| Autor |
Mensagem |
Elvish Paladin

|
Enviada:
Dom Mar 27, 2005 5:44 pm |
  |
Bom, quem está acompanhando o tópico Destreza e Força somadas está a par das origens da discussão.
Eu estive pensando.Acho que encontrei um jeito de equilibrar o combate em D&D.Principalmente o dano.
É bem simples, na próxima campanha que iniciar vou fazer o seguinte:
Dano-continua normal
Ataque- Destreza vai substituir o mod de For.
Se o cara quiser dano vai ter que jogar tudo em For.Se quiser acerto vai ter que colocar em Dex.Assim o cara pode ter Dex alta e com o Feat Power Atack chegar a um dano legal sem ter força alta.
Só temo prejudicar demais os combatentes.Que em níveis altos já perdem deslavadamente pros Casters.Depois disso então. |
_________________ "É apenas o que eu acho." |
|
   |
 |
Mohammed

|
Enviada:
Dom Mar 27, 2005 7:33 pm |
  |
Eu não entendi direito a relevância do outro tópico e na verdade, não entendo onde há o desequilíbrio no dano em combate.
Na verdade eu não saquei o ponto.
Desconfio que seja uma regra opcional um tanto obscura o que vocês estão discutindo. |
_________________ Se observar o abismo por muito tempo, vai notar que o abismo também observa você. |
|
 |
 |
Elvish Paladin

|
Enviada:
Dom Mar 27, 2005 7:50 pm |
  |
Bom, Mohammed, no outro tópico o Lord roxton sugeriu que criássemos um talento para que combatentes ágeis pudessem aumentar o seu dano.
Já que só causam dano combatentes de armas pesadas e com grande força, o que faz sentido.Durante a discussão, foi questionada a relação entre a força e o acerto.Ou seja, no que o fato de deter força influencia sua competencia com a arma.Toscamente: no que o fato de levantar muito peso me faz melhor para acertar alguém com uma espada? |
|
   |
 |
SirRomanDragon
Moderador

|
Enviada:
Dom Mar 27, 2005 8:58 pm |
  |
Por uma simples razão. Você está confundindo, a CA não é apenas a sua habilidade de desvio, mas a suma dos bonus da armadura, do escudo...
Basicamente, acertar um machado em uma pessoa é fácil, e quanto mais forte vc é, mais força vc bate e menos útil vai ser aquela armadura do cara, entende? ^^
Com a destreza, a única diferença eh que em vez de vc dar uma porrada na armadura do cara, vc procura um buraco nela, um ponto frágil. |
_________________ 5º turno, tapa 4, Mana Seism, saca tudo, Vizzerdrix... Se você riu, entre aqui, e se não entendeu... Aqui! |
|
   |
 |
Mohammed

|
Enviada:
Dom Mar 27, 2005 10:22 pm |
  |
Por isso que resolvi agir com cautela, pra não acabar falando coisa que não tem aver.
Mas vejo que era o que eu estava pensando mesmo.
Tento de toda maneira adequar essa idéia de agilidade e dano.
Mas não dá não.
Realmente o dano tem a ver mais com força do que qualquer outra coisa.
Mas existe, ou existia em AD&D, como enfluenciar o dano com a destreza.
Basta fazer um ataque localizado.
Coração ou axilas (no caso de armaduras). |
_________________ Se observar o abismo por muito tempo, vai notar que o abismo também observa você. |
|
 |
 |
SirRomanDragon
Moderador

|
Enviada:
Dom Mar 27, 2005 11:05 pm |
  |
É o que tinha pensado. Ataque localizado. Uma regra que faz falta (como disse no tópico de destreza e força.
Mohamed, vc pode nos explicar como era no antigo Ad&D esse ataque localizado? |
_________________ 5º turno, tapa 4, Mana Seism, saca tudo, Vizzerdrix... Se você riu, entre aqui, e se não entendeu... Aqui! |
|
   |
 |
Mohammed

|
Enviada:
Seg Mar 28, 2005 1:10 pm |
  |
Existe uma tabela para isso.
Dependendo do local que se queira acertar, há uma penalidade no ataque, porém, o dano é dobrado, ou algo assim.
Vou averiguar e posto mais tarde.
Achei isso aqui no google, bem mais rápido do que procurar nas minhas papeladas:
http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/print.php?storyid=929 |
|
 |
 |
Paulinho
|
Enviada:
Seg Mar 28, 2005 5:43 pm |
  |
tipo asism...
o Sir Roman falou em ali....
CA não reflete apenas o desvio do personagem...
e isso envolve um topicoq eu tava quase criando aqui, q eu pensei ontme antes d dormir...
mas não vou precisar criar um topico...
vou colocar aqui....
eu tinha feito uma "relação" de acerto....
pow exemplo, c o cara joga o dado e erra por MUITO, significa q o cara bateu tão mal, e tão errado, q bateu na armadura e não fez dano nenhum....
c o cara tira um valor médio, significa q o cara até bateu bem, mas o defensor colocou o escudo na frente a tempo....
e c for por muito pouco, significa q o car abateu bem... mas o defensor desviou na hora "H"
por isos q vema s er força...
c vc acerta, significa q vc bateu fort eo suficiente pra sobrepujar a defesa da armadura do cara e rapido o suficiente pra ele não conseguir desviar...
o problema é q nesse caso, creio eu, velocidade esta associado com força...
quanto mais rapido voce descer o golpe, mas forte ele vai ser....
e tb tem a ver com o numero q vc tira quandoa certa...
c vc acerta por pouco, vc bateu no braço, na prena, bateu d raspão... sei la
c vc acerta "médio", vc bate bem, por exemplo, voce da uma espadada no cara, a armadura do cara chega a amassar, mas não fura e nem corta, e ele toma o dano por concussão....
ou então, ele toma a espadada no braço, ou em algum lugar q não tenha muito proteção... dae o dano é pro corte, mas o cort enão é tão profundo...
c ele acerta bem, mas não o suficiente pra ser critico, ele fa zum cort eprofundo, consegue furar a armadura, etc....
c ele acerta critico, dae sei la, acerta na cabeça, mas sem arranca-la, acerta uma estocada boa, no ventre ou sei la....
vcs q são emstres, saberão fazer isos melhor q eu
eu acho q o Mohammed vai entender o q eu quis dizer  |
_________________ Now let´s all get drunk and play ping-pong! |
|
  |
 |
Matsu Aoshi
|
Enviada:
Seg Mar 28, 2005 6:12 pm |
  |
A história do gigante...
Era uma vez um gigante grande, burro e desajeitado que estava comendo seu boi sossegado, aí veio uma mosca e começou a atazanar ele, o gigante ficou fúrioso e acertoa a mosca na primeira garfada, no melhor estilo bullseye (mercenário, vilão do demolidor), fim da história. |
_________________ Sou Matsu Aoshi, treinado em Shiro Matsu, dezenas de Homens e Tsunos já cairam perante minha lâmina, demônios pereceram servindo apenas para aumentar minha honra, tema por sua vida se for incapaz de enfrentar-me, e se for, será uma honra derrota-lo... |
|
  |
 |
Elvish Paladin

|
Enviada:
Seg Mar 28, 2005 7:18 pm |
  |
Ainda acho que a Destreza está ligada ao ataque.
Estive lendo o livro de vampiro e encontrei respaldo.Para acertar alguém você faz um teste de Destreza+Usar Armas Brancas/Arqueirismo/Briga
Sendo que a força se soma nos dados de dano de Briga e Armas Brancas.Parecido com o que eu quero fazer.
(daqui a pouco nego me manda jogar vampiro)
Se eu tenho força eu posso mover minha espada mais rápido(F=m.A, ou seja, mais força, mais aceleração, mais energia no golpe) e colocar esse golpe rápido no lugar certo é questão de cordenação motora.
Eu vou gastar um tempo mas vou modificar as armas.Elas vão ter pré-requisito de força e algumas vão causar amis dano.Por exemplo eu aumento o dano da Maça Pesada pra 2d6, mas coloco pré-requisito de Força +19.Numa dessas, a arma vai se tornar maais poderosa, usada por pessoas que se preocupam mais em derrubar quando acertar do que acertar vários.Talvez armas como a cimitarra e espada longa se mantenham... |
|
   |
 |
Mohammed

|
Enviada:
Seg Mar 28, 2005 8:44 pm |
  |
| Paulinho escreveu: |
eu acho q o Mohammed vai entender o q eu quis dizer  |
Entendi sim.
Já usei esse argumento pra defender o D&D contra um mestre de Gurps que dizia que o combate em D&D é pouco realista.
| Elvish Paladin escreveu: | | Ainda acho que a Destreza está ligada ao ataque. |
Mas está mesmo, quato maior a destreza, masi fácil acertar o adversário.
| Elvish Paladin escreveu: | | Se eu tenho força eu posso mover minha espada mais rápido(F=m.A, ou seja, mais força, mais aceleração, mais energia no golpe) e colocar esse golpe rápido no lugar certo é questão de cordenação motora. |
Você está pensando em regras.
Mas se você for pensar na realidade, acho que fica mais claro pra você entender.
Imagine um cara fortão e um magrelo, cada qual com uma ninja-to.
O magrelo, mais ágil, acerta vários golpes, mas nenhum profundamente.
O fortão fica todo ferido, mas no primeiro golpe que acertar, ele mata o magrelo.
Ataque = destreza.
Dano = força.
Você faz a espada se movimentar mais rápido com a força.
Já rodou nunchaku ?
Força é irrelevante. mas se você não tiver agilidade, acerta o côco toda hora.
No caso, o que impede de você acertar o próprio joelho ao rodar a espada é a destreza.
A mecânica de regras Vampiro é muito diferente de D&D.
Refine mais essa regra pra ficar mais clara e posta ela denovo. |
|
 |
 |
Elvish Paladin

|
Enviada:
Seg Mar 28, 2005 11:48 pm |
  |
Mohammed, é exatamente isso que eu estou defendendo.
A Força só influencia no dano e não tem nada a ver com o acerto.
Na minha idéia, o que modificaria seria a regra padrão de forma que o modificador de Destreza seria utilizado no ataque corpo a corpo, e não somente no de distância.Dessa forma a força só influenciaria no Dano.
Não quero propor nada muito diferente ou trabalhoso, só uma substituição de habilidade perntinete. |
|
   |
 |
Mohammed

|
Enviada:
Ter Mar 29, 2005 12:06 am |
  |
Ae que tá.
Eu acho que já vi regra sobre isso.
Não é um talento que permite isso ? |
|
 |
 |
Halfling
Moderador

|
Enviada:
Ter Mar 29, 2005 8:59 am |
  |
| Elvish Paladin escreveu: | Mohammed, é exatamente isso que eu estou defendendo.
A Força só influencia no dano e não tem nada a ver com o acerto.
Na minha idéia, o que modificaria seria a regra padrão de forma que o modificador de Destreza seria utilizado no ataque corpo a corpo, e não somente no de distância.Dessa forma a força só influenciaria no Dano.
Não quero propor nada muito diferente ou trabalhoso, só uma substituição de habilidade perntinete. |
Sinceramente acho q esta bom do jeito q está, se froça for reduziada a dano apenas eu naum gastaria mais q 12 pontos de atributos nela e ja era um exagero! |
_________________ Let´s play!
Para amantes de Artes Marciais e Animes eu apresento TFE - The Fighting Engine (Esperimanta!) http://tfe.gamescorner.com.br/
Visite o nosso Guia de RPG! |
|
    |
 |
Elvish Paladin

|
Enviada:
Ter Mar 29, 2005 10:31 am |
  |
Sim o Talento Weapon Finesse(ou Acuidade com Arma) permite que com armas Light, o Sabre, a Corrente com Cravos, e algumas outras exóticas de suplementos você se utilize da destreza na jogada de corpo a corpo.
No que eu pretendo fazer, a destreza vai ser a habilidade padrão para jogadas corpo a corpo.
Talvez eu crie um talento inverso ao Weapon Finesse, para usar For no ataque.Porque com Dex no ataque, criaturas como ogros estariam perdiadas. |
|
   |
 |
|
|
|