SobreSites > Socialismo > Partidos de Esquerda  (1 de 4)
Página Inicial do Guia
Sites Gerais
Autores e Militantes
Partidos de Esquerda
Tendências
Movimento Operário
Artigos
Fale com o Editor
Outros Guias
· Utilidade Publica
· Dependência Química
· Filosofia
· Todos os Guias
 Socialismo
Prof. Bernardo Kocher 
Editor do seu Guia de Socialismo na Internet
Pesquisa personalizada
PARTIDOS DE ESQUERDA (página 1 de 4)
Em ordem alfabética
1 - 2 - 3 - 4
Estratégia Revolucionária
Trata-se de um site de inspiração trotkista, considerando esta tendência: 'o único marxismo revolucionário na nossa época'. A partir de então propugna a reconstrução da Quarta Internacional e suas seções nacionais. Esta situação reflete um 'racha' no interior do PSTU, representante desta corrente no Brasil. É interessante notar que os autores procuram dar uma precisão teórica muito clara às suas idéias, localizando dois textos de Leon Trotsky ("Programa de Transição" e "Revolução Permanente") como base da sua orientação política. Há publicações on-line de três ordens: o jornal 'Estratégia Revolucionária', a revista de análise 'Estratégia Internacional', e uma seção intitulada 'Textos de Formação', onde são apresentados trabalhos de Leon Trotsky. Português (basicamente) e espanhol.
Labor Party
O Labour Party, fundado em 1900 é, indiscutivelmente, uma das instituições mais tradicionais do movimento operário mundial. Ele espelha com fidelidade as tendências políticas dominantes na classe operária inglesa, produzindo uma espécie de paradigma no comportamento do movimento trabalhista mundial. A Inglaterra é um dos pilares de referência universal para a regulação da força de trabalho. Esta situação produziu uma fortíssima pressão pela 'adaptação' do ideário trabalhista às reformas políticas e sociais (neoliberalismo) implantadas no país por mais de uma década e meia, nos governos de Margareth Tatcher e John Major (Partido Conservador). Tais mudanças, aceitando e incorporando o reforço das forças de mercado como orientadora da vida econômica e das políticas públicas, receberam a pomposa denominação de '3a. Via'. O trabalhismo inglês, ao abandonar a orientação tipicamente sindicalista das suas lutas, incorporou tanto o avanço das forças liberais no plano interno, quanto adotou um papel de busca de um lugar destacado para Inglaterra no contexto de globalização da economia. Esta posição produz um afastamento ainda maior do Labour Party das posições tipicamente trabalhistas que estiveram presentes no momento de seu nascimento. Um dos teóricos mais importantes desta orientação é o professor Anthony Giddens, responsável pela popularização do que se chama de 'Novo Trabalhismo'. O site do Labour Party é bastante pragmático, não havendo muitas referências ao rico passado de lutas sociais e trabalhistas travadas pela agremiação. A ênfase recai na informação detalhada sobre a atual estruturação interna da agremiação. Em inglês.
Partido Comunista Alemão
O KPD foi fundado em 1968 na antiga República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental) e é inspirado no antigo partido comunista de Rosa Luxemburgo e Karl Liebknetch, dois dos mais destacados líderes da esquerda alemã que se insurgiram contra os princípios e práticas políticas reformistas do Partido Social Democrata (SPD). O programa do KPD incorpora temas do mundo contemporâneo (ascensão do fascismo na Europa, formação da União Européia, oposição ao neoliberalismo e à globalização, etc.) sem perder as perspectivas que o movimento comunista internacional alimentou desde a Revolução Russa. Conforme as suas próprias palavras: "Nós prosseguimos a luta de gerações de comunistas contra imperialismo e fascismo e pela construção do primeiro estado socialista em solo alemão." Infelizmente só são oferecidas apenas algumas partes do site em língua portuguesa. As demais partes estão em alemão.

Partido Comunista Brasileiro (PCB)
O Partido Comunista Brasileiro tenta continuar o caminho do antigo "partidão", profundamente abalado com a saída de inúmeros militantes para formar o Partido Popular Socialista (PPS). O site contém inúmeras informações sobre o partido, ressaltando o seu programa, formulado no XI Congresso, realizado nos dias 21 a 25 de março de 1996. Oferece a leitura on-line do histórico jornal "Imprensa Popular", órgão tradicional da mídia impressa, editado desde novembro de 1945. Este, no entanto, não é encontrado com edições atualizadas.

Partido Comunista do Brasil (PCdoB)
O PCdoB pretende-se, junto com o PCB, ser o continuador do original Partido Comunista do Brasil, fundado em 25 de março de 1922, no Rio de Janeiro. Sua linha política, no entanto, não acompanhou, durante toda a sua História um alinhamento automático com a perspectiva da União Soviética, inspiradora da agremiação original. O PCdoB foi o primeiro, e talvez o mais significativo, "racha" da esquerda brasileira, ocorrido em 1962, quando comunistas originários do antigo "partidão" autonomearam-se continuadores desta entidade e da luta revolucionária no Brasil, em contraposição com os "revisionistas" que desejavam uma linha mais pragmática. O PCdoB é mantenedor do Instituto de Estudos Políticos, Econômicos e Sociais Maurício Grabois. O site é muito bem organizado e atualizado, contando com as últimas edições do periódico "A Classe Operária", publicado desde 1925.
1 - 2 - 3 - 4
Projeto SobreSites | Sala de Imprensa | Usabilidade
Política de Privacidade | Condições de Uso | Torne-se Editor