| Autor |
Mensagem |
Mohammed

|
Enviada:
Qui Mar 17, 2005 4:51 pm |
  |
Eu achei esse assunto interessante e digno de um tópico próprio.
Pelas imagens os amigos podem ver que as bestas diferem muito uma da outra para seram classificadas simplesmente como leves e pesadas.
Gostaria de propor uma discussão a respeito, mas antes de mais nada uma breve comparação entre os sistemas D&D e AD&D.
Réplica decorativa feita na Itália. Custa 30 dólares... |
_________________ Se observar o abismo por muito tempo, vai notar que o abismo também observa você. |
|
 |
 |
Mohammed

|
Enviada:
Qui Mar 17, 2005 5:02 pm |
  |
Uma recapitulação:
| Citação: | | Matsu Aoshi escreveu: | | Mohammed escreveu: | | Matsu Aoshi escreveu: | Outra coisa...
Acho que as armas mais fracas a distancia são as bestas (todos os tipos), pistolas e mosquetes, pelo menos nas regras do jogo... Concordam comigo ? |
Depende.
Concordar que isso está realmente nas regras ou concordar que as regras estão boas assim ? |
Não está explícito nas regras que as armas são fracas, é uma opinião minha, na realidade as armas citadas, são armas extremamente letais que revolucionaram o campo de batalha de suas épocas.
Minha pergunta é: Segundo as regras de D&D para bestas e armas de fogo, eu as considero bem mais fracas que arcos e armas de arremesso.
quero saber se concordam com minha opinião de que essas armas estão fracas comparadas a outras ou comparadas a realidade, ou se acham que do jeito que se encontra nos livros elas já estejam bosa demais ? |
| Mohammed escreveu: | Matsu.
A besta e as priemrias armas de fogo existiram simultâneamente por muitas décadas.
Na Europa, claro, na china já existia a besta 1500 anos antes e as armas de fogo uns 300 anos antes.
Mas já que estamos falando de tecnologia ocidental, digo que as armas de fogo não eram boas o suficiente para substituir a besta, que causava mais dano e tinha alcance maior.
Quando a arma de fogo é melhorada, ela vai subistituindo a besta gradativamente. |
| Paulinho escreveu: | sim, mas a força que uma besta possui pode perfurar uma armadura pesada...
arcos muitas vezes não..... |
| Mohammed escreveu: | Somente as maiores e mais pesadas bestas podiam perfurar armaduras.
É por isso que desconsidero o que dizem as regras.
Não acho justo considerar todas as bestas com o mesmo dano e alcance.
Com toda certeza uma besta leve e uma pesada de um ferreiro são diferentes das bestas leves e pesadas de outros ferreiros.
Se quiser 100 bestas iguais, com mesmo dano e mesmo alcace, ou deve pedir ao mesmo ferreiro pra fazer ou ele deverá seguir rígidas istruções na fabricação.
Por isso eu não imponho limites na besta, exceto uma relação dano/tempo de recarga.
Quanto maior for o tempo para recarregar, maior o dano da seta.
Dessa maneira podem existir bestas que causam de 1d6 até 2d8 de dano, talvez mais.
Mas estou falando de bestas medievais. |
| Mohammed escreveu: | As primeiras bestas manuais podiam ser usadas sem molinete.
usava-se uma luva de malha ou manopla (com as mãos nuas é impossível, vai cortar a mão) ou então um gancho preso ao cinto que prende a corda para o local.
Mas essas bestas eram pouco eficientes.
Não perfuravam armaduras e nem podiam cobrir grandes distâncias.
A única coisa que a besta tem de bom em relação ao arco é que não precisa de muito treinamento pra usar.
Fora isso, ter arqueiros é melhor que ter balestreiros. |
|
|
_________________ Se observar o abismo por muito tempo, vai notar que o abismo também observa você. |
|
 |
 |
Mohammed

|
Enviada:
Qui Mar 17, 2005 5:05 pm |
  |
Antes de mais nada, bestas não causam dano.
O que causa o dano são as setas.
Parece óbvio mas vamos seguir passo a passo.
Então as setas causam 1d6 de dano.
Só por comparação, em AD&D o arco longo (vamos aceitar que trata-se do arco longo de freixo inglês) causa 1d6 e 1d8 por dano com flecha de caça e flecha de guerra, respectivamente.
O arcabús causa 1d10.
Em AD&D não há bônus de força para ataques à distância. Como funciona na 3ª edição ?
Alguém pode explicar a cadência de tiro ?
Em AD&D temos 1/3 para o arcabús, 2/1 para o arco, ½ para a besta leve e 1 para a besta pesada.
_
Bestas com molinete acoplado do século XV |
|
 |
 |
Paulinho
|
Enviada:
Sex Mar 18, 2005 12:30 am |
  |
a cadencia de tiros depende de uma serie de coisas....
talentos, nivel do personagem, td mais....
um personagem de nivel 5, guerreiro, teria uma cadencia de tiros de inicialmente 2/1
e besta 1/1
sinceramente não entendi o proposito deste topico. ( )
sobre a citação que voce fez minha ali...
uma besta pesada em que um tiro é dado dessa besta em linha reta contra uma armadura pesada, fura a armadura....
um arco composto, nas mesmas condições, é capaz da pessoa sequer ter força pra puxar a corda do arco.....
um arco simples com flecha de madeira, mal fura uma lata de aluminio....
com flecha de fibra de carbono, fura, mas isos não existia naquela época...
as flechas furavam as as armaduras pq elas eram atiradas para cima....
era uma superficie extremamente fina que vinha de cima, e cotnava com a velocidade e seu peso (que nãoe ra tanto assim, era mais pela velocidade)
bom, o q eu quero dizer é q de fato, uma besta pesada, só d vc atirar, vc fura a armadura....
um arco não....
ps.: isso tudo é por causa das minhas bestas de mão?  |
_________________ Now let´s all get drunk and play ping-pong! |
|
  |
 |
Mohammed

|
Enviada:
Sex Mar 18, 2005 1:18 am |
  |
Paulino.
Esquece isso, cara.
Foi só a desculpa que eu precisava pra criar um tópico.
Eu sempre fiz tópicos assim, mas de uns tempos pra cá eu tinha parado por falta de inspiração.
Esse tópico, como outros criados por mim, vai servir laboratório para regras opcionais.
A famigerada besta de mão. Essa imagem é de uma peça decorativa.
Nem sei se existiu mesmo alguma coisa assim. |
|
 |
 |
Mueller

|
Enviada:
Sex Mar 18, 2005 11:14 am |
  |
O bonus de força é aplicado por que um arco reforçado deve ser mais dificil de ser "curvado" durante um disparo! Eu como mestre aplico penalidades ao jogador que dispara um arco reforçado +4, tendo modificador de força +2, por exemplo! |
_________________ Não tenha medo de participar, o Fórum de RPG sobresites foi feito para isso. |
|
   |
 |
Halfling
Moderador

|
Enviada:
Sex Mar 18, 2005 11:39 am |
  |
| Mueller escreveu: | | O bonus de força é aplicado por que um arco reforçado deve ser mais dificil de ser "curvado" durante um disparo! Eu como mestre aplico penalidades ao jogador que dispara um arco reforçado +4, tendo modificador de força +2, por exemplo! |
Na verdade ele não teria a força necessária para curvar o arco, por isso o arco reforçado +4 so pode ser usado por jogadores com bonus de força +4.... |
_________________ Let´s play!
Para amantes de Artes Marciais e Animes eu apresento TFE - The Fighting Engine (Esperimanta!) http://tfe.gamescorner.com.br/
Visite o nosso Guia de RPG! |
|
    |
 |
Mohammed

|
Enviada:
Sex Mar 18, 2005 1:34 pm |
  |
Como é ? Bônus de força de +4 ?
Mas precisa ter força superior a 18 para isto, não ?
Já fizemos um tópico sobre arcos antes, mas acho que vale a pena repetir algumas iformações.
Os arcos são divididos por quilos.
Arcos curtos seriam arcos de 20kg, um arco longo de freixo, aquele dos filmes de Robin Wood, são considerados arcos de 40kg, mas haviam até arcos de 60kg.
Isso significa que retezar um arco longo significa puxar um peso de 40kg.
Você pode até puxar a corda do arco, mas quanto tempo poderá mantê-la assim ?
Com a besta não há esse problema, uma vez puxada a corda, ela ficará assim até a seta ser disparada.
No caso, eu proponho que exista uma força mínima pra usar o arco de forma eficaz.
Um arco de 20kg necessita de força 13, um de 40, força 15 e um de 60, força 17.
Nesse caso o bônus por força pode ser aplicado.
Note que dessa maneira, não importa se o arco é comum ou composto.
Um arco composto de 20kg é menor que um arco comum de 20kg.
Se alguém tiver dúvidas do que vem a ser um arco composto, pergunte.
Caso o PJ não tenha a força necessária, sofrerá uma penalidade e o arco não será tão eficaz nas mãos dele.
Já a besta, tem uma força mecânica, que não depende do PJ.
A própria besta tem força 17, ou 21, ou até 30, dependendo do tamanho da besta, incluindo-se as balistas ou balestras.
Noc aso, teremos que balancear o tempo de preparo com o dano.
Quanto maior o dano, maior o tempo de preparo antes do disparo.
Sugestões ? |
|
 |
 |
Mohammed

|
Enviada:
Sex Mar 18, 2005 2:36 pm |
  |
Mais alguém aqui reparou que a segunda besta que eu postei serve para atirar pedras ou projéteis ? |
|
 |
 |
Mario Maligno do Armario

|
Enviada:
Sex Mar 18, 2005 2:46 pm |
  |
Eu pensei: "Q besta estranha, parece um estilinge..."
Mas naum achei q era para atirar pedras mesmo....Agora eu sei... |
_________________ "Eu rio na cara do perigo"
Simba-Rei Leão
Visite o nosso Guia de RPG! |
|
   |
 |
Mohammed

|
Enviada:
Sex Mar 18, 2005 3:17 pm |
  |
Na verdade foi uma dedução de minha parte… |
|
 |
 |
NICKODHEMUS

|
Enviada:
Sex Mar 18, 2005 5:04 pm |
  |
NICKO O ARQUEIRO, DIZ:
unica e exclusivamente por causa do preço é que não dá pra falar muito sobre, mas :
Eu tenho uma besta de caça (uso pra decoração), quando comprei, podia-se escolher os tipos por libras, 50 de mão, até uns 80 tinha...
a minha tem 350 libras de força de impacto a 18m usa setas de metal com ponta cirúrgica quadrupla... segundo quem me vendeu substitui uma espingarda na boa e acima de 200 libras é necessário registro.
custa muito caro atirar com isso, até onde eu li, na idade média a força desses arcos era de no máximo 100 libras e isso é muito!!!
foi revolucionário, e é o material do arco que define a força da arma e não o tamanho, os de fibra podem ser reforçados e tals, mas eram de metal no passado...
se tu erra o saco de areia ( feno não serve) a seta já era...
ótimo tópico e os rpgista só não usam por conta da cadencia do arco que é maior... é mais número...
bestas ocupavam menos espaço de disparo, eram armas mais caras mas de munição mais barata, eram mais potentes e simples de atirar, até um urso cego maneta usava, e o arco era substituido com muita frequencia porque ia perdendo a força.
e num vem falar que nicko é maniaco, comprei im loja de velharia, refugo do exército no centro de curitiba. |
_________________ NADA MAIS PRÁTICO QUE UMA BOA TEORIA !
Nós somos os mais inteligentes, nossos combos são mais matadores, nossa taverna sai mais briga, nossas mulheres são mais gatas, temos os anões mais ranzinza e os elfos mais...
http://www.sobresites.com/rpg |
|
   |
 |
Paulinho
|
Enviada:
Sex Mar 18, 2005 5:48 pm |
  |
ah, blz... heheheh
pensei q fosse por causa da besta de mão!!!
mas voce viu ali q existem bestas de mão
hUHAUahA
| Citação: | | Arcos curtos seriam arcos de 20kg, um arco longo de freixo, aquele dos filmes de Robin Wood, são considerados arcos de 40kg, mas haviam até arcos de 60kg. |
cara....
c ja pegou um arco na mão?
um desses, arcos longos ingleses e talz....
c tiver dois quilos, é muito
eu tenho um arco feito de fibra e ele não chega a pesar um quilo!
um arco composto (um arco "dentro" do outro) feito da maneira antiga, medieval, não tem mais do q 3, 4 quilos.....
20 kg pra um arco é demais cara....
a não ser q seja a "força pra puxar" a corda....
dae sim.... |
_________________ Now let´s all get drunk and play ping-pong! |
|
  |
 |
Kossuth

|
Enviada:
Sex Mar 18, 2005 7:29 pm |
  |
Sim, obviamente ele estava falando da tensão da corda...
O arcabus é arma de fogo mesmo? É que eu fui influenciado muito por um jogo que tinha o arcubus muito semelhante a uma besta, que disparava setas. Por isso a confusão. Alguém tem uma foto legal aí? |
_________________ "Kossuth, the Lord of Flames, the Firelord, the Tendril of Flames" |
|
   |
 |
Mohammed

|
Enviada:
Sex Mar 18, 2005 8:07 pm |
  |
Nikodemus
Estava viajando, não ? Seja bem-vindo novamente ao fórum.
Seria interessante saber a fórmula pra transformar libras em quilos.
Porque esses ingleses não usam o sistema métrico como todo mundo ?
Interessante sua arma, um conhecido meu tem uma besta de mão moderna, toda de metal e tal.
O diferencial da besta para o arco, a meu ver, é a força.
Se o máximo que conseguimos com o arco é uma força de 60 quilos, com a besta podemos ultrapassar isso de longe.
É então que entra a relação custo/benefício que é o dano/tempo de preparo.
Só não me ficou claro esse negócio da cadência de tiro.
Paulinho
É isso mesmo.
Um arco de 40 quilos é um carco que pra puxar a corda é como puxar 40kg, uns 15 com um braço e uns 25 com o outro, mais ou menos.
Sobre essa besta de mão, se você notar o gatilho da imagem, verá que é tipo revolver. Não deve ser réplica de arma medieval.
E é uma arminha meio fresca, não acha ?
Kossuth
O arcabús é uma arma de fogo, mas você não precisa usar necessariamente balas redondas.
Não é impossível que se tenha usado setas de madeira com pontas de ferro quando a pólvora não era potente o suficiente ou então porque os caras não tinham noção mesmo de quanto estrago era necessário causar.
Essa imagem é de uma arma de fogo ainda mais antiga que o arcabús:
Arma de fogo primitiva. |
|
 |
 |
|
|
|