SobreSites > Socialismo > Tendências
Página Inicial do Guia
Sites Gerais
Autores e Militantes
Partidos de Esquerda
Tendências
Movimento Operário
Artigos
Fale com o Editor
Outros Guias
· Pesquisa Escolar
· Cinema
· Vestibular
· Todos os Guias
 Socialismo
Prof. Bernardo Kocher 
Editor do seu Guia de Socialismo na Internet
Pesquisa personalizada
TENDÊNCIAS

Perspectiva Mundial  
Trata-se de uma publicação de orientação trotskista, voltada para a difusão e análise de vários episódios dos contextos nacional (dos Estados Unidos da América) e internacional de interesse da luta dos trabalhadores. Há uma ligação com uma publicação do mesmo molde de língua inglesa, The Militant. A socialist newsweekly published in the interests of working people. (http://www.themilitant.com)

Maavak Sozialisti. Socialist Struggle
Sem se definir claramente sobre a sua consistência (se é um partido político, um grupamento dentro de um partido, uma organização da sociedade civil, etc.), mas afirmando a crítica da inviabilidade do capitalismo e da alternativa socialista, o Maavak Socialist lida com um problema extremamente delicado para o Estado de Israel: a existência de cidadãos de segunda categoria no interior do Estado de Israel (os árabe-israelenses) e a ocupação dos territórios palestinos. A definição mais clara deste grupamento está na seção Atividades, onde lê-se que a “Maavak Sozialista intervem em greves, protestos e demonstrações de trabalhadores e do povo jovem, além de manter semanalmente encontros em Tel Aviv, Rehovoth e Jerusalém.” Suas preocupações práticas e concretas apontam para as seguintes direções: melhor remuneração dos pensionistas; implementação de um sistema de transportes públicos melhor e mais barato; luta contra a discriminação dos trabalhadores em raça, sexo, idade, ou orientação sexual; combate contra a corrupção dos políticos; controle democrático e público das grandes empresas conglomeradas; estancamento do processo de privatização; contra os Arcordos de Oslo (1992), que norteiam atualmente o processo de paz entre palestinos e israelenses; a construção de um partido democrático e de massas com um programa socialista.
Comittes of Correspondence for Democracy and Socialism 
Este site aponta para uma tendência múltipla na formação das correntes sociais que entabularão a luta pelo socialismo: trabalhadores, militantes pelos direitos civis e dos emigrantes, mulheres, pacifistas, militantes pela solidariedade internacional, gays e lésbicas, ecologistas, juventude, estudantes e religiosos. Nota-se uma visível ausência de partidos políticos na articulação das atividades desta entidade. Os promotores deste site refletem, e têm consciência disto, a perspectiva norte-americana de combate à opressão interna contra as minorias e os desfavorecidos. Segundo suas palavras: "O Socialismo estará sempre próximo porque o capitalismo, apesar da sua barulhenta auto-congratulação, está tornando a vida cada vez mais difícil para a maioria dos trabalhadores". Esta é a origem do nome 'Comitês de Correspondência', formado nas treze colônias, que se tornaram catalisadores da luta de independência dos Estados Unidos. Uma amostra bem significativa do estado de espírito dos seus militantes está nas diversas listas de discussão disponíveis.
Socialists on Internet
Existe neste site uma preocupação muito intensa dos seus organizadores em divulgar o ideário e a interpretação dos trotskystas sobre os principais temas do capitalismo contemporâneo. Os vários trabalhos publicados estão voltados basicamente para a análise da conjuntura internacional. Há também seções Arte, Literatura, Lutas Trabalhistas, Ciências, etc. Em inglês, mas contém materiais em outros idiomas, inclusive espanhol.
Socialist.org
É um site dedicado a fornecer informações sobre o 'movimento democrático socialista' presente na Internet. Os autores do site apresentam uma orientação tipicamente social-democrata, repudiando o marxismo revolucionário. Consideram socialistas até mesmo políticos de tradição de luta social, como Nelson Mandela. O site apresenta uma lista de discussão sobre o tema (em inglês, francês e espanhol), links para partidos políticos de 56 países, links para renomadas instituições socialistas (como a Foundation Jean Jaurés, na França, e a Erbert Foudation, na Alemanha) e uma publicação on-line (não atualizada) que discute temas de interesse do socialismo democrático. Em inglês (principalmente), francês, alemão e espanhol.
World Socialist Movement
O site defende o socialismo como um sistema que não permite a existência da propriedade privada. Oferece, no entanto, uma visão levemente utópica sobre o assunto. Considera que o socialismo ainda não foi praticado em nenhum parte do mundo, sendo que o ocorrido na URSS, na China, em Cuba e em outras partes do mundo no século XX manifestou apenas a existência do 'capitalismo de Estado'. Mantém também uma distância teórica do marxismo, preferindo alinhar-se com diversos partidos socialistas, seja de língua inglesa (Canadá, Grã-Bretanha, Índia, Irlanda, Nova Zelândia e Estados Unidos da América), seja de língua alemã (Áustria). Não há no site, no entanto, nenhuma referência à Internacional Socialista. São oferecidas variadas análises críticas do funcionamento do capitalismo em várias fases e circunstâncias. Há textos que tratam do tema em diversos idiomas, e uma lista de discussão mantida pelos organizadores. Em inglês.

Tedência Bolchevique
Os organizadores deste site se colocam claramente a favor dos ideais da Revolução de Outubro de 1917, oferecendo, inclusive um 'Programa de Transição'
para o comunismo. Este, segundo os autores, adotam a estratégia de Vladimir Ilitch Ulianov (Lênin) e Leon Trotsky. Desta forma podemos caracterizar a tendência política desta home-page como sendo claramente trotkista. A home-page apresenta uma gama ampla de artigos analíticos de temas contemporâneos, analisados sob a ótica do marxismo.

World Socialist Web Site
Trata-se do site do Comitê Internacional da 4ª Internacional, de orientação Trotkista. É um excelente boletim informativo eletrônico da perspectiva socialista sobre inúmeros assuntos políticos, filosóficos, econômicos e sociológicos. Tal perspectiva é apresentada ao navegante sob inúmeras formas: notícias variadas de vários países, análises sobre temáticas importantes no debate social contemporâneo (globalização, filosofia, artes e economia mundial), história geral, entre outras. Oferece também a revista on-line World Socialist Web Site Review, com vários artigos disponíveis. Em inglês, francês, alemão, russo, espanhol, servo-croata, indonesiano, tamil e sinhala.

Democratic Socialists of America (EUA)
Trata-se de um movimento da sociedade civil que luta por reformas e melhorias sociais em lutas localizadas e pontuais. Assim, o Democratic Socialists of America dedica-se a uma grande quantidade de assuntos, tais como: a questão palestina, a democracia americana após as eleições de 2000, formação de "lobbies" locais para a defesa dos interesses da comunidade, defesa de um salário mínimo nas empresas que são contratadas pelas prefeituras, entre outros. Este movimento é um exemplo de ampla utilização da expressão "Socialismo", sem, no entanto, estar vinculado a uma teoria política e uma ideologia, e sim a uma "auto-defesa" da sociedade civil. A definição que aparece no site é significativa: "Os Socialistas Democráticos da América partilham a visão de uma ordem social humana internacional baseada na distribuição igualitária de recursos, principalmente trabalho, gênero e igualdade social, um meio ambiente saudável, crescimento sustentado e relações não-opressivas". Em inglês.
Anarcho-Syndicalism 101
Trata-se de um site de tendência anarco-sindicalista. Contém artigos e textos que procuram dar conta tanto das origens e história desta tendência no interior do Movimento Operário quanto da situação do atual nível de organização, em diversos lugares do mundo. Em Inglês.
The Socialist International
A Internacional Socialista é uma organização política que congrega 143 membros (partidos políticos de orientação socialista, social-democrata ou trabalhista). Ela é, sem se confessar claramente, uma continuidade da 2ª Internacional, fundada em 1889 e que foi hegemonizada pelo Partido Social-Democrata Alemão (SPD) e por sua orientação "revisionista". A Internacional Socialista foi fundada em 1951, na cidade de Frankfurt, Alemanha. Em sua declaração de princípios, a IS adere ao "Socialismo Democrático", reconhecendo as raízes da sua existência ao Movimento Operário, às formas associativas de assistência mútua e de solidariedade que marcaram o início da organização dos trabalhadores e a diversas tradições humanistas. A IS não propõe um modelo político prático, mas sim uma forma de atuação que permita que cada partido político filiado encontre meios de contribuir para inúmeras questões que, no mundo contemporâneo, afligem a Humanidade. Em suas palavras: "La finalidad de la Internacional es facilitar esta labor de solidaridad y cooperación, sin olvidar que existen diversas maneras de realizar los valores fundamentales de un socialismo democrático pluralista en cada sociedad. Cada partido miembro es responsable de la manera en que se ponen en práctica las decisiones de la Internacional Socialista en su país." No Brasil o Partido Democrático Trabalhista é o único filiado a esta agremiação política. Em espanhol, inglês e francês.
Projeto SobreSites | Sala de Imprensa | Usabilidade
Política de Privacidade | Condições de Uso | Torne-se Editor