espero ter ajudado e imagino que você possa ter perguntas.

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2005 7:20 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu só discordo em dois pontos.Magias de dano com efetios secundários como as Orbes do Complete Arcane podem te salvar várias vezes, pois pasmar e causar dano, e poder correr para atacar denovo pode ser a melhor saída para um Feiticeiro sozinho.
Evite pegar Magias muito cumulativas(seu repertório é pequeno) e abuse da variedade.Se pegou Escudo Arcano, não pegue Armadura Arcana.
Se tem Escuridão, não pegue Nublar.Se tem voar, não pegue salto ou patas de aranha.Lembre-se que os escantamentos e ilusões são o maior trunfo do jogador inteligente(pense em Terreno Ilusório+Imagem Maior, num abismo).Foco em [Encantamento] e Foco em [Evocação] podem ser muito úteis.

Metamagia vai ser complicada pra você.Talvez os Sunden Metamagic se apliquem melhor para o feiticeiro(na realidade acho eles perfeitos para todos os conjurados, pricipalmente o Sunden Quicken Spell).
Talvez Iniciativa Aprimorada e Conjurador Prodígio sejam os melhores para serem pegos no 1º nível(agir primeiro é sempre o melhor modo de se evadir do combate).

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2005 8:19 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Elvish, eu não disse para não pegar magias de dano avassaladoras sem efeitos secundários. Disse para focar no dano.

As orbes do Complete Arcane são excelentes, pois são magias de grande dano e ganham efeitos secundários de "brinde". Combinadas com Vôo e Invisibilidade Aprimorada são um problema enorme para boa parte dos seus inimigos.

Não acho os talentos Sudden Metamagic tão bons pois uma vez pego, só pode ser usado uma vez por dia. Enquanto Conjurador Prodígio faz muita diferença nos primeiros níveis, fica obsoleto a partir do nivel 10. Iniciativa aprimorada pode sim ser um trunfo na manga do feiticeiro mas só em situações em que ele se encontre em um grupo muito pequeno (sozinho ou acompanhado de 1 ou 2), em um grupo grande não faz muita diferença. Além do que, se você quiser armar armadilhas ao invés de partir para o ataque, iniciativa não ajuda em quase nada.

Magias de ilusão são úteis também, nada o impede de usa-las. Mas minhas magias favoritas não são de ilusão, são Bestow Curse e Bestow Greater Curse, excelentes em conjunto com a habilidade Alcance Arcano do Arquimago.

Voltando aos talentos metamágicos, um muito bom para ser usado é o talento Chain Spell para afetar até [nivel de conjurador] inimigos (máximo 20) de uma só vez. Sendo um humano você não precisa substituir nenhum daqueles talentos que já mencionei por Chain Spell.

PS1: uma coisa interessante é um Chain Disintegrate, se os alvos estiverem espaçados demais para que a magia salte, simplesmente escolha uma superfície ou objeto no meio do caminho para gastar um salto e alcançar o alvo que esta longe demais.

PS2: Bestow Curse + Arcane Reach + Chain Spell = maldição em cadeia, excelente para grupos de guerreiros inimigos. Em níveis épicos: Bestow Greater Curse + Arcane Reach + Chain Spell = coitados daqueles que zombarem de você.

E antes que eu me esqueça, talentos são MUITO preciosos para feiticeiros, quanto mais úteis e por mais tempo úteis os talentos, melhor. O mesmo vale para as magias mas não despreze as magias de nível baixo.

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 4:00 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Apesar do Feat ser usado somente uma vez por dia ele te permite um uso a qualquer momento.Então tu pode se safar com um sunden quicken spell.Conjurador Prodígio faz diferença sim cara.Só pelo fato de elvar as Cd's em 1 já o faz tão válido quanto o foco em Magia(que eleva em 2 mas somente uma escola) e de brinde tu tem as magias extras(essas eu tenho de reconhecer que no 10º nível não sào de muita ajuda).

Eu pelo menos, não costumo dar mais de 1 ou dois combates por dia para o meu grupo.Então 1 uso diário já é o suficiente(lembre-se que grandes classes tem boníssimas habilidades usáveis somente 1/Dia).
Chain Spell é um dos melhores realmente.Mas acho que um Sunden Quicken Spell, pro feiticeiro ainda mais, é de gradíssima ajuda.

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 4:32 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

gostei demais das dicas que vcs me derem mais queria dicas de suplementos brasileiros ( omestre não gosta nem sabe ler inglês bem), aí eu gostaria de dicas do suplemento linhagens e tomos e do livro básico mesmo!!!
100+ e muinto obrigado!!!!
zephirum

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 8:35 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Chain Spell está no linhagens e tomos também como talento metamágico, apesar de que não me lembro bem do nome em português, acho que é Magia em Cadeia. Os talentos Potencializar magias, Maximizar maias e Acelerar magias estão no livro do jogador em português.

Elvish, se na sua campanha os talentos Sudden são bons porque só vão combater uma vez por dia, ótimo, mas os talentos em si não são tão bons. Não se deve prezumir que só vai se precisar de algo uma vez por dia. É como prezumir que alguém só vá tirar água do joelho 3 vezes ao dia. E se esqueceu que feitieiro aplica os talentos metamágicos no momento da conjuração? Pegar Sudden Quicken (que, se me lembro bem, é o Sudden com mais requisitos) só para conjurar uma magia por dia Acelerada de nível superior às magias que você normalmente pode lançar Aceleradas é desperdício. Em níveis épicos, os talentos Automatic Quicken, Improved Spell Capacity e Improved Metamagic superam de muito longe qualquer talento Sudden sozinhos, quanto mais juntos, tanto para magos quanto para feiticeiros.

E quanto a Conjurador Prodígio. Não estou com o livro aqui e não lembro bem desse bônus. Se for de +1 na CD para todas as magias, é bom, se for para uma escola, como eu acho que é, é ruim. E se for mesmo da ultima maneira, mais vale pegar Greater Spell Focus em uma escola em que já tenha foco ou foco em outra escola, se for para substituir Conjurador Prodígio por um talento similar e melhor. Mesmo sendo da primeira maneira, no caso de um feiticeiro, que tem uma seleçao limitada de magias, mais vale um Greater Spell Focus.

PS: é melhor eu parar de contar meus segredos em "PS"s como esse.

Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 9:31 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu nau mentendo muito bem de feiticeiro (deu pra percebe q o feiticeiro do grupo é o zephirum né?!?! uahauah ) mas eu concordo quanto a parte de q os feats q so podem ser usados uma vez por dia serem um desperdício....

Ah e não se esqueça dos Misseis Magicos no 1º nivel Razz , eles saum seu arcenal Wink

Para amantes de Artes Marciais e Animes eu apresento TFE - The Fighting Engine (Esperimanta!) http://tfe.gamescorner.com.br/

Visite o nosso Guia de RPG!
Solar

MensagemEnviada: Sex Abr 01, 2005 2:42 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Essa é uma área que eu gosto.

Por mais que digam (e eu mesmo já o fiz) que o feiticeiro é a classe mais desfavorecida do jogo, eu digo o contrário.

Na teoria, ele parece muito ruim. Na prática essa classe sempre me prova ser muito boa. Muito melhor que o mago. Mais perigoso que o clérigo e druida. E, mesmo com seus baixos PVs, tem mais chance de sobreviver que um bárbaro ou guerreiro, com seus tanques de vida.

Vamos esclarecer algumas coisas...

Conjurador pródigo: o conjurador é considerado como se tivesse +2 no atributo relacionado à conjuração, mas somente para estabelecer CDs e usos diários extras.

Considero esse talento útilíssimo, mesmo em níveis altos. Sempre será útil. Se não fosse assim, os conjuradores não se importariam se uma tiara do intelecto é +4 ou +6, pois apenas +2 não faria diferença. Bom, para mim faz.
Em níveis altos, são apenas +2 que decidem se eu tenho um uso diário de Parar o Tempo ou não.

Eu concordo com o Elvish em relação aos Suddens. Eu não gosto de usar talentos metamágicos justamente devido ao seu custo. Os suddens vieram para salvar. É melhor lançar uma Bola de Fogo acelerada do que nenhuma. É apenas uma. Mas, até onde lembro, 1 > 0.

Zephirum, o problema de usar Chain Spell é que o que sobra da corrente é mais fraco e menos eficiente. A CD é -4 e o dano é metade. Pode até ser bom contra um bando de goblins, mas contra inimigos fortes, não vale a pena. E, contra um bando de goblins, é melhor usar uma Bola de Fogo e tá acabada a história.
Apesar de que eu gostei da idéia da Desintegração em corrente. É muito boa. Dá pra colocar um castelo inteiro abaixo com uma única magia.

Quanto ao esquema que disseste sobre Automatic Quicken, deves estar brincando. Já viu a dificuldade que é para pegar uma magia de nível 4 com Automatic Quicken?! Vão-se, no mínimo, 3 talentos épicos. Se for nível 8, são mais 4. Tá meio difícil, não acha? Ainda sou mais o Sudden.

Não deixe de ver o nosso Guia de RPG!
Ver o perfil de UsuáriosEnviar EmailVisitar a homepage do UsuárioYahoo MessengerMSN MessengerNúmero de ICQ
Gatzz

MensagemEnviada: Sex Abr 01, 2005 12:35 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

valew pela força ( e feiticeiro é mil vezes melhor que mago sim, comcordo plenamente com o solar), eu tô querendo pegar uma CP em níveis mais altos qual vcs me recomendam( do linhagens e tomos please)
tô pensando em mestre macabro mas sei não!!!!
Mohammed

MensagemEnviada: Sex Abr 01, 2005 12:47 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Mas não tem um tipo de mago que você gostaria de fazer que você viu em algum lugar ?
Filme, estória em quadrinhos, sei lá.
Tipo, alguma coisa diferente do mago ou feiticeiro igual ao que todo mundo faz ?

MensagemEnviada: Sex Abr 01, 2005 5:40 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

vi sim o mestre macabro sou doido com ele mas não sei comu fazer um personáguem pra ele fikar bom !!!!!!! =^^= por iso pesso dicas de talentos e magis até eu virar um mestre macabro ( o que vai demorar um pouco, Tô no 2º nível)!!!!!
zephirum

MensagemEnviada: Sex Abr 01, 2005 9:37 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Solar, eu joguei com feiticeiro por dois anos e nos ultimos meses tenho jogado com mago, sei do que estou falando. E não sou só eu que digo isso, há discussões nos fóruns da Wizards sobre o feiticeiro estar fraco demais e o clerigo estar muito forte.

Realmente, eu não tinha percebido esse talento, e com tantos suplementos saindo, não tinha dado atenção. (tanto porque eu faço outras coisas alem de jogar RPG)

Se você não gosta de usar talentos metamagicos, não tem problema, gosto é gosto. Mas que são bons, são.

Quanto ao Chain Spell. Não importa se o dano cai a metade ou a CD cai em 4 para os alvos secundários, pelo menos o alvo primário continua numa situação ruim e você ainda pode afetar outros alvos e causar, pelo menos, metade do estrago em cada um deles. E se você for esperto, escolhe o alvo mais forte como alvo primário. Além disso, usar bola de fogo não resolve se alguns alvos estiverem fora da area de efeito, Chain Spell resolve.

Quanto aos Suddens. Você pode muito bem usar várias bolas de fogo aceleradas sem ter o talento Sudden Quicken muito mais de uma vez por dia.

Quanto aos talentos épicos. Acho que se você ler melhor vai perceber a besteira que falou. Só são precisos 3 talentos épicos para lançar TODAS as suas magias como Quicken quantas vezes por dia quiser e sem aumentar o nivel delas. (desde que as magias em questão não sejam provenientes do talento Epic Spellcasting)

PS: vou me controlar para não dizer mais nenhum segredo nos "PS"s.

MensagemEnviada: Sex Abr 01, 2005 9:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

A propósito, em relação ao feiticeiro ser melhor que o mago. Não é assim, e quem teve a oportunidade de jogar bastante com os dois sabe do que estou falando. Não se pode considerar só alguns pontos da curva de poder de duas classes para compara-las, é preciso percorrer, pelo menos, os 20 primeiros pontos dela. E se quiser uma análise mais aprofundada, percorra mais pontos. Mas sempre considere todas as variáveis em questão, ou quantas der.

MensagemEnviada: Sáb Abr 02, 2005 3:29 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Zephirum, isso foi muito engraçado.

Tu disseste uma besteira sem tamanho, e eu não te critiquei, apenas te corrigi. Então tu disseste que minha correção foi uma "besteira que falei".
Huahuahuahua...

Dá uma lida e te atualiza, velho.
3.0 é passado. Procura saber como funcionam os talentos épicos na 3.5 e ficará com vergonha pela crítica que me fizeste.
Nem todos são obrigados a saber, exceto os que criticam. Estes são obrigados a saber. Não foi o teu caso.

Isso não é pessoal. Só estou falando isso para que não torne a se repetir.

-

Quanto à briga Feiticeiro x Mago, eu tenho plena noção do que estou dizendo. Magos têm um atributo melhor, mais magias, mais talentos e benefícios na metamagia. Mas ainda assim, o feiticeiro se faz muito mais útil em combate.

Eu sei porque já joguei inúmeras vezes com as duas classes, sendo uma delas com outro mago no grupo. A conclusão que cheguei é que, neste caso em especial, estatísticas não ajudam. A flexibilidade do feiticeiro o torna muito superior em combate ao mago. Impossível comparar.

Um mago do mesmo nível do feiticeiro, lançará menos magias por dia do que ele. E deste número inferior, ele precisará "advinhar" o que precisará, tentando ter uma estimativa de que o inimigo pode ou não falhar no teste de resistência. Ou seja... o mago lança SONO e os caras passam no teste de resistência. O que fará? Ele não tem outra magia dessas preparada. Já o feiticeiro pode lançar quantas quiser. E esse número é ainda superior ao mago caso preparasse todas as suas magias diárias com Sono. Imagina só o quão bom ficaria um mago com todas as magias preparadas com Sono. Huahuahuahua...

Quanto às várias Bolas de Fogo aceleradas, tu só esqueceste que há um limite de slots...
O mago já não tem muitas magias diárias. Imagina só usar todos os slots de nível 7 para Bolas de Fogo Aceleradas. Sem contar que são de nível 7!!! Ao invés de acelerar uma Bola de Fogo, eu preferiria tacar um Cone Glacial potencializado, que causaria 19d6, no mínimo. Poderia causar até 21d6. É menos dano do que seria um Cone Glacial potencializado e 1 Bola de Fogo acelerada, mas ao menos usam apenas 1 magia e só é necessário 1 talento.
Bem, mas como eu dizia... haja talento!

Essas discussões da Wizards são discussões normais, como estas que temos nos fóruns. Mas eu, particularmente, não consigo entender como pode que pessoas que tenham jogado com estas classes digam isso. Só o lance de ter que preparar magia do mago já é uma rocha enorme no meio do caminho. Pelo menos se ele não tivesse tão poucas magias diárias...

Não deixe de ver o nosso Guia de RPG!
Ver o perfil de UsuáriosEnviar EmailVisitar a homepage do UsuárioYahoo MessengerMSN MessengerNúmero de ICQ
Mostrar os tópicos anteriores:      
Responder Mensagem

Ir para:   

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.