Guia de RPG
 Regras do Fórum  .  Busca  .  Membros  .  Grupos  .  Cadastre-se   .  Perfil   Login
O Despertar Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Autor Mensagem
Willian bolton

MensagemEnviada: Seg Mai 02, 2005 6:48 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Digamos que você esta jogando com um personagem humano. Com o tempo, ele é desperto por alguam situação de perigo ou por causa de algum trauma. O que esse mago iniciante seria capaz de fazer? Como seria esse desperat dele (podem me dar exemplos)? E quando algum mentor iria aparecer para ensinar ao jovem e recem-desperto mago sobre o que ele é?

Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Ter Mai 03, 2005 4:29 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O que esse mago iniciante seria capaz de fazer?
Sem ensinamento de um mentor nem de um avatar, provavelmente nada! Ja que provavelmente ele nem vai saber que pode fazer magika!!! Entao possivelmente um ou outro efeito sim-ples e sem controle!!!
Como seria esse desperat dele (podem me dar exemplos)?
O despertar vem com uma epifania! Podem vir de N fatores desde uma situaçao complexa até uma coisa simples!!
E quando algum mentor iria aparecer para ensinar ao jovem e recem-desperto mago sobre o que ele é?
Depende! Talvez um mentor nunca chegue! Talvez ele ja esteja la antes do mago despertar!!!

"Mágika...desde o começo da sociedade moderna, esta palavra tem causado medo, e sempre nas mentes mais céticas ela pode evocar poder silenciosamente. Mas mágika não deve ser temida... mágika não é um pecado..."
Ver o perfil de UsuáriosMSN MessengerNúmero de ICQ
Willian bolton

MensagemEnviada: Qui Mai 05, 2005 4:26 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

E digamos que esse Mago seje um carniçal correndo perigo de ser morto por um vampiro. O que ele poderia fazer e como ele descobriria que é pode fazer coisas que outros não podem se os efeitos são simples e sem controle?

Pode me dar um exemplo de algum despertar? O que vocês colocam no preludio do mago de vocês serve...só pra ter uma idéia mesmo.

Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Qui Mai 05, 2005 6:36 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sei la! Tipo o Mago corre sendo perseguido pelo vampiro quando subtamente ele tropeça o vampiro se aproxima e ele sem querer atira um raio que joga o morto vivo longe!!! é um efeito sem controle que provavelmente ele vai pensar depois "Nossa eu fiz isso??"

No caso do despertar podem ser n coisas! Tem gente que desperta depois de ler um texto, ou depois de sobreviver a um acidente ou depois de uma overdose ou sei la! É variado isso!!!

"Mágika...desde o começo da sociedade moderna, esta palavra tem causado medo, e sempre nas mentes mais céticas ela pode evocar poder silenciosamente. Mas mágika não deve ser temida... mágika não é um pecado..."
Kevin Scott
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Qui Mai 05, 2005 6:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olha só, eu ñ tenho nenhuma ficha minha aki entao fica dificil te dar em exemplo(eu anoto os prologos na ficha mas depois eu acaba esquecendo) assim que eu puder eu posto ai o prologo da minha Maga Verbena que despertou durante uma celebraçao de Beltane!! Se alguem ai tiver alguma historia de despertar pode postar aki ou na parte de Contos!! Vamos tentar animar essa area de mago!!!

Scyllas
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Qui Mai 05, 2005 6:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Há Tradições q criam enigmas para akeles q estão propensos ao Despertar sem saberem disso. Assim qnd conseguem decifrá-lo eles Despertam.
O Despertar ñ é algo catalogado, varia muito de pessoa pra pessoa e de situação pra situação.

Veja nosso Guia de RPG!
Ver o perfil de UsuáriosEnviar EmailMSN Messenger
Gilriel

MensagemEnviada: Qui Mai 11, 2006 6:00 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O Despertar é algo que até hoje me fascina. Por mais que o próprio livro tente dar uma certa definição, ela ainda é vaga o suficiente para que o narrador e o jogador quebrem a cabeça durante um bom tempo até encontrar uma imagem adequada para cada personagem criado. Impressionante, não?

Os Euthanatos, por exemplo, geralmente despertam em um ritual chamado de Pequena Morte. Trocando em miúdos, eles precisam "morrer" e "renascer" para obter mais profundamente o conhecimento da Roda. Como isso acontece? Da maneira que vc e o seu narrador julgarem mais adequado. Posso citar dois exemplos meus.

Amanda, minha primeira Euthanatos, despertou mais de uma vez. Não que ela tenha feito isso numa mesma história, mas como meu narrador era iniciante na época, ele fez um despertar, e depois outros, até que encontrou o mais adequado à narrativa. Na primeira vez, a mentora dela apondou uma arma para a testa dela e disparou. Nesse instante, ela acordou em um mundo sombrio e acinzentado, no meio de uma estrada. Em um extremo da estrada, uma cidade de prédios caídos e amontoados, aparentemente deserta. No outro extremo, um cemitério. Ela caminhou para a cidade, mas a distância parecia não diminuir nunca. Cansada, Amanda resolveu retornar e se encaminhar para o cemitério. No portão surgiu um cavaleiro de armadura escura, apenas os olhos aparecendo por detrás da máscara. O cavalo possuía seis patas (alguém se lembra do summon Odin dos Final Fantasys? era esse mesmo). O cavaleiro apontou com a espada para a cidade e para o cemitério. Amanda avançou para o cemitério e foi despedaçada antes mesmo de compreender o que acontecera. Assim seguiu-se por diversas vezes, enquanto ela era induzida ritualmente para a Pequena Morte até descobrir para onde deveria ir ou o que deveria fazer.

Kairi, minha segunda Euthanatos, teve um despertar mais sombrio, e nada induzido. A garota já possuía um histórico problemático (que aliás, foi um prato cheio para minhas interpretações; me apaixonei completamente por essa personagem) de excessos por parte do padrasto. O velho não só se divertia em abusar dela, como também em espancá-la violentamente. Em uma das noites em que ela se atrasara da faculdade para casa, ele a acorrentou no porão, açoitando-a até fazê-la sangrar e abusando dela no meio do processo. Antes que ele pudesse terminar algo, Kairi murmurou uma reclamação, e o padrasto, irritado, bateu com a nuca dela na parede. A jovem caiu inconsciente, e acrescido da perda de sangue pelos ferimentos anteriores (inclusive um ferimento mais sério provocado por uma briga na escola, que já havia debilitado sua resistência), adentrou na Pequena Morte. Nesse momento ela despertou.

Vamos pular para a minha Ksirafai. Os Ksirafai possuem outro estilo de despertar (não menos violentos, na minha opinião). Normalmente, os iniciados são espancados até que enxerguem um dos anjos sombrios (Azrael, Uriel, Miguel...). Entretanto, fugindo do padrão, a minha Ksirafai despertou de outra forma. Era o aniversário de sete anos dela, na corte de Constantinopla, e aquele que viria a ser seu mentor a levara sorrateiramente da casa para um passeio. Enquanto ela dormia no colo dele, um grupo de magi invadiu a casa dela, assassinando impiedosamente todos os que se encontravam em sua festa, exceto sua mãe, que seria usada para encontrá-la. Sahira acordou em desespero pelo sonho que tivera, e antes que o mago pudesse fazer qualquer coisa, ela se teleportou de volta para casa, vendo cada uma das atrocidades que aquele grupo cometera. Em meio ao seu desespero infantil e ao pedido fervoroso por um auxílio divino para salvar a si e a sua mãe, desceu dos céus um anjo imponente, de longas asas e portando uma lança afiada em sua mão direita. Ele apresentou-se como o Arcanjo Uriel, e guiou a mão da menina em golpes precisos para se defender. E esse foi o despertar dela.

Tudo bem, não foram extamente detalhados, mas tive que dar uma resumida nos fatos para poder citar alguns exemplos. Recomendo dar uma olhada inicialmente no próprio livro de regras, como funciona superficialmente a iniciação de cada tradição/ofício, e a partir daí construir o seu próprio despertar.

O exemplo da Sahira foi um em que ela, mesmo antes do despertar, executou alguns efeitos. Isso é possível e até mesmo bastante comum. O mago prestes a despertar, pode vir a executar efeitos até mesmo maiores do que o arete permitiria. No caso dela, Teleporte (Conexão 3/4). A Amanda destruía os móveis do seu quarto durante as suas viagens astrais com Entropia 4 (apesar de ela, depois de desperta, possuir unicamente arete 2). No ato do despertar, também é bastante comum de o mago realizar alguns efeitos, mesmo sem saber como o está fazendo. A Sahira também demonstrou esse exemplo. Agora, quanto a existência ou não de um mentor, nem todos os magi possuem mestres que os ensinam. O melhor exemplo são os Vazios. Raramente eles possuem mentores, mestres, professores, ou qualquer que seja o nome dado. Mas nesse caso, esferas em níveis sensoriais (qualquer uma em nível 1) podem ser aprendidas sem nenhum pré-requisito. A partir daí, ou o mago possui um mentor (até mesmo o colega de classe mais esperto que vc) ou vc aprende com o avatar, em uma espécie de epifania como a do despertar.

O estilo de despertar que Scyllas comentou é bastante típico da Irmandade de Akasha. Eles são peritos em jogar seus iniciados em uma busca para a resposta de coisas do tipo: "Qual é o som de uma mão batendo palma?" No momento em que o iniciado descobrir a resposta, ele adquire a Iluminação e desperta. Ou o caso do Neo, do Matrix, um perfeito despertar de um Adepto. "Escolha a pílula vermelha ou azul, uma delas te mostrará a realidade, a outra te devolverá para a vida programada".

(\/)
(O.o)
(><)
Copie o Coelho na sua assinatura e o ajude em seu caminhode dominação mundial
Ver o perfil de Usuários
Alexis 'Daat'

MensagemEnviada: Sex Mai 12, 2006 12:16 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

willian, apesar das outras explicações, tive mais idéias pra responder diretamente as suas questões, então, só vou comentar sobre algum outro post se algome vier a mente na hora...

O Despertar: primeiro devo dizer que não há uma regra específica pra despertar... pelo que li no livro, um despertar gradativo étão comum quanto um despertar espontâneo, ou seja, não se atenha a idéia de situação de risco ou trauma... o despertar pode vir de qualquer...só o fato de o personagem ter despertado, quer dizer que ele foi guiado a isso de alguma forma... pode colocar que ele começou a ver o sinais do despertar bem cedo,e só despertou na faculdade por exemplo...o grande lance é que é sempre um fato marcante... sempre há um momento em que o personagem começa a ver o mundo diferente, e essas nuances conceituais acerca do mundo são o que há de mais explendoroso no despertar... narrar a forma como o recém-desperto enxergou a mudança no mundo, alias,a forma como ele enxergou o mundo como ele realmente é, é bem legal

bom, ao despertar, em geral, pelo que sei, no espontâneo, o desperto pode fazerqualquer coisa, qualquer efeito, conivente com a cena, ou seja, no momento que ele passa pelo despertar (ao meu ver isso só acontece no espontaneo)ele produz um efeito qualquer, sem exceção... por exemplo: o personagem despertadurante a queda de um penhasco, então ele poderia despertar com forças 2, levitando, ou com vida pra resistir ou criar asas, e isso não quer dizer que ele vá seguir o caminho dessa esfera mais adiante...

o mentor nem sempre aparece, tanto que existem os órfãos... o mago provavelmente demoraria mto pra cnseguir desenvolveralgum conhecimento mistico e provavelmente o desenvolveria com mtas limitações, e ate com doias meio bobas, como sempr eprecisar de um relogio nopulso pra usara esfera do tempo, ou achar que precisa estar com determinado par de tênis pra correr rapido (forças 2)

Comentario sobre outro post: Kevin, não haver um mentor não significa que o desperto não saiba da magika... quer dizer que ele não vai ser treinado de acordo com uma das linhas misticas tradicionalistas, masa magica ta na frente dele o tempo todo... ele não tem como não ver "uma vez com os olhos se abram à realidade, nunca mais se fecham"... outra coisa, o avatar SEMPRE estará presente, ainda que por sussurros ou meras sensações leves, variando apenas do nivel do avatar ou das qualidades que ele possui...

Carniçal: no caso de correr perigo por um vapmiro, provavelmente ele despertaria fazendo um ataque violento no vampiro, em função do medo... seria um despertar espontaneo, com falei mais acima... com a diferença que, além das esferas,ele tem as disciplinas que um carniçal pode ter, só que só as mantém bebendo sangue de vitæ... se deixar de ser carniçal, nunca mais poderá se tornar carniçal denovo... os efeitos iniciais,num despertar espontaneo,são movidos a uma emoção muitoforte pelo que pude analisar... a menos que o mago precise muito, ele nao faz, assim como nos testes com superação de foco,antes da hora... quando um magus perde seu foco, ele pode tentar fazer a magika assim mesmo, mas como ele acredita muito que o foco é necssario, em geral ele simplesmente não faz a magica,a menos que precise muito... ai faz um teste de arete com dif+3... caso o magus ja possa deixar de usar o foco, ele não precisapassar pela necessidade do uso da magica, como se isso dependesse da vida dele... ele pode só querer tentar fazer sem, pois elecomeça a notar que a mágica vem unicamente dele, e que o foco apenas é um auxilio, e não uma regra...

No caso do despertar dentro das tradições...bem, até onde sei não há uma forma específica de analisar sealguém está propenso a despertar,pois todos sempre estão... no caso das tradiçõesque impõem certos testes,eles o fazem até como forma de estimular reflexões, o que, dentro de muitas culturas (como a akashi ea tanatoica classica) podem realmente levar ao despertar... mas em via de regra isso não existe... o que pode aconteceré o mago analisar uma futura ruptura na realidadeem algum lugar, ou talvez medir as probabilidadesde um proximo despertar em algum lugar especifico, mas acho que nesse segundo caso em especial, isso seria bem dificil... quando o desperto ja nasce inserido em uma tradição, mesmo que el enão desperte, provavelmente será um acólito... caso desperte, qualquer motivo pode ser atribuido, como o caso dos enigmas importas por certas tradições, mas vale ressaltar que isso é de livre escolha do narrador e do jogador, não havendo regra especifica...

Gilriel: gostei muito da sua segunda historia em especial... gosto desses personagens problematicos e com grandes traumas, mas acho que esses rituais, como o Pequena Morte que você citou, acho que são de iniciação, e não de despertar... o despertar só pode ser induzido por quem possui espirito 9... pelo que sei, esses testes são pra ver quem é digno de fazer parte da tradição (do otno de vista de certas facções, claro) e também pra costuma-losao fardo que vão carregar (no caso dos eutanatos eu afirmo, dos ksirafai não porque não os conheço direito)... mas acho que são de iniciação...

MensagemEnviada: Sex Mai 12, 2006 3:34 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Como eu disse, "geralmente" ocorre assim. Digo isso por dois motivos. Um, porque a maioria dos textos e histórias de personagens Euthanatos (a Amanda, da história inicial do Mago: A Acesnção 2nd Edition, por exemplo), passa por algo semelhante, e segundo, porque as minhas personagens sempre passaram desta forma ^^'. Realmente a Pequena Morte é um ritual de iniciação, e no caso da Amanda (a minha Amanda ><), foi um Despertar direcionado. O da Kairi eu não saberia dizer... Não apenas não continuamos aquela história (um dos jogadores entrou em uma crise com o personagem dele) como eu não me senti muito motivada a perseguir mais a fundo o passado místiko dela. Pelo menos daquela vez eu tinha certeza de que background nenhum teria influência para o jogo, de modo que apenas me ative a idéia principal do personagem quando humano, e apenas o suficiente para que me desse uma boa base de interpretação. Se foi induzido ou não, eu não saberia dizer, mas certamente ela passou pela Pequena Morte durante o seu Despertar Wink

No caso dos Ksirafai, vou transcrever o trecho que trata do comentário em particular. Sim, é relacionado à iniciação do novo dedaleano, mas também trata do Despertar do mesmo ^^.

"Iniciação: Um novato promissor é observado por seu futuro mentor, frequentemente muito antes de ele se conscientizar da existência do grupo. Um mentor o testa à distância; se ele passar, o mentor oferece um lugar numa sociedade de elite. Segue-se um ano de doutrinação, durante o qual o iniciado (chamado Ignorante) é instruído no conhecimento do Exército dos Anjos Secretos. Durante uma iniciação terrível, o jovem é levado através de uma caverna, espancado e obrigado a fazer um juramento. Espera-se que o Ignorante Desperte com a visão do Arcanjo Miguel saudando-o como agente de Deus. Se a visão não vier, o juramento é recusado e o Ignorante é introduzido em uma sociedade menor - os Etfalti - de aliados não-Despertos."

Entretanto, existe um porém nessa questão. Ainda não sei se foi de propósito ou não, mas dois livros possuem divergências de informações. O Mago: Cruzada dos Feiticeiros, de onde retirei esse trecho, fala dos Etfalti como um grupo de aliados Adormecidos dos Ksirafai. Em outras palavras, aqueles que tomam conhecimento da Convenção mas não despertam, ficariam nesse grupo. Entretanto, o suplemento Swashbuckler's Handbook, os trata como uma força de elite dentro dos prórpios Ksirafai. Magos bem despertos e com um fanatismo além de qualquer consideração, dedicados exclusivamente a seguir as ordens dos Anjos Sombrios. Então, eu realmente não saberia dizer o quando é confiável essa iniciação, nem o Despertar deles...

Ps. Mesmo não tendo me aprofundado no passo místiko da Kairi, eu ainda tenho os rascunhos da história dela como humana. Foi um trabalho em conjunto com um amigo meu, enquanto nos divertíamos em montar uma narrativa simples por msn. Se quiser, posso juntar o que eu tenho e tentar montar em uma história coerente (já que até o momento ela só faz sentido pra mim ^^) e mandar pra vc Alexis.

(\/)
(O.o)
(><)
Ver o perfil de Usuários
Alexis 'Daat'

MensagemEnviada: Sex Mai 12, 2006 3:53 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

bom, com relação aos ksirafai, eu diria pra dar mais credibilidade ao cruzada... suplementos sempre me parece erroneos em excesso, entretanto, a ideia do swashbuckler's me pareceu mais coerente, levando em consideração que o despertar não segue uma logica especifica pra ser previsto... a menos que os ksirafai possuem um oraculo...alias, mesmo quen ão possue, seria uma jogada muito interessante que complementaria muito uma narrativa... enfim, entendi sim o que você quis dizer...

com relação a kairi, po,se quiser até te ajudo a transforma-la num personagem completo, ao inves de rascunhos de mulher mundana... pode me adicionar no msn se quiser que,caso queria a minha ajuda, to dentro >.<

MensagemEnviada: Sex Mai 12, 2006 4:24 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pois é, tanto eu quanto meu narrador concordamos neste ponto. A sensação que nos deu é que a White Wolf tenha dado uma derrapada e ajustado a idéia dos Etfalti no meio do caminho. Se torna interessante para a interpretação a divergência das duas informações (contanto que o narrador possua o conhecimento do suplemento), pois numa convenção tão pirada quanto as dos Ksirafai, eu não duvido que seus membros menos importantes tenham conhecimento de metade do que ocorre dentro daquela ordem. A começar pelos dois Maximi Resplandescentes... Ambos são figuras de mantos e máscaras, cujos nomes e rostos ninguém tem conhecimento... Creepy XD

Adoraria a ajuda com relação à Kairi. Eu inclusive tenho o esboço (mental este, pois nunca foi pro papel) de alguns momentos pós despertar dela... Devidamente adicionado ^^

(\/)
(O.o)
(><)
Ver o perfil de Usuários
serra_angel1

MensagemEnviada: Sáb Jul 08, 2006 12:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

meu personagem é 1druida medieval... tem 360 aninhus.. e ainda n consegui despertar ele para quintescencia.... pls me ajudem.. eles só viveu num templo por 120 anos e agora vai começar a viajar pelo mundo preciso de ajuda... plsss
Ver o perfil de Usuários
Alexis 'Daat'

MensagemEnviada: Dom Jul 09, 2006 3:22 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

vc tem certeza que isso é mago??? me parece mais d20

MensagemEnviada: Dom Jul 09, 2006 11:03 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

eu quero transformar ele num mago sabe...
o mestre liberou usar quintescencia + pra issu eu tenhu que descobrir como...
ai tow pedindo ajuda...
Ver o perfil de Usuários
Alexis 'Daat'

MensagemEnviada: Dom Jul 09, 2006 10:20 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

olha, quintessencia é uma coisa normal em mago... acho que, pensando racionalmente, nenhum narrador impediria o uso da quintessência

Responder Mensagem

Ir para:   

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.